Para utilizar o Spice Light, é necessário configurar a empresa e os dados para geração de NFC-e.

Para o envio de nota o sistema precisa estar configurado para trabalhar com NFCeSAT ou MFE.


Configurar Empresa

Para configurar os dados da empresa no Spice Light, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Caso o Updater Center não tenha sido localizado, siga os passos:

    O Updater Center será o responsável pela atualização de versões, armazenamento das suas licenças de uso e fornecimento das informações da empresa.


    1. Clique em “Clique aqui para instalar o Alterdata Updater”.

    2. Avance com a instalação.

    3. Clique em Instalar.
    4. Avance para que o Updater se autoconfigure.
    5. Clique em Concluir.
    6. Acesse o SpiceLight novamente.


  3. Informe e-mail e senha na tela Login no Passaporte.

    Dica!

    Se for o primeiro acesso ao sistema, a tela de login no passaporte será exibida automaticamente após concluir a instalação do Spice Light
    Passaporte Alterdata é a sua conta pessoal da Alterdata para acessar os nossos serviços, como Central do Cliente, Atendimento via Chat e Installer Alterdata, e para utilização dos nossos sistemas.

  4. Clique em Entrar e aguarde a conclusão da Autenticação.

  5. Reinicie novamente o Sipce Light para aplicar as configurações do Updater.

  6. Selecione a identificação da sua empresa.

  7. Clique em Gravar para preencher as informações da empresa.

    No seu primeiro acesso ao Spice Light, as informações da empresa precisam ser preenchidas.


    1. Informe o nome fantasia da sua empresa.
    2. Clique em Alterar dados para incluir os dados da empresa.
    3. Grave as informações.
    4. Feche a tela Informações da Empresa.
    5. Clique nas abas do cadastro para informar os dados da sua empresa.


      Clique na aba Endereço para informar alguns dos dados relacionados ao endereço da sua empresa.

      Você pode alterar o complemento e o ponto de referência do endereço.
      Os outros dados do endereço serão alterados conforme a identificação da sua empresa junto a Alterdata.

      Clique na aba Tributações para informar os dados de tributação da sua empresa.

      Se necessário, você pode alterar o regime de tributação de ICMS, alíquota de ICMS e a mensagem padrão para o Simples Nacional.

      Clique na aba Envio de E-mail para informar os dados de envio automático de e-mail.

      Estas configurações devem ser feitas com o auxílio do técnico de informática de sua empresa.

      1. Preencha os campos:

        CampoDescrição
        ProvedorInforme o seu provedor de e-mail.
        E-mailInforme o seu endereço de e-mail.
        SenhaInforme a senha do seu e-mail.
        PortaA função da porta é a comunicação de dados pelo Web. O padrão é 25.
        SMTPInforme o SMTP do provedor da conta de e-mail a ser configurada.
        Exemplo de alguns SMTPs:
        Criptografia TLS

        O Transport Layer Security - TLS é um protocolo criptográfico que confere segurança de comunicação na internet para o serviço de e-mail (SMTP). A opção Criptografia TLS estará habilitada quando a opção Meu servidor utiliza conexão segura SSL estiver desmarcada.
        Para selecionar o tipo de criptografia TLS, siga os passos abaixo:

        1. Clique em ;
        2. Selecione o tipo desejado.

        O servidor utiliza conexão segura SSLEssa opção foi criada para o funcionamento do provedor Gmail. Se seu provedor for esse, tem que marcar esta configuração. O Secure Sockets Layer - SSL é um Protocolo de Camada de Sockets Segura para conferir segurança de comunicação na Internet para serviço de e-mail (SMTP).
        O servidor requer autenticaçãoÉ uma prática habitual configurar os servidores de correio saliente SMTP para que solicitem uma senha ao enviar um correio eletrônico, para verificar que o usuário que tenta enviar a mensagem é o legítimo dono da conta de e-mail.
      2. (Opcional) Clique em Enviar e-mail de teste.

      Clique na aba Notificações para informar os endereços de e-mail para os quais serão enviados os relatórios de encerramento de caixa.

      Dica!

      Você pode informar até três endereços de e-mail, desde que separas por ( , ) vírgula.

    6. (Opcional) Informe a logo da sua empresa.
    7. (Opcional) Inclua o complemento do endereço.
    8. (Opcional) Informe um ponto de referência do endereço da empresa.
    9. Informe a inscrição municipal da empresa.
    10. Clique na aba Tributações para informar os dados tributários da empresa.



  8. Clique em Gravar ou pressione F9.

    Uma mensagem será exibida para você confirmar ou não a definição das configurações de NFC-e.
    Caso clique em Não para informar as configurações da NFC-e em outro momento, estas podem ser acessadas pelo Cadastro de Empresa do Spice Light.

Configurar NFC-e

Após informar os dados da empresa, para configurar os dados para geração de NFC-e, siga os passos:

  1. Informe se deseja ou não configurar a NFC-e agora.

    Esta mensagem de confirmação será exibida no primeiro acesso ao Spice Light, logo após gravar os dados da empresa.
    Estas configurações também podem ser acessadas pelo Cadastro de Empresa do Spice Light.

    1. Clique em Sim para informar os dados da tela Configurações da NFC-e.
    2. Informe o tipo de ambiente de emissão.
    3. Informe o código Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) da sua empresa.
    4. Informe o tipo de certificado digital.
    5. (Opcional) Defina os valores que serão limitados para vendas sem cliente a para vendas que possuam cliente vinculado.
    6. (OpcionalDefina se a 2º via em contingência será impressa ou se o sistema fará geração desta via em formato de arquivo.
    7. Informe os códigos de segurança do contribuinte (CSC).
    8. (OpcionalDefina se o nome fantasia e a logo da sua empresa serão ou não impressos no DANFE.

      Basta clicar sobre o cursor para habilitar ou desabilitar a impressão.

      • Impressão Habilitada 



      • Impressão Desabilitada



  2. Clique em Salvar ou pressione F9.


Definir Configurações do Spice Light 

Neste acesso inicial, as Configurações do Spice Light serão exibidas automaticamente para que algumas opções sejam definidas.
As Configurações do Spice Light podem ser acessados pelas Funções Administrativas localizadas na tela principal do Spice Light.

  1. Reinicie novamente o Sipce Light para aplicar as configurações do Updater.

  2. Logue no Sipce Light.

    1. Informe login de usuário.
    2. Informe senha.
    3. Clique em Entrar ou pressione Enter.


  3. Defina as configurações do Spice Light.

    Clique na aba Impressão para definir as impressoras que serão utilizadas nas comandas nos locais de impressão.

    1. Clique em do local de impressão.
    2. Selecione a impressão que será utilizada neste local.

    Clique na aba Forma de Trabalho para definir a forma de trabalho utilizada pela sua empresa.

    1. Selecione a forma de trabalho.
    2. (Opcional) Informe a descrição / limites paras mesas ou comadas, dependendo da forma de trabalho selecionada.
    3. (Opcional) Habilite o controle de garçons por item.

      1. Selecione a opção Utilizar controle de garçons por item.
      2. Selecione o tipo de controle:

        • Solicitar senha do garçom no controle de mesas/comanda
          Selecione esta opção para que o garçom seja solicitado na abertura da tela de mesas/comandas, sendo exibidas para este apenas as mesas abertas pelo mesmo.

          Para que o garçom tenha acesso a todas as mesas abertas a opção Gerente, localizada na aba Mobile / mesa ou Mobile / comanda (dependendo da forma de trabalho definida), deve estar marcada.

        • Solicitar garçom sem informar a senha
          Selecione esta opção para que a senha do garçom seja solicitada no lançamento dos pedidos. Neste caso, todos os garçons terão acesso a todas as mesas.

    4. (Opcional) Selecione a opção Confirmar a impressão da taxa de serviço antes da impressão da conta.

    Clique na aba NFC-e para definir os dados para a emissão de NFC-e.

    1. Selecione a opção Trabalha com NFC-e.
    2. (Opcional) Clique em Testar comunicação com certificado digital.
    3. Informe os números de série e sequencial para geração e envio dos xmls de NFC-e dos ambientes Normal e Em Contingência.
    4. Informe o tipo de impressora NFC-e.

    (Opcional) Clique na aba Mobile / Comanda para habilitar a integração com o aplicativo móvel Comanda Spice.

    1. Selecione a opção Trabalha com aplicativo móvel.
    2. Atribua as senhas para os garçons.

      1. Selecione o garçom.

        O garçom selecionado é cadastrado no Cadastro de Funcionários no próprio Spice Light e precisa ter nome curto informado.

      2. Clique em .

      3. Informe a senha de 4 (quatro) dígitos.
      4. Pressione Enter.

        A senha do garçom será aplicada tanto ao Spice Light (Desktop) quanto ao Comanda Spice (Aplicativo).

      5. Preenchas as Configurações Moblie.

        1. Informe o usuário padrão que será vinculado às vendas mobile.
        2. Inclua o domínio ou endereço de IP do servidor.

        3. Informe a porta de comunicação com o servidor.

        4. Informe as formas de pagamento para as opções de recebimento.


      6. (Opcional) Defina a exibição dos produtos mais vendidos no Comanda Spice

        1. Selecione a opção Exibir produtos mais vendidos no aplicativo móvel.

        2. Informe a quantidade de produtos que serão exibidos no aplicativo.


    (Opcional) Clique na aba iFood para habilitar a integração do Spice Light com o iFood e enviar os produtos do cardápio do seu estabelecimento.

    1. Selecione a opção Trabalha com iFood para habilitar as configurações do recurso.

    2. Informe os dados de cliente iFood.
    3. Informe os recebimentos (Dinheiro, Cheque e Cartão) que serão padrões para todos os pedidos iFood.

      Se desejar, é possível personalizar o aviso sonoro que será emitido para os pedidos feitos no site ou no aplicativo.

      Para que o Spice Light esteja pronto para receber os pedidos do iFood, é necessário que a integração esteja configurada e os produtos cadastrados no site do iFood. Concluídos estes passos, ao abrir o Spice, a loja no iFood estará disponível para pedidos. 

      Todos os pedidos feitos no site ou no aplicativo chegarão através de um pop-up de alerta com novo pedido e por meio de um aviso sonoro, caso o mesmo esteja configurado.

      A tela de pedidos iFood poderá ser acessada através do pop-up ou do ícone iFood no canto superior direito da tela. Através dela, pode aceitar ou rejeitar os pedidos.



  4. Clique em Confirmar ou pressione F9.

  5. Acesse o Sipce Light para validar as configurações.

    Pronto! O Sipce Light já pode ser utilizado.