Para cadastrar clientes, siga os passos:

  1. Acesse o sistema Retaguarda.
  2. Clique em Clientes ou no menu Cadastro Geral.
  3. Clique em Incluir.
  4. Nas abas apresentadas, cadastre o cliente, incluindo os campos:

    1. Preencha os campos segundo os dados do cliente.

    2. Informe o número do documento de identificação de estrangeiro no campo Doc. de Informação caso a pessoa for estrangeira.

    3. Clique em Profissão e selecione a ocupação profissional do cliente dentre as que já foram cadastradas antes no sistema Retaguarda.

      Dica:

      Você pode adicionar uma nova profissão na opção.

    4. Selecione uma Classificação para o cliente.

    5. Selecione a Loja à qual o cliente pertence.

      Se o cadastro estiver sendo realizado nos sistemas de matriz, o campo Loja virá em branco para ser selecionada a loja à qual pertence este cliente.

      Já nos sistemas da loja, este campo vem preenchido com a loja em questão e não é possível alterar.

    6. (Opcional) Clique em Enviar E-mail para enviar um e-mail para o cliente
    7. (Opcional) Clique em LGPD - Revogar dados", para que os cadastrais do cliente sejam eliminados tais como: cidade, bairro, município, telefone, etc. As informações de nome, endereço e a identificação CPF/CNPJ receberão ###, esse ultimo será formatado conforme o tipo de pessoa do cliente.

      Para esta opção, caso o cliente em questão possua notas fiscais cadastradas e ainda não enviadas, seu cadastro não poderá ser revogado.

    8. Marque a opção Cliente Atacado para poder ser emitida a Nota Fiscal Eletrônica para o cliente.

      Se esta opção ficar desmarcada, ao entrar na tela de Notas Fiscais o nome do cliente não aparecerá para ser selecionado.

    9. Marque as Formas de Comunicação do cliente.
    10. Informe se o cliente está com o Crédito bloqueado.

      O sistema não permitirá vendas com a forma de cheque para clientes com crédito bloqueado. Caso possua algum valor de limite de compra, o sistema irá considerar e permitir a utilização de cheque em vendas com valor total inferior ou igual ao informado no campo.

    1. Clique na aba Dados Cadastrais.

    2. Realize o cadastro do cliente.
    3. Marque a opção Cliente Atacado.

    4. Clique na aba Dados Faturamento.
    5. Preencha os campos.
    6. Clique em Código Loja caso o cadastro do cliente que está sendo criado/editado for de uma das lojas.
    7. Clique em  ao lado da opção Código Loja para o sistema vincular este cadastro ao cadastro da loja em questão.
    8. Escolha o Tipo de Cliente.

    9. Clique em para adicionar um novo tipo de cliente.

    10. Marque a opção Gerar pedido de compra ao fazer pedido de venda para o sistema criar um pedido de compras. Ao fazer um pedido de venda e clicar na opção de Gerar Pedido de compra em Pedidos de venda.

    Na aba Dependentes podem ser inclusos os dependentes e seu grau de parentesco.

    1. Clique na aba Dependentes / Fidelização / Histórico.
    2. Informe o nome, o nível de parentesco e o nascimento do dependente no quadro Dependente(s).

    Na aba Cartão Fidelidade, caso a rede trabalhe com este recurso, pode ser informado o número do cartão do cliente.

    1. Clique na aba Dependentes / Fidelização / Histórico.
    2. Informe o número do cartão do cliente no quadro Cartão fidelidade caso a rede trabalhe com este recurso no quadro Cartão Fidelidade.

      A ferramenta de fidelidade é um produto à parte do sistema.

    Na aba Relatórios, podem ser emitidos relatório de vendas, de duplicatas, de vales, entre outros.

    1. Clique na aba Dependentes / Fidelização / Histórico.
    2. Selecione uma opção no quadro de Relatórios.
    3. Informe o período.
    4. Clique em Visualizar.

    Na aba Vales, são listados todos os vales emitidos para o cliente.

    1. Clique na aba Vales.
    2. Clique em Pesquisar.
    3. Clique em Gerar Vale Único.

      Caso o cliente possua mais de um vale, essa opção irá somar todos em um único vale.

  5. Clique em Confirmar.


Para mais detalhes sobre as outras funcionalidades do cadastro, consulte o tópico Clientes.