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- Gerenciamento de cadastros
- Cadastrar Clientes
Para cadastrar clientes, siga os passos:
- Acesse o sistema Retaguarda.
- Clique em Clientes ou no menu Cadastro Geral.
- Clique em Incluir.
Nas abas apresentadas, cadastre o cliente, incluindo os campos:
Preencha os campos segundo os dados do cliente.
Informe o número do documento de identificação de estrangeiro no campo Doc. de Informação caso a pessoa for estrangeira.
Clique em Profissão e selecione a ocupação profissional do cliente dentre as que já foram cadastradas antes no sistema Retaguarda.
Dica:
Você pode adicionar uma nova profissão na opção.
Selecione uma Classificação para o cliente.
Selecione a Loja à qual o cliente pertence.
Se o cadastro estiver sendo realizado nos sistemas de matriz, o campo Loja virá em branco para ser selecionada a loja à qual pertence este cliente.
Já nos sistemas da loja, este campo vem preenchido com a loja em questão e não é possível alterar.
- (Opcional) Clique em Enviar E-mail para enviar um e-mail para o cliente
(Opcional) Clique em LGPD - Revogar dados", para que os cadastrais do cliente sejam eliminados tais como: cidade, bairro, município, telefone, etc. As informações de nome, endereço e a identificação CPF/CNPJ receberão ###, esse ultimo será formatado conforme o tipo de pessoa do cliente.
Para esta opção, caso o cliente em questão possua notas fiscais cadastradas e ainda não enviadas, seu cadastro não poderá ser revogado.
Marque a opção Cliente Atacado para poder ser emitida a Nota Fiscal Eletrônica para o cliente.
Se esta opção ficar desmarcada, ao entrar na tela de Notas Fiscais o nome do cliente não aparecerá para ser selecionado.
- Marque as Formas de Comunicação do cliente.
Informe se o cliente está com o Crédito bloqueado.
O sistema não permitirá vendas com a forma de cheque para clientes com crédito bloqueado. Caso possua algum valor de limite de compra, o sistema irá considerar e permitir a utilização de cheque em vendas com valor total inferior ou igual ao informado no campo.
Clique na aba Dados Cadastrais.
- Realize o cadastro do cliente.
Marque a opção Cliente Atacado.
- Clique na aba Dados Faturamento.
- Preencha os campos.
- Clique em Código Loja caso o cadastro do cliente que está sendo criado/editado for de uma das lojas.
- Clique em ao lado da opção Código Loja para o sistema vincular este cadastro ao cadastro da loja em questão.
Escolha o Tipo de Cliente.
Clique em para adicionar um novo tipo de cliente.
- Marque a opção Gerar pedido de compra ao fazer pedido de venda para o sistema criar um pedido de compras. Ao fazer um pedido de venda e clicar na opção de Gerar Pedido de compra em Pedidos de venda.
Na aba Dependentes podem ser inclusos os dependentes e seu grau de parentesco.
- Clique na aba Dependentes / Fidelização / Histórico.
- Informe o nome, o nível de parentesco e o nascimento do dependente no quadro Dependente(s).
Na aba Cartão Fidelidade, caso a rede trabalhe com este recurso, pode ser informado o número do cartão do cliente.
- Clique na aba Dependentes / Fidelização / Histórico.
Informe o número do cartão do cliente no quadro Cartão fidelidade caso a rede trabalhe com este recurso no quadro Cartão Fidelidade.
A ferramenta de fidelidade é um produto à parte do sistema.
Na aba Relatórios, podem ser emitidos relatório de vendas, de duplicatas, de vales, entre outros.
- Clique na aba Dependentes / Fidelização / Histórico.
- Selecione uma opção no quadro de Relatórios.
- Informe o período.
- Clique em Visualizar.
Na aba Vales, são listados todos os vales emitidos para o cliente.
- Clique na aba Vales.
- Clique em Pesquisar.
Clique em Gerar Vale Único.
Caso o cliente possua mais de um vale, essa opção irá somar todos em um único vale.
- Clique em Confirmar.
Para mais detalhes sobre as outras funcionalidades do cadastro, consulte o tópico Clientes.