Utilize as funcionalidades do cadastro de Clientes do Retaguarda.

 

Cadastrar Clientes


  1. Acesse o sistema Retaguarda.
  2. Clique em Clientes ou no menu Cadastro Geral.
  3. Clique em Incluir.
  4. Nas abas apresentadas, cadastre o cliente, incluindo os campos:

    1. Preencha os campos segundo os dados do cliente.

    2. Informe o número do documento de identificação de estrangeiro no campo Doc. de Informação caso a pessoa for estrangeira.

    3. Clique em Profissão e selecione a ocupação profissional do cliente dentre as que já foram cadastradas antes no sistema Retaguarda.

      Dica:

      Você pode adicionar uma nova profissão na opção.

    4. Selecione uma Classificação para o cliente.

    5. Selecione a Loja à qual o cliente pertence.

      Se o cadastro estiver sendo realizado nos sistemas de matriz, o campo Loja virá em branco para ser selecionada a loja à qual pertence este cliente.

      Já nos sistemas da loja, este campo vem preenchido com a loja em questão e não é possível alterar.

    6. (Opcional) Clique em Enviar E-mail para enviar um e-mail para o cliente
    7. (Opcional) Clique em LGPD - Revogar dados", para que os cadastrais do cliente sejam eliminados tais como: cidade, bairro, município, telefone, etc. As informações de nome, endereço e a identificação CPF/CNPJ receberão ###, esse ultimo será formatado conforme o tipo de pessoa do cliente.

      Para esta opção, caso o cliente em questão possua notas fiscais cadastradas e ainda não enviadas, seu cadastro não poderá ser revogado.

    8. Marque a opção Cliente Atacado para poder ser emitida a Nota Fiscal Eletrônica para o cliente.

      Se esta opção ficar desmarcada, ao entrar na tela de Notas Fiscais o nome do cliente não aparecerá para ser selecionado.

    9. Marque as Formas de Comunicação do cliente.
    10. Informe se o cliente está com o Crédito bloqueado.

      O sistema não permitirá vendas com a forma de cheque para clientes com crédito bloqueado. Caso possua algum valor de limite de compra, o sistema irá considerar e permitir a utilização de cheque em vendas com valor total inferior ou igual ao informado no campo.

    1. Clique na aba Dados Cadastrais.

    2. Realize o cadastro do cliente.
    3. Marque a opção Cliente Atacado.

    4. Clique na aba Dados Faturamento.
    5. Preencha os campos.
    6. Clique em Código Loja caso o cadastro do cliente que está sendo criado/editado for de uma das lojas.
    7. Clique em  ao lado da opção Código Loja para o sistema vincular este cadastro ao cadastro da loja em questão.
    8. Escolha o Tipo de Cliente.

    9. Clique em para adicionar um novo tipo de cliente.

    10. Marque a opção Gerar pedido de compra ao fazer pedido de venda para o sistema criar um pedido de compras. Ao fazer um pedido de venda e clicar na opção de Gerar Pedido de compra em Pedidos de venda.

    Na aba Dependentes podem ser inclusos os dependentes e seu grau de parentesco.

    1. Clique na aba Dependentes / Fidelização / Histórico.
    2. Informe o nome, o nível de parentesco e o nascimento do dependente no quadro Dependente(s).

    Na aba Cartão Fidelidade, caso a rede trabalhe com este recurso, pode ser informado o número do cartão do cliente.

    1. Clique na aba Dependentes / Fidelização / Histórico.
    2. Informe o número do cartão do cliente no quadro Cartão fidelidade caso a rede trabalhe com este recurso no quadro Cartão Fidelidade.

      A ferramenta de fidelidade é um produto à parte do sistema.

    Na aba Relatórios, podem ser emitidos relatório de vendas, de duplicatas, de vales, entre outros.

    1. Clique na aba Dependentes / Fidelização / Histórico.
    2. Selecione uma opção no quadro de Relatórios.
    3. Informe o período.
    4. Clique em Visualizar.

    Na aba Vales, são listados todos os vales emitidos para o cliente.

    1. Clique na aba Vales.
    2. Clique em Pesquisar.
    3. Clique em Gerar Vale Único.

      Caso o cliente possua mais de um vale, essa opção irá somar todos em um único vale.

  5. Clique em Confirmar.


Filtrar Cliente



  1. Acesse o sistema Retaguarda.
  2. Clique em Clientes ou no menu Cadastro Geral.
  3. Na parte inferior do cadastro, utilize as opções de pesquisa:

    Escolha uma das opções no quadro Opções de Pesquisa.

    Dica:

    Você pode pesquisar por Nome, Código,CPF/CNPJ, E-mail, Telefone, Cartão Fidelidade, e pela situação do cliente: os Bloqueados, Atacadistas e os Inativos.

    Escolha no quadro Tipo de Cliente se você quer filtrar: FísicaJurídicaEstrangeira ou Qualquer tipo.

    1. Clique no campo Digite o texto no quadro Localizar na Listagem
    2. Informe os dados da sua pesquisa segundo a opção escolhida no passo anterior.
    1. Marque a opção Parcial para realizar uma pesquisa consultando qualquer parte do nome do cliente.
    2. Preencha no campo Digite o texto a informação completa ou parcial segundo a opção escolhida nas Opções de Pesquisa.


  4. Clique em Procurar.

    Clique em Todos os Clientes Ativos para que a pesquisa retorne como resultado apenas os clientes ativos no sistema.

  5. (Opcional) Clique em Filtros para fazer uma pesquisa mais detalhada.

    1. Clique em Filtros.
    2. Clique em uma das opções no quadro, Filtros.

      Você pode filtrar por Empresa, Lojas, Profissão, Vendedores e Representantes.

    3. Marque as opções no quadro Selecionar.
    4. Escolha uma ação conforme a sua necessidade:

      Campo

      Descrição

      LocalizarInforme o nome da  pesquisa conforme a opção escolhida no quadro, Filtros.
      Inativos(as)Marque a opção Inativos(as)  para que a pesquisa retorne como resultado apenas as opções inativas no sistema.
      TipoSelecione as Opções conforme sua necessidade e clique em "=" ou "<>" para trazer como resultado as opções iguais ou diferentes do informado.
      Limpar FiltrosClique para apagar todas as seleções.
    5. Clique em Confirmar.



Consultar Cliente



  1. Acesse o sistema Retaguarda.
  2. Clique em Clientes ou no menu Cadastro Geral.
  3. Filtre o Cliente.
  4. Clique no cliente.
  5. Clique em Consultar.


Alterar Cliente



  1. Acesse o sistema Retaguarda.
  2. Clique em Clientes ou no menu Cadastro Geral.
  3. Filtre o Cliente.
  4. Clique no cliente.
  5. Clique em Alterar.
  6. (Opcional) Clique em Mostrar Dados e informe a senha de usuário para visualizar os dados do cliente.

    Para ser possível a visualização dos dados dos clientes selecione a opção Apresentar anonimizado com liberação de acesso, em Usuários no quadro LGPD.

  7. Faça as alterações necessárias.
  8. Clique em Confirmar.


Excluir Cliente



  1. Acesse o sistema Retaguarda.
  2. Clique em Clientes ou no menu Cadastro Geral.
  3. Filtre o Cliente.
  4. Clique no cliente.
  5. Clique em Excluir.
  6. Confirme a exclusão.