Por meio da opção Ponto de Atendimento . são escolhidos os setores de destino e quais itens serão enviados para registrar a movimentação interna de saída e entrada de produtos nos setores
Modelo Operacional
O setor de almoxarifado (onde tem os produtos da empresa) precisa distribuir os produtos para cada setor:
Produtos de higiene pessoal (uso e consumo).
Produtos de escritório como toner e papel (material expediente).
Produtos para a loja fazer as vendas no varejo (mercadoria para revenda).
Em um setor que precisa atender demandas para vários setores, é necessário um recurso que torne esse processo mais rápido e prático: o Ponto de Atendimento.
Por meio dele, são escolhidos os setores de destino e quais itens serão enviados, desse modo, o sistema registra a movimentação interna de saída do almoxarifado e entrada nos setores de destino, ou seja, é feita a transferência de um setor para o outro.
Configurações Necessárias
Tipo de Operação
Para a rotina de Ponto de Atendimento, é necessário cadastrar dois tipos de operação.
1º Tipo de Operação - Tipo de Movimento Entrada
- Acesse o Configurador Bimer, em Estoque / Operação.
Clique em Novo.
- Em Tipo de movimento, selecione a opção Entrada.
- Marque a opção Atualizar Estoque.
- Cadastre as demais informações pertinentes ao tipo de operação de entrada.
- Clique em Ok.
2º Tipo de Operação - Tipo de Movimento Saída
- Acesse o Configurador Bimer, em Estoque / Operação.
Clique em Novo.
- Em Tipo de movimento, selecione a opção Saída.
- Marque a opção Atualizar Estoque.
- Cadastre as demais informações pertinentes ao tipo de operação de entrada.
- Clique em Ok.
Dicas sobre as operações
Para o correto funcionamento, fique de olho no seguinte:
- Os CFOP's e CST's de tributos usados são apenas para gravar a operação, uma vez que a rotina de Ponto de Atendimento não gera nota.
- As operações sempre precisam ter a marcação Nenhum na aba Dados / Tipo de ajuste NF-e.
- O tipo de documento sempre será interno, conhecido também como não fiscal.
Configurador Bimer
Nesta aba você configura as informações de PDA - Ponto de Atendimento. Por meio dele, são escolhidos os setores de destino e quais itens serão enviados para registrar a movimentação interna de saída e entrada de produtos nos setores.
- Acesse o Configurador Bimer, em Estoque / Opções / PDA.
Configure os campos:
Campo Descrição Operação Requisição Selecione a operação utilizada na requisição de transferência de itens. A operação informada neste campo deverá ser do tipo entrada, com tipo de ajuste NF-e Nenhum. Transferência Selecione a operação utilizada no processo de transferência entre setores. A operação informada neste campo deverá ser do tipo transferência, com tipo de ajuste NF-e Nenhum. Perda que controla estoque Selecione a operação utilizada para a perda do controle de estoque. A operação informada neste campo deverá ser do tipo saída, com tipo de ajuste NF-e Nenhum. Perda que não controla estoque Selecione a operação. A operação informada neste campo deverá ser do tipo saída, com tipo de ajuste NF-e Nenhum. Unidade de estoque Informe a unidade de estoque preferencial para o setor de saída. Relatório de conferência Selecione o layout utilizado na emissão do relatório de conferência de estoque. Manipular estoque negativo Marque esta opção para permitir a manipulação de produtos com estoque negativo na requisição. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Clique em Gravar.
Cadastro de PDA
Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Outros cadastros/ PDA.
Clique em Novo.
Cadastre o PDA nas abas apresentadas, incluindo os campos:
Caso necessite dessa rotina para outras empresas, deve ser feito outro cadastro de PDA.
- Clique em Ok.
Utilizar Ponto de Atendimento
- Acesse o sistema Requisição de Material.
- Clique em Ponto de Atendimento .
- Informe a empresa necessária.
- Selecione o setor de entrada.
- Selecione um Produto para incluir na solicitação.
- Informe a Quantidade para transferir para o setor escolhido.
Dica: repita esses passos para cada produto necessário na solicitação.
Informação: caso tenha incluído um produto por engano, selecione-o e clique em Remover.
- Clique em Confirmar.
Consultar Movimentações
Por meio da opção Consultar você pode verificar as movimentações feitas no dia atual.
- Acesse o sistema Requisição de Material.
- Clique em Ponto de Atendimento .
- Informe a empresa necessária.
- Clique em Consultar.