Por meio da opção Ponto de Atendimento são escolhidos os setores de destino e quais itens serão enviados para registrar a movimentação interna de saída e entrada de produtos nos setores.

Modelo Operacional


O setor de almoxarifado (onde tem os produtos da empresa) precisa distribuir os produtos para cada setor:

  • Produtos de higiene pessoal (uso e consumo).

  • Produtos de escritório como toner e papel (material expediente).

  • Produtos para a loja fazer as vendas no varejo (mercadoria para revenda).

Em um setor que precisa atender demandas para vários setores, é necessário um recurso que torne esse processo mais rápido e prático: o Ponto de Atendimento.

Por meio dele, são escolhidos os setores de destino e quais itens serão enviados, desse modo, o sistema registra a movimentação interna de saída do almoxarifado e entrada nos setores de destino, ou seja, é feita a transferência de um setor para o outro.


Configurações Necessárias


Tipo de Operação

Para a rotina de Ponto de Atendimento, é necessário cadastrar dois tipos de operação.

1º Tipo de Operação - Tipo de Movimento Entrada

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Estoque / Operação.
  2. Clique em Novo.

  3. Em Tipo de movimento, selecione a opção Entrada.
  4. Marque a opção Atualizar Estoque.
  5. Cadastre as demais informações pertinentes ao tipo de operação de entrada.
  6. Clique em Ok.


2º Tipo de Operação - Tipo de Movimento Saída

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Estoque / Operação.
  2. Clique em Novo.

  3. Em Tipo de movimento, selecione a opção Saída.
  4. Marque a opção Atualizar Estoque.
  5. Cadastre as demais informações pertinentes ao tipo de operação de entrada.
  6. Clique em Ok.


Dicas sobre as operações

Para o correto funcionamento, fique de olho no seguinte:

  1. Os CFOP's e CST's de tributos usados são apenas para gravar a operação, uma vez que a rotina de Ponto de Atendimento não gera nota. 
  2. As operações sempre precisam ter a marcação Nenhum na aba Dados / Tipo de ajuste NF-e.
  3. O tipo de documento sempre será interno, conhecido também como não fiscal.


Configurador Bimer

Nesta aba você configura as informações de PDA - Ponto de Atendimento. Por meio dele, são escolhidos os setores de destino e quais itens serão enviados para registrar a movimentação interna de saída e entrada de produtos nos setores.

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Estoque / Opções / PDA.
  2. Configure os campos: 

    CampoDescrição
    OperaçãoRequisiçãoSelecione a operação utilizada na requisição de transferência de itens. A operação informada neste campo deverá ser do tipo entrada, com tipo de ajuste NF-e Nenhum.
    TransferênciaSelecione a operação utilizada no processo de transferência entre setores. A operação informada neste campo deverá ser do tipo transferência, com tipo de ajuste NF-e Nenhum.
    Perda que controla estoqueSelecione a operação utilizada para a perda do controle de estoque. A operação informada neste campo deverá ser do tipo saída, com tipo de ajuste NF-e Nenhum.
    Perda que não controla estoqueSelecione a operação. A operação informada neste campo deverá ser do tipo saída, com tipo de ajuste NF-e Nenhum.
    Unidade de estoqueInforme a unidade de estoque preferencial para o setor de saída.
    Relatório de conferênciaSelecione o layout utilizado na emissão do relatório de conferência de estoque.
    Manipular estoque negativoMarque esta opção para permitir a manipulação de produtos com estoque negativo na requisição.

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  3. Clique em Gravar.


Cadastro de PDA

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Estoque/ Outros cadastros/ PDA.

  2. Clique em Novo.

  3. Cadastre o PDA nas abas apresentadas, incluindo os campos:

    1. Selecione a Empresa que utilizará o módulo.

    2. Marque se deseja Imprimir o relatório de conferência na liberação do pedido. Será utilizado o RTM apontado no Relatório de Conferência do Configurador Bimer/ Estoque/ Opções/ PDA.

    3. Selecione a Quantidade máxima padrão para movimentação de um produto.

    1. Em Setor de Saída, selecione o setor principal de atendimento dos produtos para os outros setores, é dele que os itens vão sair.

    2. Nas abas de Setor de Entrada (01 a 06), selecione os setores principais da empresa, para onde irão os produtos transferidos do setor de saída durante a utilização do PDA.

      Caso a empresa possua mais setores o PDA habilita o botão Outros setores, disponível no módulo Requisição de Material / Ponto de Atendimento. E caso você adicione o mesmo setor para entrada e saída o sistema efetua uma entrada avulsa de produto no mesmo setor.

    Caso necessite dessa rotina para outras empresas, deve ser feito outro cadastro de PDA.

  4. Clique em Ok.


Utilizar Ponto de Atendimento


  1. Acesse o sistema Requisição de Material.
  2. Clique em Ponto de Atendimento .
  3. Informe a empresa necessária.
  4. Selecione o setor de entrada.
  5. Selecione um Produto para incluir na solicitação.
  6. Informe a Quantidade para transferir para o setor escolhido. 

    Dica: repita esses passos para cada produto necessário na solicitação. 

    (informação) Informação: caso tenha incluído um produto por engano, selecione-o e clique em Remover.

  7. Clique em Confirmar.


Consultar Movimentações


Por meio da opção Consultar você pode verificar as movimentações feitas no dia atual.

  1. Acesse o sistema Requisição de Material.
  2. Clique em Ponto de Atendimento .
  3. Informe a empresa necessária.
  4. Clique em Consultar.