Quando a falha ocorre?


    Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como proceder quando ocorrer o erro ao tentar acessar o Gerenciador de Aplicativos Prosoft - GAP: "Servidor sem licença de funcionamento. 161 - Falha ao abrir o arquivo Z:\Prosoft.win\'GAPVERSAO.BTR': O número máximo de usuários com licenças já está preenchido. (Rotina: CriarAbrirGapVersao)".


    Como corrigir o erro? 


    1- Verifique o status da Licença do Pervasive.

    2- Acesse o menu Iniciar do Windows, digite PCC e tecle Enter.
















    3- Acesse Tools > License Administrator.
















    4- Desmarque a opção Hide Expired e verifique se a licença Permanent está com o status Disable ou Inactive.










    A licença do Pervasive fica com o status Disable ou Inactive quando ocorre alguma troca de Hardware ou Servidor sem antes remover a chave de licenciamento.

    5- Neste caso, tente remover a chave do Pervasive e depois licenciar novamente.

    Para maiores informações, acesse:

    I405 - Remoção da licença do Pervasive

    6- Também no License Adiministrator, desmarque a opção Hide Expired e verifique se a licença do Pervasive está com o status Expired.










    7- Neste caso é necessário efetuar o licenciamento do Pervasive com a chave disponível no Portal de Soluções.

    Para maiores informações, acesse:

    I388 - Como realizar o licenciamento do Pervasive 11 


    Considerações



    Usuário preso no sistema:

    Por exemplo, você tem 5 assentos (5 pessoas podem logar ao mesmo tempo no Prosoft), e no momento apenas 4 usuários estão logados, quando o quinto usuário tenta logar, ocorre a mensagem com o código 161, significa que 1 assento ficou preso no sistema, neste caso efetue o procedimento do artigo abaixo:

    I05 - Como liberar usuário preso no sistema?

    Neste caso é necessário efetuar a liberação de usuário preso no sistema

    Para maiores informações, acesse:

    I41 - Liberação de Usuário Preso no Sistema





    Outros meios de obter suporte