Quando a mensagem é apresentada?


    Ao abrir o Gerenciador de Aplicativos Prosoft é apresentada a mesagem

    Falha Imprevista na rotina VerificarVersões Número: 3012

    Erro não documentado. (Rotina CriarAbrirGapVersão)

    Como corrigir?


    Caso a falha ocorra no servidor:

    1- Acesse: Iniciar \ Executar e digite “services.msc”e pressione [Enter]. 


    2- Selecione o serviço do Pervasive e clique em Iniciar.

    Caso ocorra erro ao iniciar o serviço do banco siga o procedimento do artigo I435-Erro 1053 ou 8591 ao iniciar o serviço do Pervasive

    Caso a falha ocorra nas Estações:

    Este passo é recomendado que seja executado pelo responsável de TI da empresa, pois exige conhecimentos técnicos da infraestrutura adotada pela empresa.

    Teste de Conexão com o servidor

    No servidor, realize um teste de ping com a estação.

    1- Clique em Iniciar / Executar digite CMD clique no botão OK.


    2- Na janela do Prompt de comando, digite ping -4 + o nome do servidor. Exemplo: ping -4 maq-097

    Verifique o IP que foi retornado, corresponde ao endereço correto.

    Arquivo Hosts 

    Este passo é recomendado que seja executado pelo responsável de TI da empresa, pois exige conhecimentos técnicos da infraestrutura adota pela empresa.

    Para verificar: 

    Como editar o arquivo Hosts, consulte o artigo Como editar o arquivo Hosts

    Liberar Portas do Pervasive no servidor e estação, consulte o artigo Como liberar portas do pervasive no firewall do windows 2000/xp/server 2003/server 2008

    Como liberar portas do Pervasive no windows 7 

    1- Acesse Iniciar > Executar e digite “cmd” e clique em OK, caso não seja apresentada a opção Executarpressione no teclado as teclas Windows + R. 

    2- Digite o seguinte comando:

    Em nosso exemplo o nome do servidor é maq-014

    telnet [nome_do_servidor] 3351e pressione Enter


    O mesmo procedimento tem que ser realizado também para a porta 1583

    3- telnet [nome_do_servidor] 1583e pressione Enter

    Caso seja apresentada a tela abaixo, a conexão está funcionando normalmente.


    Caso seja apresentado mensagem de falha de conexão conforme tela abaixo é necessário entrar em contato com o responsável de TI da empresa para liberação de portas no firewall ou Proxy existente na empresa, conforme o item Liberar Portas do Pervasive no servidor e estação

    Configuração do Pervasive na Estação


    1- Acesse: Menu Iniciar / Executar / PCC e clique em Configure Microkernel Router


    2- Na guia Access> Desmarque a opção Use Local MicroKernel Engine e Gateway Durabilit

    3- Clique em Apply e depois OK




    Outros meios de obter suporte