Quando a mensagem é apresentada?
Ao abrir o Gerenciador de Aplicativos Prosoft é apresentada a mesagem
Falha Imprevista na rotina VerificarVersões Número: 3012
Erro não documentado. (Rotina CriarAbrirGapVersão)
Como corrigir?
Caso a falha ocorra no servidor:
1- Acesse: Iniciar \ Executar e digite “services.msc”e pressione [Enter].
2- Selecione o serviço do Pervasive e clique em Iniciar.
Caso ocorra erro ao iniciar o serviço do banco siga o procedimento do artigo I435-Erro 1053 ou 8591 ao iniciar o serviço do Pervasive
Caso a falha ocorra nas Estações:
Este passo é recomendado que seja executado pelo responsável de TI da empresa, pois exige conhecimentos técnicos da infraestrutura adotada pela empresa.
Teste de Conexão com o servidor
No servidor, realize um teste de ping com a estação.
1- Clique em Iniciar / Executar digite CMD clique no botão OK.
2- Na janela do Prompt de comando, digite ping -4 + o nome do servidor. Exemplo: ping -4 maq-097
Verifique o IP que foi retornado, corresponde ao endereço correto.
Arquivo Hosts
Este passo é recomendado que seja executado pelo responsável de TI da empresa, pois exige conhecimentos técnicos da infraestrutura adota pela empresa.
Para verificar:
Como editar o arquivo Hosts, consulte o artigo Como editar o arquivo Hosts
Liberar Portas do Pervasive no servidor e estação, consulte o artigo Como liberar portas do pervasive no firewall do windows 2000/xp/server 2003/server 2008
Como liberar portas do Pervasive no windows 7
1- Acesse Iniciar > Executar e digite “cmd” e clique em OK, caso não seja apresentada a opção Executarpressione no teclado as teclas Windows + R.
2- Digite o seguinte comando:
Em nosso exemplo o nome do servidor é maq-014
telnet [nome_do_servidor] 3351e pressione Enter
O mesmo procedimento tem que ser realizado também para a porta 1583
3- telnet [nome_do_servidor] 1583e pressione Enter
Caso seja apresentada a tela abaixo, a conexão está funcionando normalmente.
Caso seja apresentado mensagem de falha de conexão conforme tela abaixo é necessário entrar em contato com o responsável de TI da empresa para liberação de portas no firewall ou Proxy existente na empresa, conforme o item Liberar Portas do Pervasive no servidor e estação
Configuração do Pervasive na Estação
1- Acesse: Menu Iniciar / Executar / PCC e clique em Configure Microkernel Router
2- Na guia Access> Desmarque a opção Use Local MicroKernel Engine e Gateway Durabilit
3- Clique em Apply e depois OK