Quando a falha ocorre?


    Ao acessar sistema Prosoft ocorre o erro: "Não foi possível ativar o serviço de Prosoft Licenciamento. Referência/Erro: 21600276 / 107703."


    Como corrigir a falha?


    1- Acesse o menu iniciar digite "services.msc" 

    2- Localize o serviço do Prosoft licenciamento e verifique se o mesmo esta iniciado, caso não esteja clicar com o botão direito do mouse e 'Iniciar'
    Caso ocorra o erro 1058 ao iniciar o serviço, realizar os processos abaixo:

    Se a falha ocorre no servidor

    1- Para a correção desta falha deve reiniciar o serviço Prosoft Licenciamento.

    Corrigir a UNC do Servidor 

    2- Para corrigir a UNC no ambiente mono usuário verifique o procedimento do conhecimento I139-Como verificar a chave UNC - ambiente monousuário

    3- Para corrigi a UNC no ambiente multi Usuário verifique o procedimento do conhecimento I138 - Como verificar a chave UNC no ambiente multi usuário


    Se a falha ocorre nas estações

    Reinicie o serviço do Prosoft Licenciamento no SERVIDOR

    Comunicação entre estação e servidor

    1- Acesse o menu Iniciar > Executar

    2- Digite CMD e clique em [Ok].

    Realize testes de comunicação entre a estação e o servidor:

    3- No Prompt de Comando digite ping nome do servidor e tecle Enter

    4- Verifique se a comunicação ocorre normalmente.

    5- Prompt de Comando digite ping IP do servidor e tecle Enter

    6- Verifique se a comunicação ocorre normalmente conforme exemplo abaixo:

    7- Verifique se as portas 80 ou 8080 estão liberadas no firewall.

    8-Verifique senão existe o serviço Prosoft Licenciamento instalado em uma das estações, caso exista é necessário remover o serviço. Apenas o servidor deve possui o Serviço Prosoft Licenciamento. 


    As portas devem estar liberadas tanto nas estações como no servidor.
    Obs.: Alguns aplicativos, como o Team Viewer, utilizam a porta 80 e isso pode bloquear a comunicação do Prosoft Licenciamento, fazendo com que o erro ocorra nas estações.

    • Verificar a chave UNC nas estações:

    1- Clique na barra de pesquisas e Digite “regedit”

    2-Acesse o editor de registro

    Para Windows 32 bits: Hkey_Local_Machine\Software\Prosoft\DIR_P

    Para Windows 64 bits: Hkey_Local_Machine\Software\WowNode3264\Prosoft\DIR_P

    Nas estações, dentro da subpasta DIR_P deve existir apenas uma chave: (Padrão)

    A chave UNC deve existir apenas no servidor, caso alguma estação possua a chave UNC, solicite ao seu técnico de informática que exclua somente esta chave.

    Caso exista a chave UNC nas estações:

    1- Clique com o botão direito do mouse sobre a chave

    2- Clique na opção “Excluir”

    3- Reinicie o serviço do Prosoft Licenciamento

    4- Desative o antivírus temporariamente para que possa verificar se o mesmo esta barrando a conexão.

    Verifique se no antivírus possui algum firewall, que possa bloquear a comunicação entre serviço e estação para reconhecer o serviço licenciamento.

    5- Clique sobre a pasta Prolic.

    Para Windows 64 Bits - HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\Prosoft\ProLic

    Para Windows 32 bits - HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Prosoft\ProLic


    6- Realize novos testes de acesso ao Prosoft, caso a falha persista siga para o próximo passo. 

    • Definindo o servidor de licenciamento

    Caso seja solicitado nome ou endereço IP e porta do servidor de licenciamento, informar os dados e realizar novos testes.

    Exemplo: substituir localhost:80, por nome do servidor:80

    Realize novos testes de acesso ao Prosoft, caso a falha persista siga para o próximo passo.

    • Verificando o Log de eventos no Servidor

    1- No servidor, solicite ao TI da empresa que acesse o menu Iniciar

    2- Clique com o botão direito do mouse sobre a opção Computador e escolha a opção Gerenciar:

    No Windows Server 2008, é necessário adicionar pelo MMC, consulte o ID 3464, que demonstra como adicionar o console.

    3- Na janela Gerenciamento do Computador acesse: Visualizador de eventos > Logs de Aplicativos e Serviços > Prosoft Licenciamento Log

    4- Verifique a última falha apresentada do Log


    Exemplo de falha na UNC

    5- Caso o erro retornado apresente o código 8007007e, indica que pode haver problemas nos componentes utilizados pelo Prosoft. para solucionar falhas de componentes siga os seguintes procedimentos:

    Realize a instalação do instalador de componentes:I443-Instalação de componentes versão 6 - ambiente terminal service (TS)

    Caso a falha persista, force a cópia e registro de componentes: I449-Como utilizar a ferramenta de atualização de componentes por máquina (ATS por máquina)

    • Casos em que o erro ocorre somente na estação

    1- Desative o firewall do servidor e da estação.

    2- Verifique se o Domínio da estação está no mesmo Domínio do servidor, através das Propriedades do "Meu Computador".





    Outros meios de obter suporte