Através desta rotina é possível cadastrar os dados dos processos relacionados às empresas.
Novo Processo
- Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
- Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Cadastros/ Cadastro de Processos.
Esta rotina também pode ser acessada em Parâmetros Gerais/ Cadastros/ Cadastro de Processos.
- Selecione a Empresa.
Neste campo, pressione a tecla Enter no teclado do seu computador para criar um Processo Geral, sem uma empresa vinculada.
Social
Nesta guia, será possível cadastrar os processos trabalhistas.
- Na guia Processos/ Social, clique em Novo.
- Preencha os campos:
Campo Descrição Número Informe o número do processo.
A quantidade de caracteres varia conforme o Tipo do Processo:
- Administrativo: 17 ou 21 caracteres.
- Judicial: 20 caracteres.
- Processo FAP de exercício anterior a 2019: 16 caracteres.
Descrição Insira uma descrição para identificar o processo. Tipo Selecione o tipo de processo. As opções são:
- Administrativo
- Judicial
- Número Benefício INSS
- Processo FAP de exercício anterior a 2019
Reflexo Neste campo, selecione a rotina do sistema à qual o processo está relacionado. Tipo de Tributo / Contribuição / Outros Este campo serve para classificar a natureza da obrigação financeira ou fiscal à qual o processo se refere. Cód. Terceiro Este campo deve ser preenchido nos casos de processos que envolvam terceiros ou outras entidades. Extensão da Decisão / Sentença Selecione abrangência da decisão judicial, sendo as opções:
- Contribuição Previdenciária Patronal
- Contribuição Previdenciária Patronal + Descontada dos Segurados
Indicativo de Autoria da Ação Selecione qual foi a parte que deu início ao processo legal. Indicativo da Matéria do Processo / Alvará Judicial Este campo serve para classificar o processo pelo seu tópico legal. Processo Judicial - Informações Complementares (Vara) Esta seção será habilitada somente se for selecionada no campo Tipo a opção Judicial. Informe a Vara, UF e Código IBGE do município. Período de Validade de Seus Efeitos Informe o período sobre o qual a decisão do processo deve ser aplicada. Observação Este campo é livre para observações. Informações de Suspensão de Exigibilidade de Tributos / FGTS Nesta seção, é possível registrar as condições de suspensão de uma obrigação legal.
- Clique em Adicionar.
- Preencha os campos:
Campo Descrição Código Ind. Suspensão Informe o código que identifica a suspensão. Data Decisão/Sentença Informe a data em que a decisão judicial foi emitida. Indicativo de Suspensão da Exigibilidade Selecione o tipo de medida legal que causou a suspensão. Decisão Definitiva sem Possibilidade de Recurso? Indique se o processo chegou ao fim:
- Sim: Com esta opção marcada, o sistema considera o resultado como permanente, pois não há mais como recorrer.
- Não: Marque esta opção caso o processo ainda esteja em andamento, ou seja, a suspensão é temporária e pode ser revertida futuramente.
Decisão Indique o resultado da decisão para a empresa:
- Favorável: Marque esta opção caso o tribunal tenha dado razão à empresa. A suspensão é cancelada e a empresa deve voltar a cumprir a obrigação.
- Desfavorável: Esta opção indica que o tribunal deu razão à parte contrária. A suspensão é cancelada e a empresa deve voltar a cumprir a obrigação.
Indicativo de Depósito Este campo indica se a empresa fez um depósito judicial do valor em disputa. - Clique em OK.
Vínculos Esta seção será apresentada conforme o Reflexo selecionado. Vincule
a pessoa, rubrica ou divisão de RH envolvida no processo. - Clique em Salvar.
Não Retenção de Tributos
Nesta guia será possível registrar as informações de processos relacionados a Não Retenção de Tributos ou a Depósitos Judiciais. Essa rotina é importante para a geração do evento S-1210 do eSocial.
- Na guia Informações Complementares/ Não Retenção de Tributos, clique em Novo.
- Preencha os campos:
Campo Descrição Tipo de Trabalhador Informe o Tipo do trabalhador:
- Funcionário
- Sócio
- Autônomo
Trabalhador | CPF Selecione o Trabalhador. O campo CPF será preenchido automaticamente. Número do Processo Selecione ou informe o número do processo. Somente serão apresentados os processos cadastrados e vinculados ao trabalhador selecionado, com as seguintes parametrizações:
- Reflexo: 7 – Funcionários, 8 – Sócios ou 9 – Autônomos, conforme o tipo de trabalhador selecionado.
- Tipo de Tributo / Contribuição / Outros: 07 – Alteração ou não incidência de Imposto de Renda (IRRF).
Código de Receita - CR relativo ao IRRF sobre rendimentos do trabalho Selecione o Código de Receita relativo ao IRRF sobre rendimentos do trabalho. Apuração Selecione se a apuração é Mensal ou Anual. Competência Informe a Competência correspondente. Pagamento Informe o mês e ano de pagamento.
Este campo será preenchido automaticamente conforme o Regime de Pagamento da Empresa (Competência ou Caixa) , nas seguintes situações:
- Se o Tipo de Trabalhador for Funcionário e o código de receita for 056107, 056108, 056109, 056110, 056111, 056112, 056113, 353301 e 047301.
- Se o Tipo de Trabalhador for Sócio e o código de receita for 056107.
Será necessário preencher manualmente nos seguintes casos:
- Se o Tipo de Trabalhador for Funcionário e a Apuração for Anual.
- Se o Tipo de Trabalhador for Funcionário e o Código de Receita for 356201 - IRRF sobre participação dos trabalhadores em lucros ou resultados - PLR.
- Se o Tipo de Trabalhador for Autônomo e o Código de Receita for 058806, 061001 ou 047301.
Seção Campo Descrição Informações de Valores Relacionados a Não Retenção de Tributos ou a Depósitos Judiciais Valor do Rendimento Informe o valor do rendimento com exigibilidade suspensa. Detalhamento das Deduções com Exigibilidade Suspensa - Clique em Adicionar.
- Preencha os campos:
Campo Descrição Tipo de Dedução Selecione o Tipo de Dedução a ser considerado. Valor da Dedução Informe o Valor da Dedução da base de cálculo do imposto de renda com exigibilidade suspensa. Se o Tipo de Dedução for igual a 5 - Pensão alimentícia ou 7 - Dependentes, o valor informado neste campo deve ser a soma dos campos Valor da Dedução do grupo de dependentes ou beneficiários de pensão.
CNPJ da Entidade Informe o CNPJ da Entidade de Previdência Complementar. Este campo deve ser preenchido somente quando o Tipo de Dedução selecionado for 2 - Previdência Privada, 3 - FAPI ou 4 - Funpresp.
Valor Contr. Patrocinador Informe o valor da contribuição do ente público patrocinador da Funpresp. Este campo deve ser preenchido somente se quando o Tipo de Dedução selecionado for 4 - Funpresp.
- Clique em Salvar.
Informações das Deduções Suspensas por Dependentes e Beneficiários da Pensão Alimentícia Esta seção será habilitada quando a Dedução com exigibilidade suspensa selecionada for 5 - Pensão Alimentícia ou 7 - Dependentes.
- Clique em Adicionar.
- Selecione o Dependente/Beneficiário.
- Informe o Valor da Dedução com exigibilidade suspensa por dependente ou beneficiário da pensão alimentícia.
- Clique em Salvar.
Valor IR não Retido Informe o valor do imposto de renda que deixou de ser retido em função de decisão em processo administrativo ou judicial. Valor Depósito Judicial Informe o valor do imposto de renda com exigibilidade suspensa com obrigatoriedade de depósito judicial em função de decisão em processo administrativo ou judicial. Valor Cmp Ano Calendário Informe o valor do imposto sobre a renda retido na fonte do ano calendário que, por força de decisão judicial, tenha sido utilizado para compensar com imposto sobre a renda do período de apuração do evento S-1210. Valor Cmp Ano Cal. Anterior Informe o valor do imposto sobre a renda retido na fonte de anos-calendários anteriores que, por força de decisão judicial, tenham sido utilizados para compensar com imposto sobre a renda do período de apuração do S-1210. - Clique em Salvar.
Localizar Processo
- Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
- Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Cadastros/ Cadastro de Processos.
- Selecione a Empresa.
- Selecione a guia correspondente ao processo que deseja pesquisar.
- Em Número do Processo, clique na seta para habilitar a lista suspensa.
- Pesquise pelo Número, Descrição ou Tipo do processo.
Editar Processo
- Localize o Processo.
- Clique em Alterar.
- Realize as alterações necessárias.
Alguns campos não permitem alteração, devido à geração dos eventos do eSocial. Nestes casos será apresentada uma janela com a explicação do procedimento correto.
- Clique em Salvar.
Excluir Processo
Não é possível excluir processos com vínculo. Nestes casos, será necessário editar o processo removendo os vínculos existentes antes de realizar a exclusão.
- Localize o Processo.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.