O recurso de Abrir lançamentos simplifica a gestão de lançamentos contábeis, permitindo filtrar, editar e excluir lançamentos individualmente ou em massa, incluindo ações como conciliação em bloco e exclusão em bloco.

Filtrar Lançamento


  1. No menu Contábil / Lançamentos, acesse Lançamentos.
  2. Selecione a Empresa contábil.
  3. Clique em Abrir (ALT + B).

    (interrogação) Considerações

    • Se você informar o lote, não precisa incluir a conta ou o período.
    • Se escolher informar a conta, é necessário também indicar o período.
    • Caso não informe nem o lote nem a conta, é obrigatório especificar o período. Você tem a opção de personalizar o período, selecionando até 6 meses. Você pode escolher diretamente os últimos 6 meses, a partir da data atual, ou optar pelos últimos 3 meses, retrocedendo até a data presente.


  4. (Opcional) Informe o Lote ou a Conta.

  5. Informe o Período do lançamento que deseja filtrar.
  6. Clique em Consultar.

    Dica: na opção Mais filtros, você pode definir as opções de Conciliação/auditoria, bem como o Valor e o Documento.

    Significados das opções

    • Conciliação/auditoria: possibilita filtrar os lançamentos contábeis com base em sua conciliação ou auditoria. A conciliação refere-se ao processo de verificar e ajustar as contas para garantir que os saldos contábeis estejam corretos e correspondam às informações financeiras reais. A auditoria é o exame sistemático das transações e registros contábeis para garantir a sua precisão e conformidade com os padrões e regulamentos.

    • Valor: facilita filtrar os lançamentos contábeis com base no valor especificado como Igual a, Maior que, Menor que ou Entre.

    • Documento: possibilita filtrar os lançamentos contábeis com base em números de documentos associados a cada lançamento. Os números de documento são identificadores únicos que ajudam a rastrear e referenciar transações e registros contábeis específicos. Usar esse filtro facilita a localização de lançamentos relacionados a documentos específicos.


Editar Lançamento


  1. Filtre e selecione o lançamento.

  2. Clique em Editar.
  3. Realize as alterações necessárias.
  4. Clique em Gravar para salvar as alterações.


Excluir Lançamento


  1. Filtre e selecione o lançamento.
  2. Clique em Excluir.
  3. Confirme a exclusão.

Dica: nas  Opções do lançamento, você consegue excluir vários lançamentos de uma só vez.

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Opções do Lançamento


  1. Filtre e selecione o lançamento.
  2. Selecione  os lançamentos que deseja realizar a ação em bloco.

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    Informação: caso selecione o checkbox ao lado do campo Data, serão marcados todos os lançamentos listados.

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  3. Em  Opções, realize a ação desejada:

    • Conciliação em bloco: possibilita alterar o status da conciliação dos lançamentos selecionados para:

      ConciliadoNão conciliadoNão obrigatórioCom pendência

      (informação) Informação: ao selecionarCom pendência, você pode informar uma Observação no campo correspondente.

       

    • Excluir lançamentos selecionados: permite excluir vários lançamentos de uma só vez.

    • Editar contrapartida em bloco: facilita editar diversas contrapartidas simultaneamente.

      Observação: lançamentos com múltiplas contrapartidas de encerramento de exercício, bem como aqueles que possuem data dentro do período abrangido pela trava contábil ou data de fechamento, não serão alterados e serão exibidos em uma tela de ocorrências com a devida informação.