O cadastro de Subcontas permite cadastrar várias contas vinculadas a um determinado tipo, ou grupo, para serem usadas nas contas sintéticas do Plano de Contas, com a mesma classificação.

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As subcontas poderão ser movimentadas normalmente no módulo de lançamentos contábeis e demonstradas na consulta de movimentos ou nos relatórios legais, caso tenham sido movimentadas no período, mas não aparecerão no cadastro do plano de contas no PHD.

Objetivo da utilização de subcontas no sistema:

  • Agilizar o cadastramento de contas no plano de contas, pois uma vez trabalhando com subcontas, você não necessitará realizar todo o preenchimento necessário para cadastrar a conta, bastando no cadastro de contas do subcontas informar o nome da conta;
  • Segurança no preenchimento;
  • Padronização das contas cadastradas;

O sistema também colocará em ordem alfabética a visualização do plano de contas, facilitando a localização;

Na emissão do Razão e Balancete haverá a opção de emitir detalhando ou não as subcontas. Com isso você terá a informação contábil discriminada e, no momento da impressão, poderá escolher entre analisar detalhadamente as subcontas ou o valor global da conta, o que possibilita ter a informação contábil importante para o processo de tomada de decisão.

É possível dizer que com a utilização de subcontas, você pode ampliar o nível de informação e prestar ao seu cliente uma consultoria ou assessoria mais detalhada sobre as mutações do seu patrimônio.


Informação

Para cadastrar uma nova subconta, certifique-se de que a opção Trabalha com subcontas está marcada no Cadastro do Plano de Contas ao que deseja  vincular novas subcontas.

Nova Subconta


  1. Localize o plano de contas.
  2. Escolha a opção SubContas .
  3. Selecione o tipo que terá a subconta vinculada.
  4. Clique Contas  .
  5. Clique em Novo Cadastro  .
  6. Descreva o nome da subconta.
  7. Clique em Gravar.


Localizar Subconta


  1. Localize o plano de contas.
  2. Escolha a opção SubContas .

  3. Selecione o tipo vinculado à subconta.
  4. Clique Contas  .
  5. Clique em Localizar  .

  6. Descreva no campo de pesquisa uma informação referente à subconta.
  7. Selecione a subconta.


Editar Subconta


  1. Localize a subconta.
  2. Abre o Cadastro .

  3. Realize as alterações necessárias.
  4. Clique em Gravar.


Excluir Subconta


  1. Localize a subconta.

  2. Clique em Excluir  .
  3. Confirme a exclusão.


Visualizar Relatório de Subconta


Visualize o relatório de todas as subcontas que foram cadastradas no tipo do plano.

  1. Localize o plano de contas.
  2. Escolha a opção SubContas .
  3. Clique em Visualiza Impressão .

  4. Selecione o layout que será definido a ordem das subcontas no relatório.
  5. Clique em Ok.


Imprimir Relatório de Subconta


Imprime o relatório de todas as subcontas que foram cadastradas no tipo do plano.

  1. Localize o plano de contas.
  2. Escolha a opção SubContas .
  3. Clique em Imprime  .

  4. Confirme a impressão.