O recurso Cadastro de Usuários permite definir as permissões de acessos para cada usuário do sistema, a fim de evitar acessos indevidos às informações gerenciadas. A forma de controle deste recurso baseia-se em habilitar, desabilitar ou esconder funcionalidades dos sistemas de acordo com o tipo de usuário.
Informação
Essa restrição de acesso é opcional. Ao cadastrar um usuário, automaticamente é definido o livre acesso a todas as permissões disponíveis. Se desejar não restringir o acesso, basta deixar todas as permissões habilitadas.
Novo Usuário
Na tela principal do sistema, acesse o menu de aplicação / Cadastro de Usuários.
Menu de aplicação:O menu de aplicação encontra-se no canto superior esquerdo da tela.
No sistema Alterdata Pack (PHD), o menu é representado pelo ícone .Clique em Novo.
- Preencha as informações básicas do usuário.
- No quadro Empresas, marque as empresas que o usuário terá permissão para acessar.
No quadro Permissões, determine os acessos do usuário para os módulos dos sistemas.
Clique com o botão direito do mouse no módulo.
Gerencie as permissões utilizando os recursos abaixo:
Opção Descrição Habilitar Habilita acesso à função e permite a utilização por completo. Desabilitar Desabilitada acesso à função. Significa que o usuário poderá visualizar o módulo, mas não conseguirá abri-lo.
Esconder Esconde o módulo do sistema. Será útil se o administrador quiser que o módulo fique oculto para o usuário.
Solicitar outro login Ao clicar no módulo, aparece a tela de solicitação de um usuário autorizado.
Informação
O usuário só terá acesso ao recurso se for informada a senha do usuário "supervisor".
Clique em Gravar.
Localizar Usuário
Na tela principal do sistema, acesse o menu de aplicação / Cadastro de Usuários.
Menu de aplicação:O menu de aplicação encontra-se no canto superior esquerdo da tela.
No sistema Alterdata Pack (PHD), o menu é representado pelo ícone .No quadro Login, descreva o nome do usuário.
- Selecione o usuário.
Editar Usuário
Localize o usuário.
Clique em Editar.
Realize as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Duplicar Usuário
Permite cadastrar um usuário baseado nas informações de outro.
- Localize o usuário.
Clique em Duplicar.
- Realize a alteração das informações básicas do usuário duplicado.
- Clique em Gravar.
Excluir Usuário
- Localize o usuário.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Opções
Permite determinar os requisitos necessários relativos aos usuários previamente cadastrados.
Na tela principal do sistema, acesse o menu de aplicação / Cadastro de Usuários.
Menu de aplicação:O menu de aplicação encontra-se no canto superior esquerdo da tela.
No sistema Alterdata Pack (PHD), o menu é representado pelo ícone .Clique em Opções.
- Determine as condições para os usuários.
- Clique em Gravar.
Auditoria do Sistema
No módulo Auditoria do Sistema ficam registradas as ações e alterações feitas pelo usuário como, por exemplo, a exclusão de um Sócio, alteração no Cadastro da Empresa, Backup realizado, entre outros.
Na tela principal do sistema, acesse o menu de aplicação / Cadastro de Usuários.
Menu de aplicação:O menu de aplicação encontra-se no canto superior esquerdo da tela.
No sistema Alterdata Pack (PHD), o menu é representado pelo ícone .Clique em Auditoria.
- Selecione os tipos de eventos que deseja visualizar, no campo Filtro.
- Determine o período pertinente aos eventos sobre os quais deseja obter informação.
- (Opcional) Selecione Exibir nome da categoria na coluna para mostrar, além do ícone da categoria, seu nome.
Clique em Filtrar.
Relatório de Acessos
O módulo Relatório de Acessos permite exibir as restrições de acesso ou as permissões que o usuário têm por empresa.
Na tela principal do sistema, acesse o menu de aplicação / Cadastro de Usuários.
Menu de aplicação:O menu de aplicação encontra-se no canto superior esquerdo da tela.
No sistema Alterdata Pack (PHD), o menu é representado pelo ícone .Clique em Relatórios.
Selecione o tipo de relatório.
Selecione o leiaute.
Clique em Concluir.