O recurso Alinhamento de extrato bancário, presente nas opções da Conciliação automática do Disponível, visa remover o código da empresa dos extratos bancários que possuem o código divergente do código da empresa informado na conta bancária. Esta rotina afeta apenas extratos bancários relacionados à conta atual e aos extratos bancários que não estejam conciliados.

Digamos que você acesse o Disponível com a empresa 04 e dentro da rotina de conciliação automática selecione a empresa 05, ou seja, outra empresa relacionada à empresa 04. Ao gerar a importação do extrato para a empresa 05, o sistema apresentará um movimento duplicado, visto que o código da empresa está diferente que foi aberto no Disponível. Neste caso, para que este problema seja resolvido será necessário Alinhar o Extrato Bancário de maneira o movimento da empresa 04 possa ser excluído, apresentando somente a movimentação da empresa 05.

Só será possível realizar a alteração da empresa na tela de Conciliação Automática, se no Configurador Bimer em Geral / Opções / Geral não estiver configurada como a empresa padrão de trabalho.



  1. Selecione a Empresa e a Conta de movimentação, no filtro principal do Disponível.

  2. Clique na aba Conciliação bancária.

  3. Clique em Conciliação automática

  4. Clique em Alinhamento de extrato bancário.

  5. Clique em Confirmar, caso existam extratos bancários inválidos e o sistema exiba na tela, a informação do movimento duplicado. 
  6. Confirme a execução do alinhamento.
  7. Clique em Ok ao concluir a rotina.

    Ao realizar do alinhamento de saldo, o sistema grava um registro de ocorrência ou "log do sistema" que pode ser verificado na auditoria dos sistemas, localizado no Configurador Bimer em Geral/ Ferramentas / Auditoria dos Sistemas. Todavia, este registro não será exibido na rotina de Auditoria de importação do módulo Disponível.

  8. (Opcional) Na tela de conciliação automática, atualize o filtro para que a movimentação possa ser atualizada.