A doação do item do contrato pode ser realizado em casos onde o prestador do serviço quer dar uma cortesia para o cliente, por exemplo. A doação deve ser realizada em cada item do contrato e, ao marcar um item como doação, não será gerada cobrança no período informado, mesmo que a validade esteja no período aceitável para a geração da mesma.

  1. Selecione o Cliente, na tela principal do Manutenção de contratos.
  2. Localize e selecione o contrato.
  3. Clique em Editar.

  4. Acesse a aba Itens e selecione o item contratado.
  5. Clique no ícone  do quadro Itens do contrato para editar.

  6. Marque a opção Doação

    Este campo possui uma proteção para que somente usuários com acesso à rotina no sistema Cadastro de Usuários possam acessá-lo. Ele é protegido pelo ícone . Ao clicar sobre o mesmo e inserir os dados de acesso do usuário, permite que o campo em questão seja habilitado para preenchimento ou alteração da informação padrão. Este acesso estará liberado sem essa proteção somente se marcada a opção Não mostrar tela de senha caso o usuário tenha acesso liberado, localizada no Configurador Bimer em Financeiro/ Opções/ Manutenção de contratos/ Outras configurações do contrato.

  7. Clique em Ok.
  8. Informe o motivo da doação.
  9. Clique em Ok.
  10. (Opcional) Realize a doação de cada item do contrato, caso haja e se houver necessidade. 

    Ao doar somente um item do contrato, os demais itens continuarão gerando cobrança para o cliente.

  11. Clique em Ok.
  12. Clique em Fechar, na tela de relação de ocorrência, após análise das informações exibidas.
  13. Confirme a doação.