Através da opção Contratos
é efetuado o cadastro de locação, que vincula o locatário à unidade.Cadastrar Contrato
- Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
- Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
- Clique em Novo.
Selecione a unidade à qual o contrato é referente.
Somente poderão ser selecionadas unidades que não estejam alugadas.
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Configure as abas:
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Clique em Gravar.
Ao gravar um contrato, o sistema verifica se já existem lançamentos fixos cadastrados para a unidade e pergunta se deseja acessar o cadastro do lançamento para conferir se estão configurados corretamente.
Renovar Contrato
Para realizar a renovação, será verificado se existem cobranças não baixadas relacionadas ao contrato anterior. Caso haja, todas aquelas que tiverem data de vencimento anterior à data de início do novo contrato, assim como todas as cobranças que tenham lançamentos oriundos da rotina de baixa por acordo, permanecerão vinculadas ao contrato anterior, que ficará na situação "Rescindido com pendências". Se houver cobranças com vencimento igual ou maior do que a data de início indicada para o novo contrato, serão apresentadas tela para que o usuário decida a qual contrato deverão ficar vinculadas.
- Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
- Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
- Filtre os contratos conforme necessário.
- Selecione o contrato a ser renovado.
- Clique em Renovar.
- Confirme a renovação.
- Atualize os dados necessários.
Clique em Gravar.
Ao gravar a renovação, o contrato anterior é automaticamente rescindido.
Editar Contrato
- Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
- Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
- Filtre os contratos conforme necessário.
- Selecione o cadastro.
- Clique em Editar.
- Faça as alterações necessárias e clique em Gravar.
Excluir Contrato
- Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
- Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
- Filtre os contratos conforme necessário.
- Selecione o cadastro.
- Clique em Excluir.
Clique em Confirmar para concluir a exclusão.
Somente poderão ser excluídos contratos que não estejam vinculados a nenhum lançamento efetuado nos módulos de cobrança, contas a pagar e movimento contábil.
Reajuste de Aluguel
Incluir Reajuste de Aluguel
- Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
- Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
- Filtre os contratos conforme necessário.
- Selecione o contrato.
- Clique no botão Aluguel para acionar a tela de Histórico de Aluguel.
- Informe a data de início do reajuste.
- Informe o valor do aluguel reajustado.
- Descreva o motivo do reajuste.
Clique em Gravar.
Caso o contrato esteja configurado para ter cálculo pró-rata no mês de reajuste do aluguel, serão gravados dois registros nesta tela, sendo um com a data de reajuste informada e o valor proporcional do aluguel que será cobrado somente neste primeiro mês de reajuste, e outro com a data equivalente ao mês seguinte com o valor integral do aluguel, que será cobrado até o próximo reajuste.
Excluir Histórico de Aluguel
- Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
- Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
- Filtre os contratos conforme necessário.
- Selecione o contrato.
- Clique no botão Aluguel.
- Em Histórico de Aluguel, localize o registro do aluguel que deve ser excluído.
Clique em Excluir.
No caso de contratos com cálculo pró-rata, ao excluir o registro relacionado ao valor integral do aluguel, o sistema também exclui o registro referente ao valor proporcional a ser cobrado no primeiro mês do reajuste.
Caso seja excluído o registro referente ao valor proporcional cobrado no primeiro mês de reajuste, o sistema irá alterar a data do registro referente ao valor integral do aluguel para a mesma data que estava indicada para o registro que foi excluído.Não é possível excluir históricos de aluguel se já existirem cobranças emitidas para o período de vigência.
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- Confirme a exclusão do reajuste.
Finalizar Pendências
Com a opção Finalizar Pendências você pode apagar automaticamente quaisquer lançamentos de cobrança que estejam no status Aberto relacionados a um contrato já rescindido.
Após finalizar as pendências, não será mais possível efetuar quaisquer movimentações relacionadas à unidade.
- Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
- Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
- Filtre os contratos conforme necessário.
- Selecione o contrato rescindido.
- Clique em Finalizar Pendências.
- Confirme a finalização de pendências relacionadas ao contrato.
Rescindir Contrato
- Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
- Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
- Filtre os contratos conforme necessário.
- Selecione o contrato a ser rescindido.
- Clique em Rescindir.
- Informe a data de rescisão do contrato.
- Selecione o motivo da rescisão.
- Defina a data de vistoria da unidade e devolução das chaves.
- Clique em Gravar.
Ajustar em Lote
- Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
- Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
- Filtre os contratos conforme necessário.
- Selecione os contratos que deseja alterar.
- Clique em Ajustes em lote.
- Selecione o campo e realize o tipo de ajuste necessário.
- Clique em Adicionar.
- Clique em Gravar.
Localizar Contrato
- Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
- Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
- Digite um termo específico na barra de pesquisar na parte superior direita da tela.
Filtrar Contratos
- Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
- Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
- Clique em Exibir Filtros.
Configure os filtros conforme o necessário:
Opção Descrição Vigente Marque esta opção para filtrar os contratos vigentes. Não vencido Selecione esta opção para filtrar aqueles cuja data de fim de contrato ainda não tenha sido alcançada. Vencido Marque esta opção para filtrar aqueles cuja data de fim de contrato já tenha sido ultrapassada. Rescindido Selecione esta opção para filtrar os contratos rescindidos. Sem pendências Marque esta opção para filtrar os contratos rescindidos sem pendências. Com pendências Selecione esta opção para filtrar os contratos rescindidos com alguma cobrança pendente de pagamento. Unidade Selecione as unidades que deseja utilizar no filtro.
Deixando em branco, todas as unidades serão consideradas.Proprietário Selecione os proprietários que deseja considerar para a filtragem.
Deixando em branco, todos os proprietários serão considerados.Locatário Selecione os locatários que deseja considerar para a filtragem.
Deixando em branco, todos os locatários serão considerados.Fiador Selecione os fiadores que deseja considerar para a filtragem.
Deixando em branco, todos os fiadores serão considerados.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Clique em Filtrar.
Avaliar Recurso
Por meio desta opção, você pode avaliar sua satisfação com o recurso.
- Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
- Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
- Clique no botão Avaliar Recurso.
- Avalie, em estrelas, sua satisfação com o recurso.
- (Opcional) Faça um comentário sobre o mesmo.
- (Opcional) Informe seu e-mail de contato.
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