Através da opção Contratos é efetuado o cadastro de locação, que vincula o locatário à unidade.



Cadastrar Contrato


  1. Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
  2. Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
  3. Clique em Novo.
  4. Selecione a unidade à qual o contrato é referente.

    Somente poderão ser selecionadas unidades que não estejam alugadas.

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  5. Configure as abas:
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    Na aba Geral, defina os dados gerais do contrato.

    CampoDescrição
    Tipo (de contrato)Informe se o tipo de locação será residencial, não residencial, comercial ou de temporada.
    Locatário

    Informe o locatário que irá alugar a unidade.

    Através do link Outros locatários poderão ser vinculados outros locatários a este mesmo contrato. Todavia, para efeitos de cobrança e prestação de contas, serão sempre utilizados os dados daquele que foi indicado no campo Locatário .

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    Início

    Informe a data de início do contrato (esta data deverá ser igual ou maior do que a data de rescisão assinalada para o contrato anterior desta unidade).

    O preenchimento deste campo é obrigatório e não poderá ser alterado após a gravação do contrato.

    DuraçãoInforme a quantidade de meses de duração do contrato. Ao preencher este campo, a data de fim do contrato será calculada e preenchida automaticamente.
    Fim

    Informe a data prevista para término do contrato de locação. O preenchimento deste campo é obrigatório.

    O contrato que não for rescindido após atingir esta data será considerado como "Vigente Vencido", ou seja, estará vigorando por prazo indeterminado.

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    Entrega das chavesInforme a data que as chaves foram entregues.
    Vistoria de entradaInforme a data que o locatário fez a vistoria da unidade, antes de passar a utilizar o imóvel.
    AditamentoInsira a data em que foi efetuado algum aditamento ao contrato (este campo só estará disponível para preenchimento para contratos que já estejam gravados).
    Taxa de AdministraçãoCobrar taxa diferenciada no primeiro aluguel

    Possibilita a configuração de uma taxa de administração diferenciada daquela que está atribuída no cadastro da Unidade, a ser solicitada ao baixar a primeira cobrança refente ao contrato. Ao assinalar está opção, será apresentado o mesmo preenchimento descrito no cadastro da unidade para a taxa de administração. Esse conteúdo poderá ser alterado indicando que essa taxa diferenciada deverá ser cobrada por um valor fixo ou por um percentual sobre a incidência de cálculo.

    ObservaçãoCampo de texto a ser preenchido com observações que o usuário deseje fazer especificamente sobre o contrato.

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    Na aba Fiança selecione o tipo de fiança estabelecido para o contrato.

    CampoDescrição
    Sem fiança definida Selecione esta opção se não for necessário um fiador para o contrato.
    Fiador

    Possibilita selecionar do Cadastro de Fiadores um ou mais fiadores para vincular ao contrato. A inclusão poderá ser efetuada através do botão Adicionar.

    Para excluir um fiador, basta selecioná-lo e clicar em Remover.

    Dica!

    Caso o fiador selecionado já esteja vinculado a um outro contrato de locação, será apresentada uma tela para o usuário contendo essa informação e a solicitação de confirmação para que o cadastro seja efetuado.

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    CauçãoOpção de fiança na qual é deixado um valor de caução com o proprietário, que deverá ser devolvido ao locatário ao final do contrato.
    ValorInsira o valor deixado como caução.
    Correspondente a ( ) mêsInforme a quantidade de meses de locação a que corresponde a caução.
    TipoInforme se a quantia foi deixada em dinheiro, cheque ou depósito.
    DataInsira a data em que foi entregue a caução pelo locatário.
    ObservaçãoDescreva qualquer observação pertinente ao caução.
    Banco, Agência, Conta e TitularInforme os dados bancários da conta onde foi efetuado o depósito (estes campos serão habilitados caso a opção de caução indicada seja Depósito).
    Seguro FiançaIndica que foi escolhida a opção de seguro fiança, na qual o locatário é cobrado pela concessão da fiança feita, normalmente, por uma seguradora. Esta cobrança geralmente é realizada através do próprio recibo de cobrança do aluguel pela administradora e abrange 1 ano de contrato.
    ApóliceInforme a apólice ou contrato firmado com a seguradora.
    ValorDescreva o valor referente ao primeiro ano de seguro fiança referente a este contrato.
    InícioInforme o início do período do contrato que está abrangido pelo seguro-fiança que estiver sendo cobrado.
    FimInsira a data de fim do período do contrato que está sendo abrangido pelo seguro-fiança cobrado.
    Renovar emPreencha com a data que o seguro-fiança deverá ser renovado.
    SeguradoraInforme a seguradora a qual o seguro-fiança está vinculado.

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    Na aba Cobrança informe os dados que serão considerados na emissão de cobranças para a unidade alugada:

    CampoDescrição
    Período da cobrança

    Indique se o período a ser abrangido por cada cobrança emitida mensalmente referente ao contrato deve ser baseado no Mês comercial, equivalendo ao primeiro e último dia de cada mês, no dia indicado para Início do Contrato ou no Dia de Vencimento da cobrança, que considera como período o dia seguinte ao vencimento da cobrança anterior e indo até o dia de vencimento da cobrança emitida.

    Vencimento Dia de vencimento

    Informe o dia de vencimento previsto no contrato.

    Caso o contrato não tenha uma data de Tolerância, esta data será utilizada como vencimento das cobranças e também como base para o cálculo de multa e juros.

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    Vencimento no mês seguinte ao mês da cobrança

    Marque esta opção para indicar que a data de vencimento ocorre no mês seguinte ao mês de competência do aluguel.

    Tolerância para baixa

    Marque esta opção para indicar que há uma data além do vencimento para recebimento da cobrança sem acréscimos.

    Essa data pode ser um dia determinado ou uma quantidade de dias após o vencimento.

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    Utilizar esta data como vencimento do boleto/carnê de cobrança

    Caso assinalada, estabelece que a data de vencimento descrita no boleto ou carnê de cobrança será a data de tolerância, e não a descrita no campo Dia de Vencimento .

    Calcular juros a partir de

    Caso o contrato tenha data de tolerância, escolha se o cálculo de juros deverá ser iniciado a partir do dia de vencimento ou do dia da tolerância.

    Para contratos com data de tolerância, os valores calculados para juros e multa somente são apresentados após a data de tolerância.

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    Aluguel Valor Atual

    Informe, em Reais (R$) , o valor atual do aluguel do imóvel.

    Referência da cota

    Este campo determina qual será a referência mês/ano descrita para o lançamento da conta Aluguel na cobrança, de acordo com as seguintes opções:

    • Corrente: será descrita a referência correspondente ao mês da cobrança;
    • Anterior: será descrita a referência correspondente ao mês anterior ao mês da cobrança;
    • Posterior: será descrita a referência correspondente ao mês posterior ao mês da cobrança.

    No caso de ter sido assinalada a opção Vencimento no mês seguinte ao mês da cobrança, este campo ficará assinalado com a opção Corrente e não poderá ser alterado.

    Calcular pró-rata considerando

    Marque esta opção para para definir como o calculo pró-rata deve ser realizado.

    Dica!

    O campo Calcular pró-rata somente poderá ser assinalado caso:

    • O campo Data de início de contrato esteja preenchido com um dia diferente do primeiro dia do mês.
    • O campo Data de entrega de chaves esteja preenchido com um dia diferente do primeiro dia do mês.
      De acordo com o campo assinalado, o cálculo pró-rata será efetuado para a primeira cobrança do aluguel e também nos meses de reajuste.
    • Para a primeira cobrança do aluguel será cobrado o valor proporcional à quantidade de dias de ocupação no primeiro mês do contrato, considerando a quantidade de dias entre a data selecionada e o último dia desse mês.
    • Nos meses de reajuste do aluguel fará um cálculo proporcional do valor a ser cobrado nesse mês, de modo a só aplicar o reajuste a mesma quantidade de dias que foram considerados para a primeira cobrança do aluguel. A partir do mês seguinte, o valor reajustado passará a ser cobrado integralmente.

    Os cálculos aqui mencionados irão considerar a quantidade de dias existente no mês de reajuste do aluguel. Caso devam considerar a quantidade de "30 dias" independente da quantidade de dias que haja no mês, será necessário que a configuração Considerar mês comercial com 30 dias para efetuar reajuste ou lançamento do aluguel com cálculo pró-rata esteja assinalada em Configurações Opções > Cobrança .

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    Calcular apenas para a primeira cobrança do contrato

    Marque esta opção para que o calculo da pró-rata ocorra somente na primeira cobrança relacionada ao contrato.

    Dica!

    Clique no link Primeira Cobrança para verificar em que mês será gerada a primeira cobrança, qual a data de vencimento que será descrita no boleto/carnê, qual o período abrangido pela cobrança e também a referência mês/ano e o valor que será cobrado, que poderá ser um valor proporcional, caso o contrato esteja configurado para ter cálculo pró-rata.

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    ReajusteIndexador Selecione um indexador para ser utilizado no cálculo do reajuste do aluguel.
    Periodicidade Informe a periodicidade de reajuste do aluguel.
    Mês do ReajusteInforme em que mês será feito o reajuste do aluguel.
    Desconto e Multa Desconto de X%

    Possibilita estabelecer um desconto no valor do aluguel caso o locatário efetue o pagamento até a data estabelecida para a concessão.

    Até X dias antes do vencimento

    Este campo estabelece a quantidade de dias antes do vencimento para concessão do desconto.

    Caso os campos Tolerância para baixa e Usar como vencimento estejam assinalados, a quantidade de dias descrita neste campo deve passar a considerar a data de tolerância estabelecida para a cobrança.

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    Multa de X%

    Este campo estabelece o percentual de multa sobre o valor da cobrança que deverá começar após 1 dia da data de vencimento.

    Caso o campo Tolerância para baixa esteja assinalado, a data para aplicação da multa começará a valer após 1 dia da data de tolerância.

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    Destino da Multa

    Possibilita determinar em qual movimento deverá ser lançado o valor da multa paga no caso de pagamento de cobrança em atraso. As opções disponíveis são as seguintes:

    Proprietário: a multa será lançada somente para o proprietário.

    Administradora: a multa será lançada somente para a administradora.

    Ambos:

    • Esta opção verifica, na cobrança, quais são os lançamentos que tem vinculação com lançamentos efetuados no Contas a Pagar, sendo considerados como lançamentos equivalentes somente aqueles que tiverem sido efetuados pelo Cadastro de Lançamentos Fixos.
    • No caso de lançamentos que não tenham nenhuma equivalência com o Contas a Pagar, a multa destes será sempre do proprietário.
    • No que se refere aos lançamentos equivalentes com o Contas a Pagar, será verificado se o documento está ou não baixado no Contas a Pagar quando a cobrança for baixada com atraso.
    • Caso no Contas a Pagar o documento equivalente já esteja pago quando a cobrança for baixada, o valor referente à multa deste lançamento será da administradora.
    • Todavia, caso o documento não tendo sido pago no Contas a Pagar, a multa oriunda deste lançamento na cobrança será do proprietário.

    No caso de cobranças relacionadas ao Aluguel Garantido ou que tenham sido baixadas por Adiantamento, o valor da multa será sempre da Administradora, independentemente de como estiver preenchido este campo.

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    Cálculo de juros/correção Escolha entre os métodos de cálculo de juros e correção: Tradicional (método anterior) ou Selic/IPCA (Lei 14.905/24).
    Outras Opções O botão Outras Opções acessa uma tela onde é possível considerar outras datas para aplicação de descontos e multas. A quantidade de dias e os percentuais aplicados devem ser sempre maiores do que aqueles que foram aplicados à data anterior.
    Possibilita também definir se no arquivo remessa de cobrança deve ser determinado uma data para protesto.

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    Nesta aba é possível vincular ocorrências relacionadas ao contrato de locação.

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    Nesta aba você pode incluir, excluir e visualizar anexos como, por exemplo, documentos ou fotos.

    O tamanho máximo para cada arquivo anexado é de 10 Mb e o espaço total disponível, por contrato, é de 20 Mb.

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    Na aba Rescisão informe os dados de rescisão de contrato.

    Só informe os dados desta aba caso o contrato já tenha sido rescindido.


    Nesta aba, é possível vincular um seguro aluguel ao contrato. Marque o checkbox Ativar seguro aluguel no contrato e preencha os campos:

    CampoDescrição
    Informações da contratação para o cálculoA partir deInforme a data da contratação.
    Percentual de cálculoInforme o percentual aplicado sobre o valor base para o cálculo do seguro.
    Conta de disponívelVincule uma conta do tipo Disponível a esse contrato.
    Valor máximo asseguradoInforme o valor máximo garantido pelo seguro.
    Fator de multiplicaçãoInforme o fator para ajustar o resultado do cálculo inicial.
    Após preencher todos os campos, clique em Acrescentar.
    Indicação das contas que serão base para o percentual de cálculo mensalConta

    Selecione a conta que irá compor a base de cálculo e clique em Adicionar.



  6. Clique em Gravar.

    Ao gravar um contrato, o sistema verifica se já existem lançamentos fixos cadastrados para a unidade e pergunta se deseja acessar o cadastro do lançamento para conferir se estão configurados corretamente.

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Renovar Contrato 


Para realizar a renovação, será verificado se existem cobranças não baixadas relacionadas ao contrato anterior. Caso haja, todas aquelas que tiverem data de vencimento anterior à data de início do novo contrato, assim como todas as cobranças que tenham lançamentos oriundos da rotina de baixa por acordo, permanecerão vinculadas ao contrato anterior, que ficará na situação "Rescindido com pendências". Se houver cobranças com vencimento igual ou maior do que a data de início indicada para o novo contrato, serão apresentadas tela para que o usuário decida a qual contrato deverão ficar vinculadas.

  1. Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
  2. Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
  3. Filtre os contratos conforme necessário.
  4. Selecione o contrato a ser renovado.
  5. Clique em Renovar.
  6. Confirme a renovação.
  7. Atualize os dados necessários.
  8. Clique em Gravar.

    Ao gravar a renovação, o contrato anterior é automaticamente rescindido.


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Editar Contrato 


  1. Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
  2. Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
  3. Filtre os contratos conforme necessário.
  4. Selecione o cadastro.
  5. Clique em Editar.
  6. Faça as alterações necessárias e clique em Gravar.


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Excluir Contrato 


  1. Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
  2. Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
  3. Filtre os contratos conforme necessário.
  4. Selecione o cadastro.
  5. Clique em Excluir.
  6. Clique em Confirmar para concluir a exclusão.

    Somente poderão ser excluídos contratos que não estejam vinculados a nenhum lançamento efetuado nos módulos de cobrança, contas a pagar e movimento contábil.


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Reajuste de Aluguel 


Incluir Reajuste de Aluguel

  1. Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
  2. Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
  3. Filtre os contratos conforme necessário.
  4. Selecione o contrato.
  5. Clique no botão Aluguel para acionar a tela de Histórico de Aluguel.
  6. Informe a data de início do reajuste.
  7. Informe o valor do aluguel reajustado.
  8. Descreva o motivo do reajuste.
  9. Clique em Gravar

    Caso o contrato esteja configurado para ter cálculo pró-rata no mês de reajuste do aluguel, serão gravados dois registros nesta tela, sendo um com a data de reajuste informada e o valor proporcional do aluguel que será cobrado somente neste primeiro mês de reajuste, e outro com a data equivalente ao mês seguinte com o valor integral do aluguel, que será cobrado até o próximo reajuste.


Excluir Histórico de Aluguel

  1. Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
  2. Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
  3. Filtre os contratos conforme necessário.
  4. Selecione o contrato.
  5. Clique no botão Aluguel.
  6. Em Histórico de Aluguel, localize o registro do aluguel que deve ser excluído.
  7. Clique em Excluir

    No caso de contratos com cálculo pró-rata, ao excluir o registro relacionado ao valor integral do aluguel, o sistema também exclui o registro referente ao valor proporcional a ser cobrado no primeiro mês do reajuste.
    Caso seja excluído o registro referente ao valor proporcional cobrado no primeiro mês de reajuste, o sistema irá alterar a data do registro referente ao valor integral do aluguel para a mesma data que estava indicada para o registro que foi excluído.

    (aviso) Não é possível excluir históricos de aluguel se já existirem cobranças emitidas para o período de vigência.

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  8. Confirme a exclusão do reajuste.


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Finalizar Pendências 


Com a opção Finalizar Pendências você pode apagar automaticamente quaisquer lançamentos de cobrança que estejam no status Aberto relacionados a um contrato já rescindido.

Após finalizar as pendências, não será mais possível efetuar quaisquer movimentações relacionadas à unidade. 

  1. Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
  2. Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
  3. Filtre os contratos conforme necessário.
  4. Selecione o contrato rescindido.
  5. Clique em Finalizar Pendências.
  6. Confirme a finalização de pendências relacionadas ao contrato.


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Rescindir Contrato 


  1. Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
  2. Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
  3. Filtre os contratos conforme necessário.
  4. Selecione o contrato a ser rescindido.
  5. Clique em Rescindir.
  6. Informe a data de rescisão do contrato.
  7. Selecione o motivo da rescisão.
  8. Defina a data de vistoria da unidade e devolução das chaves.
  9. Clique em Gravar.


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Ajustar em Lote


  1. Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
  2. Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
  3. Filtre os contratos conforme necessário.
  4. Selecione os contratos que deseja alterar.
  5. Clique em Ajustes em lote.
  6. Selecione o campo e realize o tipo de ajuste necessário.
  7. Clique em Adicionar.
  8. Clique em Gravar.


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Localizar Contrato 


  1. Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
  2. Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
  3. Digite um termo específico na barra de pesquisar na parte superior direita da tela.


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Filtrar Contratos 


  1. Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
  2. Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
  3. Clique em Exibir Filtros.
  4. Configure os filtros conforme o necessário:

    OpçãoDescrição
    VigenteMarque esta opção para filtrar os contratos vigentes.
    Não vencidoSelecione esta opção para filtrar aqueles cuja data de fim de contrato ainda não tenha sido alcançada.
    VencidoMarque esta opção para filtrar aqueles cuja data de fim de contrato já tenha sido ultrapassada.
    RescindidoSelecione esta opção para filtrar os contratos rescindidos.
    Sem pendênciasMarque esta opção para filtrar os contratos rescindidos sem pendências.
    Com pendênciasSelecione esta opção para filtrar os contratos rescindidos com alguma cobrança pendente de pagamento.
    UnidadeSelecione as unidades que deseja utilizar no filtro.
    Deixando em branco, todas as unidades serão consideradas.
    ProprietárioSelecione os proprietários que deseja considerar para a filtragem.
    Deixando em branco, todos os proprietários serão considerados.
    Locatário

    Selecione os locatários que deseja considerar para a filtragem.
    Deixando em branco, todos os locatários serão considerados.

    FiadorSelecione os fiadores que deseja considerar para a filtragem.
    Deixando em branco, todos os fiadores serão considerados.

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  5. Clique em Filtrar.


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Avaliar Recurso 


Por meio desta opção, você pode avaliar sua satisfação com o recurso.

  1. Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
  2. Clique em Contrato / Contratos, no grupo Cadastros.
  3. Clique no botão Avaliar Recurso.
  4. Avalie, em estrelas, sua satisfação com o recurso. 
  5. (Opcional) Faça um comentário sobre o mesmo.
  6. (Opcional) Informe seu e-mail de contato.
  7. (Opcional) Informe seu nome para contato.
  8. Clique em Enviar.


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