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Por meio do módulo Configurações Opções são realizadas as configurações do sistema Locação.
- Clique no Menu da Aplicação
/ Configurações Opções.
Configure as abas:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Na aba Geral, informe os dados gerais do sistema.
Informe os campos:
Campo Descrição Mensagem de Inadimplência Selecione a mensagem que será discriminada nas cobranças de unidade que estejam com cobranças anteriores em aberto. Bônus de Aluguel Selecione a mensagem que será atribuída no caso de ser concedido bônus de aluguel. Alíquota de CPMF Informe a alíquota para cálculo de CPMF. Dias para somar ao vencimento Informe uma quantidade fixa de dias que será adicionada aos vencimentos dos contratos. Nr. Cobrança Este campo trará o número da última cobrança impressa, não sendo possível alterá-lo. Histórico do Protocolo Informe o texto padrão que será apresentado no relatório de Protocolo.
Seguro Informe se atualiza automaticamente o ano de vencimento do seguro, conforme mudança do ano corrente. Imagem do Plano de Fundo Selecione a imagem que será apresentada no plano de fundo da tela principal. Na aba Contabilidade informe as configurações relacionadas à parte contábil do sistema Locação.
Informe os campos:
Campo Descrição Forma de visualização do movimento do proprietário Através desta opção será configurada a forma como será visualizada a tela de movimento contábil dos proprietários: - Lançamentos Contábeis: os lançamentos são demonstrados de forma contábil, sendo necessário selecionar um período para visualização.
- Conta do Proprietário: os lançamentos são demonstrados em forma de extrato em uma única coluna de valores, com valores positivos e negativos. Ao informar o código do proprietário é demonstrado imediatamente o movimento respectivo ao mesmo que encontra-se aberto, o que possibilitará demonstrar também os saldos anterior e atual do movimento do proprietário.
Fazer a geração da remessa de saldo por unidade Esta opção configura a forma como o sistema efetua a remessa de saldo para os proprietários.
- Marque Sim para que o sistema calcule um valor de remessa a cada unidade do proprietário, sendo este valor baseado apenas nos valores lançados para a respectiva unidade.
Marque Não para que o valor da remessa seja calculado com base em todos os lançamentos existentes no movimento do proprietário.
Critica data de lançamento Informe se o sistema deve ou não verificar se as datas dos novos lançamentos são inferiores à data do último encerramento, não permitindo que estes lançamentos sejam concluídos e não permitindo, também, que lançamentos já realizados com datas inferiores à data do último encerramento sejam alterados ou excluídos. Contabiliza lançamentos da conta de Descontos - Marque Não para que nos casos em que houver baixas com desconto, o sistema traga a alíquota de desconto e dilua sobre as contas que compõem o boleto.
Marque Sim para que o sistema contabilize o valor do desconto em uma conta específica.
Utiliza como contrapartida nos lançamentos de Multas/Acréscimos/Descontos - Selecione a opção Caixa para que estes lançamentos sejam efetuados na conta que estiver definida como Caixa no Cadastro do Proprietário ou, na sua ausência, na conta que estiver estabelecida como Caixa no Plano de Contas - Locação Desktop .
Selecione a opção Contra Partida (definida no movimento) para que estes lançamentos sejam efetuados no mesmo disponível que estiver indicado para o lançamento efetuado na cobrança ao qual o mesmo esteja vinculado.
Se em uma cobrança constarem dois lançamentos que devam ser efetuados em disponíveis diferentes após a baixa, os valores de multa e/ou juros relacionados a cada um dos mesmos deverão ser efetuados nestes mesmos disponíveis, em lançamentos independentes.
Quando não houver um disponível indicado para o lançamento, o entendimento do sistema é que o mesmo deve ser lançado na conta que estiver estipulada como Caixa para o proprietário.
Complemento de histórico dos lançamentos simples e otimizados
Marque o que será considerado como complemento de histórico dos lançamentos, a Referência da Cota ou a Descrição da conta.
Trabalha integrado ao Financeiro - Marque Sim para que o controle de saldo passe a ser controlado por meio das contas bancárias, assim funcionando em conjunto com o sistema Financeiro.
Marque Não para que o sistema não sofra alteração.
Marcando Sim, uma tela será aberta explicando as alterações feitas no sistema pela opção Trabalha integrado ao sistema Financeiro, digite CONFIRMA para gravar a configuração.
Informe o Indexador para cálculo de correção Informe o indexador padrão que será utilizado para cálculo da correção monetária. Imposto de Renda para Residentes no Exterior Informe a alíquota que será aplicada para o cálculo do Imposto de Renda para Residentes no Exterior. Na aba Movimentação, informe os dados referentes às movimentações do Locação.
Configure as subabas:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Informe os campos:
Campo Descrição Nr. de casas decimais para os lançamentos Informe a quantidade de casas decimais que serão utilizadas para realizar os lançamentos. Alíquota de juros mensal para a cobrança Informe a alíquota de juros mensal para as cobranças. Tipo de ocorrência para baixa por acordo Informe o código do tipo de ocorrência que será utilizado para a baixa por acordo. Possibilita efetuar lançamentos de cobrança para unidades sem contrato - Marque Sim para que o sistema permita a inclusão de lançamentos fixos para unidades sem contrato.
Marque Não para que o sistema impossibilite o cadastro manual de lançamentos de cobranças para unidades sem contrato vigente ou que não tenham contrato rescindido com pendências.
Somente imprimir cobranças que estejam com a situação 'Liberado para impressão' Marque esta opção para indicar quais cobranças estão conferidas e não devem ter seus lançamentos alterados antes da impressão, ou seja, estão de fato Liberadas para Impressão.
Criticar unidades com cobranças anteriores não baixadas no momento da impressão Marque esta opção para que seja possível indicar dentre as unidades selecionadas para terem a cobrança impressa, aquelas que têm alguma cobrança anterior não baixada. Exclui lanç. com data limite expirada - Marque Sim para que os lançamentos que atingirem sua data de validade sejam excluídos.
Marque Não para que os lançamentos que atingirem sua data de validade não sejam excluídos.
Tipo de cálculo para Correção Monetária Selecione neste campo o tipo de cálculo que será utilizado para a correção monetária.
- Selecione o Tipo 1 para que o sistema calcule o valor do índice na data de vencimento e multiplique pelo índice na data de pagamento.
Selecione o Tipo 2 para que o sistema calcule o valor da correção mensalmente a partir da data de vencimento, assim a aplicação será feita sem efetuar o acúmulo das cotações.
Habilita impressão de Carnê no Mov. Cobrança Informe se será habilitada a impressão do carnê no Movimento de Cobrança. Calcula IRRF ao imprimir cobranças Marque Sim para que o valor de IRRF seja calculado automaticamente no momento de impressão da cobrança.
Com esta opção marcada, no momento de realizar a impressão de uma cobrança, o sistema verificará se o contrato se enquadra nos critérios de cálculo de IRRF e incluirá o valor do recolhimento automaticamente conforme o índice para o período registrado na tabela de IRRF.Marque Não para que o cálculo não seja realizado automaticamente ao imprimir uma cobrança. Esta opção vem assinalada como padrão.
Será possível o cálculo de IRRF na tela de lançamento de cobrança ao acionar o botão Calcular IRRF.
Informe os campos:
Campo Descrição Lança taxa de administração/CPMF ao baixar a cobrança
Defina se o sistema deve ou não contabilizar a taxa de administração ao efetuar a baixa das cobranças. Desdobra lançamentos de Taxa Adm. por Unidade Informe Sim caso o sistema tenha que calcular a taxa de administração por unidade.
Informe Não caso a taxa de administração deva ser calculada de forma global, considerando todos os lançamentos efetuados no movimento do proprietário.
Este campo ficará habilitado para preenchimento somente se for indicado Não no campo Lança taxa de administração/CPMF ao baixar a cobrança, e será utilizado pelo sistema somente se o usuário efetuar o lançamento da taxa de administração nos movimentos dos proprietários através do recurso Gerar Taxa de Administração .
Lançar Taxa de Administração ao Imprimir Cobrança Garantida
Defina se o sistema deve ou não lançar a taxa de administração no movimento do proprietário e no Caixa da Administradora ao ser efetuada a impressão de uma cobrança garantida.
Para este campo ser habilitado é necessário que a configuração Lança taxa de administração/CPMF ao baixar a cobrança esteja assinalada com Sim.
Alíquota de Taxa de Administração Informe o percentual de incidência de IRRF que irá incidir sobre a taxa de administração. Limite para cálculo de IRRF Informe um valor limite para que o sistema possa efetuar o cálculo de IRRF. Conta de dedução de IR Insira a conta que será utilizada para discriminar o valor de IRRF que for calculado. Deduz IRFF da Taxa de Administração Informe se o sistema deve ou não deduzir o IRRF da Taxa de Administração. Considera o desconto calculado na baixa para a base de cálculo da taxa de administração Informe se o valor de desconto calculado na baixa deve ser considerado para a base de cálculo da taxa de administração. Caso marque Sim, será considerado o valor proporcional de desconto somente dos lançamentos que forem incidentes para a taxa de administração de acordo com a incidência descrita para a unidade. Soma juros/multa na base de cálculo da taxa de administração Informe se os juros e a multa devem ser somados à base de cálculo da taxa de administração. Informe os campos:
Campo Descrição Trabalha com Pagamento Eletrônico Marque esta opção para trabalhar com Pagamento Eletrônico. Dias de antecedência do vencimento Informe a quantidade de dias de antecedência ao vencimento em que o lançamento fixo realizará os lançamentos de despesas no contas a pagar. Limite de 20 dias.
Ao efetuar a baixa de um documento por cheque, o valor deve ser lançado imediatamente no movimento Marque Sim, assinalar documento como "liberado" para que os valores relacionados aos documentos assinalados como emitidos sejam lançados no movimento após o mesmo estar liberado no Contas a Pagar.
Na seção Impressora de cheques, preencha os campos abaixo para configurar a impressora de emissão de cheques para não haver mais a necessidade de utilizar o WCheque para efetuar a impressão de cheques relacionados à baixa de documentos cadastrados no Contas a Pagar: Tipo de Conexão Selecione o tipo de conexão com a impressora. Porta Informe a porta em que a mesma está conectada. Layout Selecione o layout utilizado para impressão de cheque. Imprime verso Marque esta opção para definir que o verso do cheque também seja impresso. Na aba Cobrança, informe os dados referentes à emissão de cartas de cobrança para os locatários que estiverem em atraso no pagamento de suas cobranças.
Informe em campos:
Campo Descrição Gravar a emissão das cartas na ocorrência das unidades e contratos
Marque esta opção para que a emissão de cartas de cobranças sejam gravadas na consulta de ocorrência das unidades. Faixas Este quadro possibilitará que sejam estabelecidos modelos de carta que serão enviados para os devedores, considerando a quantidade de dias de atraso. Você poderá montar vários padrões de carta e estabelecer quando cada uma será enviada, variando o "tom" do texto de cada carta, considerando a quantidade de dias que a cobrança esteja atrasada.
Para isto, será necessário criar as faixas de atraso e indicar para cada uma o layout de carta a ser utilizado.
- De: informe a quantidade inicial de dias de atraso para a faixa.
- Até: insira a quantidade final de dias de atraso para a faixa.
- Arquivo: informe o layout da carta a ser impressa para as unidades cujas cobranças atrasadas se enquadrem nesta faixa.
Cartas de cobrança fiadores Informe o layout da carta de cobrança para fiadores.
Para realizar a impressão da carta de cobrança para fiadores, acesse Cobranças e Contas a Pagar / Relatórios Cobranças e Contas a Pagar / Cobrança / Carta de Cobrança e marque a opção Imprimir carta de cobrança para fiadores.
Considerar mês comercial com 30 dias para efetuar reajuste ou lançamento do aluguel com cálculo pró-rata Marque esta opção caso queira considerar que os cálculos pró-rata para o primeiro aluguel ou para reajuste anual devam ser efetuados considerando o conceito de mês comercial com 30 dias e não a quantidade real de dias do mês ao qual o lançamento se refere.
Na aba Baixa, informe os dados referentes às baixas do sistema Locação.
Informe os campos:
Campo Descrição Preencher contrapartida automaticamente com a conta da última baixa Marque Sim para que o código da conta contrapartida seja preenchido automaticamente com a conta da última baixa. Aplica máscara do nosso número na baixa - Marque Sim para que o sistema pegue os zeros à esquerda do Nosso Número e aplique para a próxima boleta, isso na baixa total.
Marque Não para que o sistema não execute a operação citada acima.
Imprimir recibo na Baixa Total - Marque Sim para que seja impresso um recibo ao efetuar a Baixa Total de uma cobrança.
Marque Não para que não seja impresso o recibo.
Layout do recibo da Baixa Total Informe o layout do recibo ao efetuar a baixa total.
O layout padrão é ReciboDeBaixaTotal.rtm.
Imprimir recibo na Baixa Parcial Marque Sim para que seja impresso um recibo ao efetuar a Baixa Parcial de uma cobrança e informe o layout do mesmo.
O layout padrão é Recibo de Baixa Parcial (locacao).rtm.
Na aba Relatórios, informe os dados referentes à emissão dos relatórios do Locação.
Informe os campos:
Campo Descrição Omitir locatários de contratos vencidos Informe se os locatários referentes aos contratos vencidos serão omitidos nos relatórios. Imprimir as unidades que estão com situação INATIVA no cadastro Informe neste campo se as unidades configuradas como Inativas serão ou não exibidas nos relatórios. Permite alteração do número da nota fiscal no momento da impressão da Nota de Serviço - Marque Sim para que seja possível fazer alterações do número da nota fiscal no momento da impressão da nota de serviço.
Marque Não para que não seja possível fazer alterações do número da nota fiscal no momento da impressão da nota de serviço.
Despreza cobranças baixadas nos relatórios retroativos de inadimplência - Marque Sim para que o sistema desconsidere os boletos baixados, mesmo que a data de baixa seja maior que a data do relatório.
Marque Não para que o sistema demonstre os boletos como devedores.
Imprimir recibo das cobranças atrasadas no momento da baixa Informe se o recibo das cobranças atrasadas será impresso no momento da baixa. Na aba Eletrônico será possível configurar para que o Eletrônico do Locação informe ao usuário sobre a necessidade de efetuar diversas rotinas no sistema, considerando a quantidade de dias que for assinalada em cada item.
Informe os campos:
Campo Descrição Unidades com reajuste de aluguel Informe a quantidade de dias de antecedência para que o indique as unidades que terão reajuste no valor do aluguel. Unidades com data de fim de contrato Informe a quantidade de dias de antecedência para que o indique as unidades que estão com data próxima ao fim do contrato. Unidades com vencimento do SPC Informe a quantidade de dias de antecipação para que o sistema envie um e-mail ao administrador comunicando que está próxima a data para efetuar a verificação do locatário no SPC. Unidades com vencimento de seguro incêndio Informe a quantidade de dias de antecedência para que o indique as unidades que estão com o seu seguro incêndio próximo da data de vencimento. Contratos com vencimento de seguro-fiança Defina a quantidade de dias de antecedência para que o indique as unidades que estão com o seu seguro-fiança próximo da data de renovação. Contratos com renovação de seguro-fiança Informe a quantidade de dias de antecedência para que o indique as unidades que estão com o seu seguro-fiança próximo da data de renovação. Unidades com atraso de cobrança Informe a quantidade de dias após o vencimento da cobrança que deverão ser considerados para que o indique as unidades que não tiveram as respectivas cobranças pagas pelos locatários. Unidades com múltiplos contratos vigentes Assinale esta opção para que o sistema liste as unidades que tenham múltiplos contratos vigentes, possibilitando, com isto, corrigir esta situação. Proprietário fazendo aniversário Informe a quantidade de dias de antecedência para que o liste os proprietários que estejam fazendo aniversário. Controle da remessa de saldo Defina a quantidade de dias de antecipação, para que o sistema envie um e-mail comunicando a chegada do dia para efetuar a remessa de saldo. Intervalo de notificações do Gerente Eletrônico Informe o intervalo de tempo que o Gerente eletrônico notificará. Na aba E-mail, configure os dados referentes ao contato por e-mail.
Informe os campos:
Campo Descrição SMTP Inclua o servidor de e-mail utilizado. Porta Informe a porta padrão que será utilizada para envio de e-mails. Conta Insira o login utilizado no acesso do e-mail. Senha Informe a senha utilizada no acesso do e-mail. E-mail Informe o endereço completo do e-mail. Meu servidor requer autenticação Marque esta opção se o servidor utilizado requerer autenticação para acesso. Nesta aba você pode configurar as opções de segurança dos e-mails.
Campo Descrição Envio de Boleto por e-mail Proteger boleto de cobrança com senha Marque esta opção para que o boleto enviado para o e-mail dos locatários seja protegido por uma senha.
A senha são os 5 primeiros dígitos do CPF/CNPJ do destinatário do boleto.
Ao desmarcar a opção, será apresentada a seguinte mensagem:
Deixando de proteger os boletos de cobrança com senha, a entrega destes tipos de documentos via internet ficará vulnerável, facilitando ações fraudulentas. Nesses casos, a cobrança sem proteção poderá ser alterada e, ao ser paga creditará aos fraudadores.
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