Por meio da opção Impressão de Cobranças é realizada a impressão das cobranças que estão no status Aberto.
Caso em Configurações Opções > Movimentação > Mov.Cobrança o item Somente imprimir cobranças que estejam com a situação Liberado para impressão esteja assinalado com Sim, somente serão impressas cobranças que estejam no status Liberado para impressão.
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
- Clique no botão Impressão Cobrança, no grupo Boleto.
Informe os campos:
Campo Descrição Período das cobranças Informe o período de vencimento das cobranças a serem impressas (para isto, o sistema se baseará na informação Mês/Ano do módulo de lançamentos de cobrança). Selecione a ordem dos itens na boleta Informe qual deverá ser a ordenação dos itens na boleta (Código da conta, Descrição do lançamento ou Cota). Apura cobranças de meses anteriores Informe se efetua apuração de meses anteriores (para discriminação de valores devidos). Clique em Avançar.
Caso a opção Calcula IRRF ao imprimir cobranças, existente em Configurações Opções > Movimentação > Mov. Cobrança, esteja assinalada com Sim, será verificado se a Tabela de IRRF referente ao mês da cobrança está preenchida. Caso não esteja, o sistema impedirá que continue o procedimento até que seja preenchido o mês indicado nesta tabela.
- Escolha se as cobranças serão filtradas por proprietário ou por unidade.
Clique no sinal
para adicionar os proprietários ou as unidades e clique em Avançar.Neste momento o sistema fará uma verificação se entre as unidades selecionadas existe alguma que deve ter o valor do aluguel reajustado. Caso haja, apresentará uma mensagem questionando se deve prosseguir com o processo de impressão, informando que o reajuste pode ser efetuado na tela de movimentação de cobranças.
- Será apresentada uma tela que possibilitará selecionar contas específicas, de modo que somente sejam impressas cobranças que tenham os lançamentos indicados. Clique em Avançar.
Na tela Dia de Vencimento é possível informar uma data de vencimento diferente da que consta na aba Cobrança do Cadastro dos Contratos relacionada às unidades selecionadas para impressão da cobrança.
Esta opção é utilizada caso seja necessário gerar um boleto com uma data de vencimento e regras para aplicação de desconto e multa diferentes do que está estabelecido no contrato para a unidade. Caso não haja alterações, deixe os respectivos campos em branco .
(Opcional) O campo Mensagem provisória para cobrança possibilita criar uma mensagem que será descrita nas cobranças que serão impressas. Esta mensagem não ficará gravada para utilização futura.
Clique em Avançar.
Marque a opção Impressão de Boleta e clique em Gerar Cobrança.
Caso tenha sido assinalada a opção Gerar cobrança com conta bancária diferente da definida no cadastro de unidades e tenha sido selecionada uma outra conta bancária, ao clicar em Gerar Cobrança será apresentada uma tela de confirmação de operação para o usuário autorizar a conclusão do procedimento.
Caso em Configurações Opções > Movimentação > Mov.Cobrança a opção "Criticar unidades com cobranças anteriores não baixadas no momento da impressão" esteja assinalada com Sim, será verificado se existem cobranças não baixadas com vencimentos anteriores relacionadas às unidades que deverão ter as cobranças impressas. Existindo cobranças nesta situação, será apresentada uma lista de unidades que tenham cobranças pendentes de pagamento para que o usuário decida se deverão ser impressas somente as cobranças das unidades que não tenham pendências ou todas as cobranças filtradas.
Estando a opção Calcula IRRF ao imprimir cobranças assinalada com Sim, e caso haja lançamentos de IRRF nas cobranças a serem impressas, no momento da geração da cobranças será efetuado um recálculo dos valores de IRRF, sendo avaliados os lançamentos que compõem a base de cálculo, uma vez que os mesmos podem ter sido alterados entre o momento em que o valor do IRRF foi calculado e o da impressão da cobrança.
- Clique em Avançar quando o sistema apresentar a mensagem de conclusão de impressão.
Marque a opção ou opções desejadas para a emissão da cobrança:
Opção Descrição Imprimir Envia o recibo direto para a impressora, sem pré-visualização. Visualizar Visualiza o documento antes de sua impressão. Envio de e-mail / Integração com o Immobile Web A cobrança será enviada para o Immobile Web caso a Administradora tenha contratado este serviço e os dados do proprietário, unidade e locatário estejam assinalados para serem integrados. Caso contrário, será encaminhado por e-mail.
Gerar Arquivo Remessa Gera as informações de cobrança para serem enviadas para o banco através de arquivo. É necessário indicar no campo Arquivo Remessa o caminho onde o arquivo será salvo.
Caso a opção Envio de e-mail / Integração com o Immobile Web esteja marcada, será apresentada uma tela contendo as seguintes opções:
Esta tela só será apresentada caso a integração com a web não esteja configurada.
Opção
Descrição
Locatário Envia a cobrança para o e-mail informado no cadastro do locatário principal vinculado a unidade.
Síndico Envia o documento para o e-mail configurado no cadastro do síndico. Outros Envia a cobrança para o e-mail que for informado no campo que será habilitado para preenchimento.
Proprietário Envia a cobrança para o e-mail informado no cadastro do proprietário da unidade.
Enviar cópia para administradora Marque esta opção para que, independente da opção selecionada, uma cópia da cobrança seja enviada para o e-mail da administradora.
Clique em Concluir.