Considerando que as cobranças impressas foram enviadas para os respectivos locatários, assim que as mesmas forem pagas deverão ser baixadas no sistema, de modo que seus lançamentos e valores sejam lançados nos movimentos dos respectivos proprietários.
É possível realizar a baixa das seguintes formas:
Importação de Arquivo Retorno
Por meio da opção Importação de Arquivo Retorno é efetuada a baixa dos boletos a partir da leitura do arquivo retorno enviado pelo banco.
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
Clique em Baixa de Cobrança / Importação de Arquivo Retorno.
Na tela de baixa, preencha os seguintes campos:
Campo Descrição Considerar os valores de multa e juros como acréscimos Indique se os valores de multa e juros serão considerados na baixa como acréscimos no valor total da cobrança.
Considerar valores abaixo do valor do título como desconto
Indique se deverá ser considerado como desconto uma cobrança que seja baixada com o valor menor do que o valor cobrado.
Gerar lançamento de resíduo para diferenças abaixo do valor do título
Indique se deve ser gerado um lançamento de resíduo, caso a cobrança paga seja a menor.
Para lançamento deste resíduo na próxima cobrança, será utilizada a conta indicada no campo Dif. pgto a menor do Estabelece Contas do Plano de Contas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Clique em Avançar.
Selecione o layout do arquivo retorno correspondente ao banco para o qual será realizada a baixa.
Selecione o modelo de CNAB.
Marque se vai importar múltiplos arquivos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Ao selecionar a opção de múltiplos arquivos é necessário que no diretório informado existam apenas arquivos para o mesmo banco e modelo com o risco de serem identificadas cobranças incorretas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Informe as datas inicial e final.
- Informe o caminho em que o arquivo retorno enviado pelo banco está guardado.
- Clique em Concluir.
Parcial
Por meio da opção Parcial é possível efetuar a baixa de parte do valor constante da cobrança, ficando o restante pendente para ser baixado em outro momento.
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
- Clique em Baixa de Cobrança / Parcial.
- Na tela de baixa, informe o Código da Unidade.
Selecione a cobrança que será baixada dando um duplo clique.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Uma cobrança que já tenha sido baixada parcialmente só poderá ser selecionada para baixa através deste recurso, não podendo ser selecionada através das demais rotinas de baixa existentes no sistema.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Os campos Nosso Número, Data de Emissão, Data de Vencimento e Data de Tolerância serão preenchidos automaticamente, assim como será apresentada uma relação com os itens constantes da cobrança.
- Informe a data de baixa no campo Dt. Baixa.
Caso o lançamento tenha que ser efetuado no movimento do proprietário em uma data diferente da data de baixa, altere o preenchimento do campo Dt. Lanç. Contábil.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀No caso de cobranças que estejam nos status Garantido ou Adiantado, este campo já aparecerá preenchido, sem possibilidade de alteração.
Este campo obedece, também, a configuração indicada para o item Após baixa lançar no movimento em até x dias existente na aba Cobrança do Cadastro de Unidades.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No campo Contrapartida do lançamento, informe o disponível no qual deverão ser efetuados os lançamentos baixados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Se este campo não for preenchido, o sistema vai efetuar os lançamentos nos disponíveis que estiverem indicados em cada um dos lançamentos da cobrança ou, na ausência desta informação, no disponível definido como conta Caixa no Estabelece Contas do Plano de Contas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Informe o destino do pagamento, na administradora ou no banco e informe a conta bancária utilizada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Esta opção só é habilitada caso a opção Trabalha integrado ao sistema Financeiro, localizada em Configurações Opções, esteja assinalada com Sim.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Assinale a opção Pago em cheque, caso o pagamento tenha sido efetuado com cheque.
Altere o campo Valor Pagamento das contas que serão baixadas parcialmente, conforme descrição:
Opção Descrição Histórico Discrimina o nome da conta lançada na cobrança. Valor Original Discrimina o valor da conta lançada na cobrança. Valor Base Inicialmente discrimina o valor original lançado para a conta na cobrança. Caso haja uma baixa parcial desta conta, ao ser acessada esta cobrança posteriormente para ser efetuada uma nova baixa, o valor descrito corresponde ao resíduo que ficou pendente para ser baixado. Juros Demonstra o valor de juros a ser cobrado, caso seja indicada uma data de baixa posterior ao vencimento da cobrança Multa Demonstra o valor de multa a ser cobrado, caso seja indicada uma data de baixa posterior ao vencimento da cobrança Desconto Campo editável. Possibilita que seja concedido um desconto no valor cobrado. Valor Quitado Caso a cobrança já tenha sido baixada parcialmente, será demonstrado o valor baixado para a conta. A Pagar Indica o valor que deverá ser baixado na data indicada para baixa, de acordo com o preenchimento das informações anteriores. Valor Pagamento Campo editável. Caso seja alterado o valor, e esse fique menor do que o valor indicado na coluna A Pagar, será considerado que a conta está sendo baixada parcialmente, o que fará com que fique um resíduo para ser baixado posteriormente. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Clique em Gravar.
Caso tenha sido assinalada a opção Pago em cheque será aberta a tela Dados do cheque, composta pelos seguintes campos:
Campo Descrição Nr. Cheque Informe o número do cheque. Data de Emissão Informe a data de emissão do cheque. Banco Selecione o banco utilizado para o pagamento. Agência Selecione a agência bancária utilizada para o pagamento. Data para depósito Informe a data para depósito do pagamento. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Caso a configuração Imprimir recibo na baixa parcial existente no menu Configurações Opções / Baixa esteja assinalada com Sim, será emitido um recibo ao concluir a baixa parcial da cobrança.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Total
Por meio da opção Total é efetuada a baixa do valor total de uma cobrança.
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
- Clique em Baixa de Cobrança / Total.
- Informe o Código da Unidade.
Selecione a cobrança que deverá ser baixada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Caso existam cobranças com vencimento anterior que ainda não tenham sido baixadas, será apresentada uma mensagem perguntando se deseja ou não continuar com o processo de baixa da cobrança selecionada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não serão demonstradas cobranças que estejam baixadas parcialmente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Os campos Nosso Número, Data de Emissão, Vencimento, Tolerância e Valor Cobrança serão preenchidos automaticamente com os dados provenientes da cobrança.
- No campo Contrapartida do lançamento, informe o disponível no qual deverão ser efetuados os lançamentos baixados. Se este campo não for preenchido, o sistema vai efetuar os lançamentos nos disponíveis que estiverem indicados em cada um dos lançamentos da cobrança ou, na ausência desta informação, no disponível definido como conta Caixa no Estabelece Contas do Plano de Contas.
Na opção Pagamento Realizado informe o destino do pagamento, no banco ou na administradora, e em qual conta bancária ou conta Caixa será creditado ou debitado o valor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Esta opção só é habilitada caso a opção Trabalha integrado ao sistema Financeiro, localizada em Configurações Opções , esteja configurada como Sim.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- (Opcional) Assinale a opção Considerar o desconto como resíduo para a próxima cobrança caso a cobrança seja paga com um valor menor do que o valor cobrado, através do preenchimento do campo Desconto. Para lançamento deste resíduo na próxima cobrança, será utilizada a conta indicada no campo Dif. pgto a menor do Estabelece Contas do Plano de Contas.
- Informe a data de baixa.
Caso o lançamento tenha que ser efetuado no movimento em uma data diferente da data de baixa, altere o preenchimento do campo Dt. Lanç. Contábil.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀No caso de cobranças que estejam nos status Garantido ou Adiantado, este campo já aparecerá preenchido, sem possibilidade de alteração.
Este campo obedece também a configuração indicada para o item Após baixa lançar no movimento em até x dias existente na aba Cobrança do Cadastro de Unidades.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Caso na cobrança estejam lançadas contas cuja configuração "Pode ser abatida na baixa total" no Cadastro de Contas do Plano de Contas estejam com a indicação Sim, o usuário poderá abater estas contas da cobrança antes de concluir a gravação da baixa. Para isso, execute o passo 11.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
(Opcional) Clique em Contas Opcionais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Selecione as contas configuradas desta forma que deverão ser abatidas da cobrança.
Verifique se o valor descrito no campo Valor Cobrança foi automaticamente alterado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- (Opcional) Os campos referentes aos valores de juros, multa, acréscimo e desconto serão automaticamente preenchidos, de acordo com a data de baixa que for indicada, podendo ser alterado caso necessário.
Clique em Gravar.
(Opcional) Caso a opção Pago com cheque tenha sido marcada, após ser clicado em Gravar será disponibilizada a tela com os seguintes campos para informar os dados do cheque:
Campo Descrição Nr. Cheque Informe o número do cheque. Data de Emissão Informe a data de emissão do cheque. Banco Selecione o banco utilizado para o pagamento. Agência Selecione a agência bancária utilizada para o pagamento. Data para depósito Informe a data para depósito do pagamento. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Após preencher os campos da tela, clique em Gravar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Caso a configuração Imprimir recibo na baixa total existente no menu Configurações Opções > Baixa esteja assinalada com Sim, será emitido um recibo ao se concluir a baixa total da cobrança.
Múltiplos
Por meio da opção Múltipla é possível selecionar e baixar várias cobranças simultaneamente, sendo as mesmas baixadas com o valor previsto para a data de baixa que for indicada.
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
- Clique em Baixa de Cobrança / Múltipla.
Selecione o proprietário e/ou a unidade e o período de vencimento ou indique somente o período de vencimento.
Clique em Filtrar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀São apresentadas apenas as cobranças que estejam nos status Impresso, Garantido e Adiantado
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Selecione as cobranças que serão baixadas.
Clique em Baixar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Caso existam cobranças com vencimento anterior que ainda não tenham sido baixadas, será apresentada uma mensagem perguntando se deseja ou não continuar com o processo de baixa da cobrança selecionada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Informe se as cobranças deverão ser baixadas na data atual, nas datas dos respectivos vencimentos e tolerâncias ou em uma outra data.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Neste último caso, será habilitado para preenchimento o campo Outra data.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na opção Pagamento Realizado informe o destino do pagamento, no banco ou na administradora.
Informe em qual conta bancária ou conta Caixa será creditado ou debitado o valor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Esta opção só é habilitada caso a opção Trabalha integrado ao sistema Financeiro, localizada em Configurações Opções, esteja configurada como Sim.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Clique em Baixar.
Por Acordo
Por meio da opção Acordo é possível efetuar um acordo de pagamento de cobranças que não tenham sido baixadas no respectivo vencimento, através da geração de um termo de acordo e da emissão de cobranças que englobarão os valores das cobranças devidas assim como juros e acréscimos.
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
- Clique em Baixa de Cobrança / Por Acordo.
Informe os campos:
Campo Descrição Unidade Selecione a unidade para a qual será feito o acordo. Contrato Selecione para qual contrato da unidade será feito o acordo.
Só haverá mais de um contrato para uma mesma unidade caso haja contratos anteriores na situação "rescindido com pendências".
Informe o Indexador para cálculo de correção Selecione o indexador para o cálculo da correção monetária.
O valor será calculado de acordo com o tipo de cálculo que estiver indicado em Configurações Opções > Movimentação > Mov. Cobrança.
Vencimento Informe se o vencimento das parcelas a serem geradas para o acordo será em dia específico (fixo) ou em dias corridos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Clique em Avançar.
- Selecione as cobranças para o acordo.
- Clique em Avançar.
O campo Valor total a pagar já virá preenchido com a soma dos valores correspondentes às cobranças selecionadas, já acrescido da multa e juros estabelecido para cada uma delas para a data na qual está sendo efetuado o acordo. Informe, então, os seguintes campos:
Campo Descrição Quantidade de parcelas Informe a quantidade de parcelas que serão geradas para quitação do acordo.
Deve ser informado o número de parcelas. Mesmo que seja apenas uma.
Valor da 1ª parcela Informe o valor da primeira parcela.
Ao informar a quantidade de parcelas, o sistema calcula o valor da primeira parcela automaticamente, mas é possível alterar o valor calculado.
(Opcional) Desconto Preencha este campo caso queira dar um desconto sobre o valor devido.
(Opcional) Acréscimo Preencha este campo caso queira que seja acrescido algum valor sobre o total devido, além dos valores de juros e multa já considerados.
Valor das demais parcelas Demonstra o valor que será gerado para as demais parcelas relacionadas ao acordo. Para isto, abaterá do valor total o valor da primeira parcela e dividirá o restante pela quantidade de parcelas restantes.
Data do primeiro vencimento Informe a data de vencimento da primeira parcela.
Qtd. de dias entre os vencimentos / Dia dos vencimentos
Se tiver sido selecionada a opção Dias corridos, informe a quantidade de dias que deverá haver entre os vencimentos das parcelas. Se tiver sido selecionada a opção Dia fixo, informe o dia do mês que deverá ser considerado para vencimento das parcelas.
Informe a conta da contra partida do lançamento do Acordo Informe o código da conta disponível na qual deverão ser efetuados os lançamentos de acordo.
Arquivo de Layout do Acordo Informe o layout do arquivo para emissão do termo de acordo.
O layout padrão é Acordo_2.0.rtm.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Clique em Avançar.
- (Opcional) Informe as testemunhas, informando nome, RG e CPF.
- Clique em Concluir.
- Imprima o termo de acordo e feche a tela de impressão.
- Confirme a baixa da cobrança por acordo.
- Informe como deverão ser geradas as cobranças referentes as parcelas de acordo.
- Clique em Gerar Cobrança.
- Marque se vai imprimir, visualizar ou enviar a cobrança por e-mail.
- Clique em Concluir.
Por Adiantamento
Por meio da opção Por Adiantamento é realizada a baixa adiantada das cobranças das unidades que estejam com a opção Baixa por Adiantamento assinalada com Sim na aba Cobrança do Cadastro de Unidades. As contas descritas na cobrança serão lançadas no movimento dos respectivos proprietários, mas a cobrança não será baixada, ficando no status Adiantado, aguardando o pagamento por parte do locatário.
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
- Clique em Baixa de Cobrança / Por Adiantamento.
- Selecione o proprietário e/ou a unidade e o período de vencimento ou indique somente o período de vencimento (poderão ser selecionadas apenas unidades configuradas para efetuarem baixa por adiantamento).
- Clique em Filtrar.
- Marque as cobranças.
- Clique em Adiantar.
- Informe se as cobranças deverão ser baixadas nas respectivas datas de vencimento ou de tolerância.
- No campo Forma de Pagamento informe o destino do pagamento, no banco ou na administradora, e também em qual conta bancária ou conta Caixa será creditado ou debitado o valor. Esta opção é habilitada apenas se a opção Trabalha integrado ao Financeiro esteja configurada como sim.
- Clique em Adiantar.