Ao cadastrar um Pedido de venda o sistema leva automaticamente os pedidos que estão com o status em Aberto <A> pro módulo Liberação de Pedidos.
Conforme a configuração, a liberação dos pedidos é realizado por dois setores da empresa:

  • Setor financeiro: realiza a análise da situação financeira do cliente. Caso haja algum título em atraso, o pedido poderá ser restrito pelo setor financeiro, por exemplo.
  • Setor comercial: verifica o limite de vendas para o cliente, podendo também incluir uma restrição no pedido de venda caso o valor correspondente ao pedido seja superior ao liberado para este cliente.


Ao realizar a liberação de um pedido de venda, a seleção automática de lote ou série será realizada conforme a configuração Preencher automaticamente as informações do lote/série, na liberação do pedido de venda, localizada no Configurador Bimer, em Faturamento/ Opções/ Pedido de venda/ Geral.

Por padrão, não é permitido liberar pedidos contendo itens com falta de vínculo ou de dados no cálculo de ICMS. Para desabilitar essa permissão, acesse o Cadastro Usuario e para o sistema Liberação de Pedidos em Assinatura eletrônica, desabilite o acesso Liberar pedido de venda sem cálculo de ICMS vinculado aos itens.


Liberar ou restringir pedido


Setor Comercial

  1. Clique sobre o Pedido para selecioná-lo, no painel principal do Liberação de Pedidos.

    Ao abrir o sistema, os pedidos são filtrados automaticamente conforme a pré-definição realizada no botão Empresa da configuração do sistema. Todavia, caso necessário, o sistema também permite filtrá-los utilizando o recuso Filtro de pedidos localizado no menu principal do sistema ou realizar uma busca específica através do recurso Localizar presente no quadro Pedidos.

  2. Realize a liberação comercial com base na informação exibida na coluna <Desconto excedido>:
    • Com a informação "Não": significa que o pedido do cliente não ultrapassou o desconto permitido para a venda. Neste caso o pedido poderá ser liberado sem restrições comerciais:
      1. Clique em Liberar (comercial), no menu principal.
      2. Informe o motivo da liberação.
      3. Clique em Ok

        Com a liberação financeira e comercial, o pedido será automaticamente apresentado com o status Liberado <L> no Pedido de Vendas (FatPedido).

         

    • Com a informação "Sim": significa que o pedido do cliente ultrapassou o desconto permitido para a venda. Neste caso, você poderá realizar a restrição comercial desse pedido: 

      Dica:

      Antes de restringir o pedido, consulte também os motivos de bloqueio do pedido. Esta análise permite verificar todos os títulos abertos e atrasados do cliente e, ainda, seu limite de crédito.

      1. Clique em Restringir (comercial), no menu principal.

      2. Informe o motivo da restrição.
      3. Clique em Ok.

        O recurso para restringir a liberação será habilitado somente se estiver marcada a opção Trabalha com liberação de pedidos pelo setor comercial localizada no Configurador Bimer, em Faturamento/ Pedido de venda/ Liberação. Após descrever o motivo da restrição, acesse os detalhes do pedido na aba Restrição para verificar os dados inseridos.


 

 

Setor Financeiro 

  1. Clique sobre o Pedido para selecioná-lo, no painel principal do Liberação de Pedidos.

    Ao abrir o sistema, os pedidos são filtrados automaticamente conforme a pré-definição realizada no botão Empresa da configuração do sistema. Todavia, caso necessário, o sistema também permite filtrá-los utilizando o recuso Filtro de pedidos localizado no menu principal do sistema ou realizar uma busca específica através do recurso Localizar presente no quadro Pedidos.

  2. Verifique na coluna <Situação do pedido> se possui estoque disponível para atender o pedido em questão.
  3. Clique em Análise Cadastral, no menu principal.
    1. Informe a data inicial para análise da maior venda.
    2. Clique em Calcular nos quadros Faturamento e Resumo.
    3. Realize uma análise da situação financeira do cliente.
  4. Realize a liberação financeira com base na informação exibida na coluna <Prazo médio excedido>:
    • Com a informação "Não": significa que o pedido do cliente não ultrapassou o prazo médio de pagamento das suas últimas compras. Neste caso o pedido poderá ser liberado sem restrições financeiras:
      1. Clique em Liberar (financeiro), no menu principal.
      2. Informe o motivo da liberação.
      3. Clique em Ok

        Após a liberação do financeiro, o pedido será automaticamente apresentado com o status Liberado <L> no Pedido de Vendas (FatPedido). Esta liberação é soberana, ou seja, caso o pedido seja liberado primeiramente pelo setor financeiro, já constará no módulo Pedido de Venda (FatPedido) como Liberado, dispensando a liberação pelo setor comercial.

    • Com a informação "Sim": significa que o pedido do cliente ultrapassou o prazo médio de pagamento das suas últimas compras. Neste caso, você poderá realizar a restrição financeira desse pedido:

      Dica:

      Antes de restringir o pedido, consulte também os motivos de bloqueio do pedido. Esta análise permite verificar todos os títulos abertos e atrasados do cliente e, ainda, seu limite de crédito.

      1. Clique em Restringir (financeiro), no menu principal.

      2. Informe o motivo da restrição.
      3. Clique em Ok.

        O recurso para restringir a liberação será habilitado somente se estiver marcada a opção Trabalha com liberação de pedidos pelo setor comercial localizado no Configurador Bimer em Faturamento/ Pedido de venda/ Liberação. Após descrever o motivo da restrição, acesse os detalhes do pedido na aba Restrição para verificar os dados inseridos.




Liberar múltiplos pedidos


O sistema não permite restringir múltiplos pedidos em uma única ação, seja comercial ou financeiramente. Isso se dá ao fato da necessidade de analisar, isoladamente, a situação cadastral de cada cliente em questão.

 

Setor Comercial

  1. Clique em Seleção de pedidos, no menu principal do Liberação de Pedidos.
  2. Dê um duplo clique nos pedidos para inseri-los ao quadro Pedidos selecionados.
  3. Clique em Liberar (Comercial), no menu principal.
  4. Informe o motivo de liberação.
  5. Clique em Ok

    Dica:

    Caso queira liberar todos os pedidos (comercial apenas) exibidos no quadro Pedidos, ou seja, sem precisar selecionar os pedidos para liberação, utilize o recurso Liberar lote (comercial). Desta forma, a liberação será realizada de forma otimizada, fazendo com que todos os pedidos listados sejam liberados em uma só vez.


Setor Financeiro

  1. Clique em Seleção de pedidos, no menu principal do Liberação de Pedidos.
  2. Dê um duplo clique nos pedidos para inseri-los ao quadro Pedidos selecionados.
  3. Clique em Liberar (Financeiro), no menu principal.
  4. Informe o motivo de liberação.
  5. Clique em Ok.