Ao cadastrar um Pedido de venda o sistema leva automaticamente os pedidos que estão com o status em Aberto <A> pro módulo Liberação de Pedidos.
Conforme a configuração, a liberação dos pedidos é realizado por dois setores da empresa:
- Setor financeiro: realiza a análise da situação financeira do cliente. Caso haja algum título em atraso, o pedido poderá ser restrito pelo setor financeiro, por exemplo.
- Setor comercial: verifica o limite de vendas para o cliente, podendo também incluir uma restrição no pedido de venda caso o valor correspondente ao pedido seja superior ao liberado para este cliente.
Ao realizar a liberação de um pedido de venda, a seleção automática de lote ou série será realizada conforme a configuração Preencher automaticamente as informações do lote/série, na liberação do pedido de venda, localizada no Configurador Bimer, em Faturamento/ Opções/ Pedido de venda/ Geral.
Por padrão, não é permitido liberar pedidos contendo itens com falta de vínculo ou de dados no cálculo de ICMS. Para desabilitar essa permissão, acesse o Cadastro Usuario e para o sistema Liberação de Pedidos em Assinatura eletrônica, desabilite o acesso Liberar pedido de venda sem cálculo de ICMS vinculado aos itens.
Liberar ou restringir pedido
Setor Comercial
Clique sobre o Pedido para selecioná-lo, no painel principal do Liberação de Pedidos.
Ao abrir o sistema, os pedidos são filtrados automaticamente conforme a pré-definição realizada no botão Empresa da configuração do sistema. Todavia, caso necessário, o sistema também permite filtrá-los utilizando o recuso Filtro de pedidos localizado no menu principal do sistema ou realizar uma busca específica através do recurso Localizar presente no quadro Pedidos.
- Realize a liberação comercial com base na informação exibida na coluna <Desconto excedido>:
- Com a informação "Não": significa que o pedido do cliente não ultrapassou o desconto permitido para a venda. Neste caso o pedido poderá ser liberado sem restrições comerciais:
Com a informação "Sim": significa que o pedido do cliente ultrapassou o desconto permitido para a venda. Neste caso, você poderá realizar a restrição comercial desse pedido:
Dica:
Antes de restringir o pedido, consulte também os motivos de bloqueio do pedido. Esta análise permite verificar todos os títulos abertos e atrasados do cliente e, ainda, seu limite de crédito.
- Informe o motivo da restrição.
Clique em Ok.
O recurso para restringir a liberação será habilitado somente se estiver marcada a opção Trabalha com liberação de pedidos pelo setor comercial localizada no Configurador Bimer, em Faturamento/ Pedido de venda/ Liberação. Após descrever o motivo da restrição, acesse os detalhes do pedido na aba Restrição para verificar os dados inseridos.
Setor Financeiro
Clique sobre o Pedido para selecioná-lo, no painel principal do Liberação de Pedidos.
Ao abrir o sistema, os pedidos são filtrados automaticamente conforme a pré-definição realizada no botão Empresa da configuração do sistema. Todavia, caso necessário, o sistema também permite filtrá-los utilizando o recuso Filtro de pedidos localizado no menu principal do sistema ou realizar uma busca específica através do recurso Localizar presente no quadro Pedidos.
- Verifique na coluna <Situação do pedido> se possui estoque disponível para atender o pedido em questão.
- Clique em Análise Cadastral, no menu principal.
- Informe a data inicial para análise da maior venda.
- Clique em Calcular nos quadros Faturamento e Resumo.
- Realize uma análise da situação financeira do cliente.
- Realize a liberação financeira com base na informação exibida na coluna <Prazo médio excedido>:
- Com a informação "Não": significa que o pedido do cliente não ultrapassou o prazo médio de pagamento das suas últimas compras. Neste caso o pedido poderá ser liberado sem restrições financeiras:
- Clique em Liberar (financeiro), no menu principal.
- Informe o motivo da liberação.
Clique em Ok.
Após a liberação do financeiro, o pedido será automaticamente apresentado com o status Liberado <L> no Pedido de Vendas (FatPedido). Esta liberação é soberana, ou seja, caso o pedido seja liberado primeiramente pelo setor financeiro, já constará no módulo Pedido de Venda (FatPedido) como Liberado, dispensando a liberação pelo setor comercial.
Com a informação "Sim": significa que o pedido do cliente ultrapassou o prazo médio de pagamento das suas últimas compras. Neste caso, você poderá realizar a restrição financeira desse pedido:
Dica:
Antes de restringir o pedido, consulte também os motivos de bloqueio do pedido. Esta análise permite verificar todos os títulos abertos e atrasados do cliente e, ainda, seu limite de crédito.
- Informe o motivo da restrição.
Clique em Ok.
O recurso para restringir a liberação será habilitado somente se estiver marcada a opção Trabalha com liberação de pedidos pelo setor comercial localizado no Configurador Bimer em Faturamento/ Pedido de venda/ Liberação. Após descrever o motivo da restrição, acesse os detalhes do pedido na aba Restrição para verificar os dados inseridos.
- Com a informação "Não": significa que o pedido do cliente não ultrapassou o prazo médio de pagamento das suas últimas compras. Neste caso o pedido poderá ser liberado sem restrições financeiras:
Liberar múltiplos pedidos
O sistema não permite restringir múltiplos pedidos em uma única ação, seja comercial ou financeiramente. Isso se dá ao fato da necessidade de analisar, isoladamente, a situação cadastral de cada cliente em questão.
Setor Comercial
- Clique em Seleção de pedidos, no menu principal do Liberação de Pedidos.
- Dê um duplo clique nos pedidos para inseri-los ao quadro Pedidos selecionados.
- Clique em Liberar (Comercial), no menu principal.
- Informe o motivo de liberação.
Clique em Ok.
Dica:
Caso queira liberar todos os pedidos (comercial apenas) exibidos no quadro Pedidos, ou seja, sem precisar selecionar os pedidos para liberação, utilize o recurso Liberar lote (comercial). Desta forma, a liberação será realizada de forma otimizada, fazendo com que todos os pedidos listados sejam liberados em uma só vez.