Além das configurações necessárias que devem ser realizadas para pleno funcionamento da aplicação, antes de iniciar sua utilização é importante definir também algumas configurações preferenciais de como o aplicativo deve se comportar.

  1. Clique em Configurações, no menu principal do Liberação de Pedidos.
  2. Nas abas seguintes informe os dados, incluindo os campos: 

    Geral  

    Nesta aba, além de optar pelas diversas configurações que impactarão no funcionamento do módulo, informe também o layout que será utilizado na impressão dos relatórios de pedidos.

    CampoDescrição
    Verifica forma de pagamento para liberação de pedidosCom esta opção marcada, o sistema exibirá somente os pedidos que não possuírem nenhuma das formas de pagamento configuradas Configurador do Ponto de Venda (FatPDVCfg), em Ferramentas/ Opções/ Pré-pedido/Pedido de venda/ Financeiro/ Informar as formas de pagamento para gerar os pedidos de venda com status <L>Liberado.
    Enviar spy de cancelamento para os representantes do pedidoCom esta opção marcada , caso o pedido de venda seja cancelado no sistema, a pessoa cadastrada como representante do pedido receberá um e-mail informando o cancelamento em questão.
    Realiza verificações automáticas para liberação pelo setor comercial

    Com esta opção marcada, o sistema realizará a liberação comercial de forma automática com base nas definições do usuário sobre as Alíquotas de tolerâncias para prazo e valor unitário.

    Permitir liberar pedidos com produtos que controlam série, mas que estão sem série informada

    Com esta opção marcada, o sistema permitirá que sejam liberados pedidos mesmo que hajam itens sem série informada. Esta série estará habilitada somente se o sistema estiver configurado para Trabalhar com o módulo Liberador de Documento localizado no Configurador Bimer, em Faturamento/ Opções/ Venda/ Liberação de documento.

    Visualizar somente pedidos que passaram pelo PDVCom esta opção marcada serão exibidos apenas os pedidos de venda que já tiveram seus pedidos registrados no PDV Alterdata. É usado em casos, por exemplo, de pedidos gerados liberados em lojas de móveis.
    Exibir desconto sobre o valor original no grid de itensCom esta opção marcada serão exibidos na aba Itens, localizado nos detalhes do pedido, o percentual e valor de desconto cedido sobre o valor original do produto.
    Informe abaixo o arquivo de som para que o sistema toque a cada novo pedido

    Selecione um arquivo de som que deve ser emitido pelo sistema como notificação da entrada de um novo pedido a ser liberado.

    Layout para relatório de pedidoSelecione o arquivo a ser utilizado para imprimir os relatórios de pedidos.
    Impressora para relatório de pedidosSelecione a impressora que será utilizada como padrão para imprimir os relatórios de pedidos.
    Adicional  

    As configurações nesta aba estarão disponíveis caso o sistema trabalhe com liberação de pedidos pelo setor comercial e com a análise de risco de lucratividade. A lucratividade é um indicador utilizado para apontar o ganho de uma empresa em relação à atividade que ela desenvolve. Ela aponta se o negócio está justificando ou não a operação, ou seja, se as vendas são suficientes para pagar os custos e as despesas e ainda gerar lucro.

    CampoDescrição
    Somente os usuários com a função exercida abaixo poderão liberar os pedidos (pelo comercial) que estejam com a análise de risco de lucratividade como BAIXASomente o usuário informado nesta configuração poderá liberar as compras dos clientes que tiveram seus pedidos bloqueados conforme variação da análise de risco de lucratividade, definida como BAIXA, localizada no Configurador Bimer  em  Faturamento / Opções / Venda / Análise de risco de lucratividade .
    Somente os usuários com a função exercida abaixo poderão liberar os pedidos (pelo comercial) que estejam com a análise de risco de lucratividade como MUITO BAIXASomente o usuário informado nesta configuração poderá liberar as compras dos clientes que tiveram seus pedidos bloqueados conforme variação da análise de risco de lucratividade, definida como MUITO BAIXA, localizada no Configurador Bimer  em  Faturamento / Opções / Venda / Análise de risco de lucratividade .
    Aguardar um segundo antes de atualizar as informações de cada pedido

    Com esta opção marcada, a cada segundo o sistema irá atualizar as informações de cada pedido apresentado na tela. Esta configuração é utilizada quando, por exemplo, a empresa possui muitos pedidos e ao trocar de um pedido para o outro o sistema não demore para carregar as atualizações.

    A atualização das informações de cada pedido ocorrerá a cada segundo, porém a atualização dos Pedidos, ou seja, o incremento de novos pedidos a serem liberados no sistema, ocorrerá dentro do tempo estipulado em minutos no botão Empresas, localizado nas opções do sistema.

    Não calcular a quantidade em estoque dos itens do pedidoCom esta opção marcada, o sistema não irá calcular a quantidade em estoque e, no quadro Pedidos, na coluna < Situação do pedido> , será exibida a legenda "Sem estoque".
    Exibir painel de característicasPermite visualizar a(s) característica(s) da pessoa selecionada na tela principal do aplicativo.
    Monitoramento de Pedidos  

    Nesta aba, em Monitoramento de pedidos e Monitoramento de Orçamentos, você define o(s) usuário(s) que terá acesso à fase de monitoramento no que se difere ao tipo de pedido de venda. Ou seja, o quadro principal é alterado, por exemplo, para Orçamento quando é configurado um usuário para "Monitoramento de orçamento" e faz login no sistema como o mesmo. Seguindo o exemplo, os pedidos listados neste quadro são filtrados automaticamente pelo seu tipo de pedido de venda, exibindo somente os pedidos cujo tipo sejam orçamentos.

  3. Clique em Empresas.
    1. Informe o número em minutos para realização da atualização dos Pedidos no sistema.
    2. Selecione a Empresa para a qual terão seus pedidos exibidos na tela principal do sistema. 

      Esta configuração serve apenas para simplificar a exibição dos pedidos limitada a uma determinada empresa. Todavia, pode ser selecionada outra empresa sempre que necessário nas opções do Filtro de Pedidos, localizado no menu principal do sistema.

    3. (Opcional) Marque a opção Imprimir automaticamente os pedidos que foram impressos para arquivo pelo Delivery.

  4. Clique em Ok