O ISS-Easy foi desenvolvido para ser integrado a qualquer aplicativo de gestão, fazendo todo o trabalho de comunicação com os serviços web disponibilizados pelas prefeituras para geração de Notas Fiscais de Serviços Eletrônica. Uma vez concebido para trabalhar em conjunto com outras aplicações, estas deverão gerar arquivos .xml de envio e de cancelamento de notas fiscais num formato padrão, que em seguida serão convertidos e enviados no formato específico de cada prefeitura.
Para isto, utilizam-se DLL's desenvolvidas para cada prefeitura, que convertem, assinam, enviam e recebem o retorno das prefeituras. Estes retornos podem conter a nota já processada, rejeitada ou a confirmação do cancelamento ser for o caso.

A finalidade deste espaço é definir uma visão geral do modelo operacional do sistema, apresentando a proposta do aplicativo ISS-Easy  contendo as seguintes informações:

Descrição Simplificada do Modelo Operacional


A empresa emissora de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)  gera um arquivo eletrônico "RPS" contendo as informações fiscais do serviço prestado, que deve ser assinado digitalmente, transformando este arquivo em um documento eletrônico nos termos da legislação brasileira, de maneira a garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor. Este arquivo eletrônico será transmitido pela Internet para a prefeitura do contribuinte, que, após a validação das informações, gera a NFS-e.

Após a geração da NFS-e, a prefeitura disponibilizará a consulta através da Internet para o destinatário e outros legítimos interessados.

Modelo operacional ISS-Easy

Fluxo de envio e autorização do arquivo da NFS-e (.XML)


Fluxo Operacional ISS-Easy (xml)


Fluxo de envio e autorização do arquivo da NFS-e (.TXT)


Fluxo Operacional ISS-Easy (txt)