Os grupos são utilizados no IShop e no Shop para agrupar e classificar os produtos da sua empresa facilitando, posteriormente, as análises e controles gerenciais.

Conceito Grupo e Família

As famílias também são utilizadas para agrupar e classificar os produtos, mas funcionam independente do cadastro de grupo, possibilitando criar uma segunda classificação e podem ser utilizadas como um detalhamento do grupo.

Exemplo!

Numa loja de roupas, a cada estação é necessário realizar uma análise do mesmo período no ano anterior para efetuar o pedido dos produtos da nova coleção para a fábrica.

No entanto, a análise será feita pelo tipo de produto e não item por item. Sendo assim, é necessário saber quantas calças, bermudas e blusas foram vendidas e, dessa forma, realizar o cadastro de grupo e família conforme abaixo:

CadastroDescrição
GrupoBermuda
GrupoCalça
GrupoBlusa
GrupoCamiseta
FamíliaJeans
FamíliaSarja
FamíliaEsporte
FamíliaPolo
FamíliaEsporte
FamíliaComum

Ao cadastrar os produtos abaixo, informaremos os seguintes grupos e famílias:

ProdutoGrupoFamília
Bermuda FloridaBermudaSarja
Bermuda Fabricante A BasketBallBermudaEsporte
Bermuda Fabricante B BasketBallBermudaEsporte 
Bermuda Jeans Azul Fabricante ABermudaJeans
Bermuda Jeans Azul Fabricante CBermudaJeans
Calça Jeans Fabricante ACalçaJeans
Calça Jeans Fabricante CCalçaJeans
Calça de Sarja Fabricante CCalçaSarja
Calça de Sarja Fabricante BCalçaSarja
Camisa Polo Básica Fabricante ACamisaPolo
Camisa Polo Básica Fabricante BCamisaPolo
Camisa Time ACamisaEsporte
Camisa Time BCamisaEsporte
Camisa de Algodão Fabricante ACamisaComum

Ao final do período, realizaremos análises gerenciais selecionando, agrupando ou filtrando pelo grupo e família como, por exemplo, o relatório abaixo:

GrupoFamíliaTotal Vendido
Bermuda30

Sarja15

Jeans5

Esporte10
Calça40

Jeans22

Sarja28
Camisa63

Esporte33

Comum20

Polo10

 

Cadastrar Grupo 

  1. Clique na aba Produtos e Serviços, na tela principal do IShop.
  2. Clique no menu Cadastro de Produtos.
  3. Selecione a opção Grupos.

    Atenção!

    Se for um ambiente de rede de lojas, as inclusões e alterações realizadas no cadastro implicarão em alterações no modo de operação das suas lojas.
    Certifique-se de que as alterações realmente são necessárias e que estas estejam corretas.

  4. Clique em Novo para preencher o cadastro.

    CampoDescrição
    SiglaDigite a sigla que identificará o grupo de produtos que será cadastrado.
    Código de Classificação
    (Opcional) 

    Por meio deste campo, o usuário pode criar classificações para os seus grupos para que seja possível emitir relatórios e fazer consultas agrupadas, colocando grupos que possuam algum parentesco em uma mesma apresentação.

    Exemplo:

    Um grupo chamado Material de Limpeza com a classificação 01-00;
    Um grupo chamado Detergentes com a classificação 01-01;
    Um grupo chamado Desinfetantes com a classificação 01-02.

    Alíq. Lucro (%)
    (Opcional) 

    Informe a alíquota de lucro padrão esperada para o grupo. 

    Esta alíquota será utilizada inclusive no cálculo de preço de venda efetuado pelo Reajuste de Preços, pois, se no cadastro do produto não tiver nenhuma alíquota de lucro, o sistema utilizará a do grupo como sendo a do produto.

    Alíq. Comissão (%) (Opcional)Caso a opção Habilita Alíquota de Comissão por Grupo de Produtos, localizada em Configurações e Manutenção / Opções / Comissão/Royalties / Comissão esteja marcada, o sistema permite que exista uma alíquota de comissionamento no grupo que não será prioritária frente à alíquota de comissão no produto.
    Descrição

    Digite o nome do grupo que será cadastrado.

    Evite o uso de abreviações, isso minimizará a possibilidade de cadastros duplicados e contribuirá para o funcionamento adequado do recurso de localização.

    DescriçãoInforme a descrição que identificará o grupo em diversos relatórios do sistema.
    Qt. Máxima
    (Opcional) 

    Esta quantidade é o ponto máximo que um produto pode ter em estoque. Quantidades acima da definida neste ponto indicarão que existem itens demais (excesso em estoque), situação que pode ser sanada através de uma promoção ou algo parecido para baixar o estoque.

    Qt. Mínima
    (Opcional) 

    Esta quantidade indicará o ponto de recompra. Quando o estoque ficar abaixo dessa quantidade, deve ser feito um pedido para que o estoque volte ao máximo, ou seja, é o ponto flutuante do estoque que ficará entre o Mínimo e o Máximo.

    Qt.Crítica
    (Opcional) 

    Esta quantidade será o limite crítico que o estoque poderá baixar até o reabastecimento do produto que, certamente, já está comprado neste momento, mas que ainda não foi entregue pelo fornecedor. Ao chegar neste ponto, já existe o risco da falta do produto em estoque.

    Alíquota de Royalties de Compra
    (Opcional)  

    Preencha a alíquota desejada para utilizar o recurso de Royalties de compra por grupo de produtos.

    Esta alíquota será usada quando o produto não possuir alíquota própria nos relatórios que apuram Royalties de compra. Esta opção influenciará:

    1 - Na baixa de Pedido de Compras quando marcado para gerar títulos de Royalties;
    2 - No relatório de Royalties na Movimentação para que a alíquota do grupo seja considerada. 

    Observação
    (Opcional)  
    Digite a observação desejada que, por ventura, seja necessária para o grupo que será cadastrado.
    Modelo de Dados Fiscais
    (Opcional) 

    Informe o modelo de dados fiscais que será vinculado aos produtos deste grupo.

  5. (Opcional) Para vincular uma imagem ao grupo, siga os passos:

    1. Clique na aba Imagem.

    2. Clique em Localizar imagem .

    3. Localize e selecione a imagem desejada.

    4. (Opcional) Marque a opção Ajustar Tamanho da Imagem.

    5. Clique em Abrir.

      Para remover a imagem do Cadastro de Grupo, clique em .

  6. Clique em Gravar.

Cadastrar Família 

  1. Clique na aba Produtos e Serviços, na tela principal do IShop.
  2. Clique em Cadastro de Produtos.
  3. Selecione a opção Famílias.

    Atenção!

    Se for um ambiente de rede de lojas, as inclusões e alterações realizadas no cadastro implicarão em alterações no modo de operação das suas lojas.
    Certifique-se de que as alterações realmente são necessárias e que estas estejam corretas.

  4. Clique em Novo.
  5. Preencha os dados da família.

    CampoDescrição
    SiglaInforme a sigla que identificará a família do produto que será cadastrada.
    Família

    Informe a descrição (nome) da família a ser cadastrada.

    Evite o uso de abreviações, isso minimizará a possibilidade de cadastros duplicados e contribuirá para o funcionamento adequado do recurso de localização.

    (Opcional) Modelo de Dados Fiscais

    Informe o modelo de dados fiscais que será vinculado aos produtos desta família.

  6. Clique em Gravar.