O ISS-Easy é um sistema que facilita a comunicação com os serviços web disponibilizados pelas prefeituras, afim de emitir as Notas Fiscais de Serviços Eletrônica(NFS-e).

O mesmo foi concebido para ser integrado a qualquer aplicativo de gestão, fazendo todo o trabalho de comunicação com os serviços web disponibilizados pelas prefeituras para geração das Notas Fiscais de Serviços Eletrônica, para isto basta que a aplicação de gestão gere arquivos .XML com as informações para geração ou cancelamento das notas no padrão ABRASF¹. O ISS-Easy fará a conversão de dados para a cidade necessária, caso esta cidade já tenha sido desenvolvida pela Alterdata. Verifique os XML's retornados pelo ISS-Easy, quando a nota será processada (autorizada), rejeitada, ou confirmada o cancelamento, se for o caso.


Funcionamento do ISS-Easy

ABRASF¹ - O modelo nacional de integração com as prefeituras foi concebido através de reuniões das áreas de Negócio e Tecnologia da Informação com os representantes dos municípios integrantes da Câmara Técnica da Associação Brasileira de Secretários e Dirigentes das Finanças dos Municípios das Capitais (ABRASF). O modelo nacional de integração é sugerido para as prefeituras, porém estas podem adotar layouts e tecnologia mais apropriada.

O ISS-Easy foi concebido para trabalhar em conjunto com outras aplicações, estas aplicações deverão gerar os arquivos .XML de envio e de cancelamento da nota fiscal, no padrão ABRASF, nas pastas especificadas a seguir. O funcionamento do ISS-Easy consiste basicamente em ler os arquivos XML contendo os lotes de RPS² localizados na pasta pendente, modificá-los afim de que fiquem compatíveis com a prefeitura para onde estes serão enviados, utilizando para isto dll's desenvolvidas para cada prefeitura, assiná-los digitalmente e após isto enviá-los devidamente formatados ao WebService da prefeitura desejada. Veja no quadro abaixo:

Principais cidades homologadas pelo ISS-Easy
Versão 1.0

Belo Horizonte
Minas Gerais
Rio de Janeiro
Teresópolis

Versão 2.0Aracaju
Belo Horizonte
Fortaleza
João Pessoa
Niterói
Rio de Janeiro
Salvador
São Paulo
Sorocaba
Teresópolis

Antes de iniciar a instalação do ISS-Easy certifique-se que a máquina que está sendo instalada é a mesma que possui o certificado digital para a emissão das notas fiscais de serviços eletrônica(NFS-e). Lembrando que qualquer usuário pode realizar o envio das notas, para isso o sistema tem que estar devidamente configurado e apontado para os diretórios corretos como veremos no decorrer deste artigo.

A lista de cidades homologadas está sempre em constante alteração, por isso se sua cidade não se encontra na lista acima entre em contato com o suporte para se certificar.
RPS²- O Recibo Provisório de Serviços (RPS), é um documento de posse e responsabilidade do contribuinte, que deverá ser gerado pela aplicação local, possuindo uma numeração sequencial crescente e devendo ser enviado para a prefeitura no prazo estipulado pela legislação tributária municipal a fim de que seja transformado em NFS-e.

Instalação do ISS-Easy

  1. Execute o instalador do ISS-Easy para começar a instalação, clique em "Avançar" para dar continuidade.
  2. Na tela seguinte selecione o diretório para instalação do ISS-Easy.

    O diretório padrão recomendado de instalação é "C:\Arquivos de programas\Alterdata\ISS-easy" e este caminho já vem preenchido no instalador.

  3. Clique em "Avançar" para dar continuidade e concluir a instalação.

    Nesta tela o Instalador trará um resumo informando o diretório de instalação, clique em "Instalar" para começar a instalação do módulo.


Configuração do ISS-Easy

  1. Acesse o diretório de instalação, execute o "ISSEasy.exe" e como é a primeira vez que inicializamos o módulo o sistema irá apresentar a mensagem abaixo. Clique em "OK" para prosseguir.
  2. Realize as configurações.

    Diretório Raiz - Informar o diretório que será utilizado no processamento e armazenamento dos XML's e PDF's, o diretório padrão é "\Arquivos de programas\Alterdata\ISS-easy\DadosISSEasy". Será criada uma estrutura de diretórios.

    Diretórios
    BackupDiretório onde serão criados o backup dos arquivos xml's enviados para o Web Service da prefeitura caso o sistema esteja configurado para isto.
    Envio\Cancelamento\PendenteEste é o diretório onde serão lidos os arquivos XML contendo o cancelamento das notas fiscais de serviços eletrônica para que sejam envidas, onde este XML deverá estar no padrão ABRASF.
    Envio\RecepcaoNFSe\AssinadaEste é um diretório transitório onde serão gravadas as notas assinadas antes de serem enviadas aos web services das prefeituras. Este diretório é utilizado internamente pelo ISS-Easy. 
    Envio\RecepcaoNFSe\PendenteEste é o diretório onde serão lidos os arquivos XML contendo os lotes de RPS para envio as prefeituras. É neste diretório que as aplicações que emitem notas fiscais de serviço deverão gerar o XML contendo os lotes de RPS, no padrão ABRASF.
    Envio\RecepcaoNFSe\RecibosEste diretório é transitório e utilizado internamente pelo ISS-Easy e serve para guardar os XML's retornados pela prefeitura contendo o protocolo de processamento dos RPS's enviados.
    LogDiretório utilizado para gravar os arquivos de log das operações efetuadas pelo ISS-Easy.
    Recebimento\cancelamento\AutorizadoDiretório onde serão gerados os XML's de retorno dos Web Services das prefeituras com a confirmação do cancelamento das notas fiscais.
    Recebimento\cancelamento\RejeitadoDiretório onde serão gerados os XML's de retorno dos Web Services das prefeituras com a Rejeição da solicitação do cancelamento das notas fiscais.
    RecepcaoNFSe\AutorizadaDiretório onde serão gerados os XML's contendo as notas fiscais já autorizadas pela prefeitura. Neste diretório também será gerado o arquivo PDF contendo um espelho da nota fiscal conforme o layout pré estabelecido.
    RecepcaoNFSe\RejeitadaDiretório onde serão gerados os XML's de retorno dos Web Services das prefeituras com a Rejeição de um RPS enviado. Neste XMLconstará o motivo da rejeição do RPS.


    Abaixo segue uma breve explicação de cada diretório:

    Configurações existentes dentro do ISS-Easy
    Intervalo Execução Agente(em segundos)É o intervalo de tempo em que será efetuada a comunicação com o WebService da prefeitura.
    Quantidade de documentos a serem enviados em um único blocoInformar a quantidade de documentos máxima que o ISS-Easy irá efetuar o envio em um único bloco, ou seja, a cada comunicação com o Web Service da prefeitura o ISS-Easy irá enviar X documentos.
    Tempo de espera para a resposta do web service(em segundos)É o tempo em que o ISS-Easy irá esperar ao se comunicar com o Web Service antes de rejeitar uma nota fiscal, pois podem haver problemas de sobrecarga nos servidores da prefeitura.
    Aglutinar RPS's em lotes ao enviar para o web service

    Ao marcar esta opção o sistema irá aglutinar as notas em um só lote e irá realizar o envio deste lote para a prefeitura, ao marcar esta opção o campo abaixo 'Tamanho máximo do arquivo de lote' ira habilitar e poderá ser informado o tamanho máximo do lote que será gerado. Esta opção pode ser utilizada quando existir uma quantidade diária muito grande de notas a serem emitidas.

    A aglutinação máxima será feita até o arquivo alcançar o limite de 500k, que é próximo ao limite aceito pelas prefeituras, caso ultrapasse este limite o sistema irá criar outro arquivo e assim por diante.
    Esta opção só é recomendada quando a movimentação de notas diárias for muito grande, pois quando uma RPS contido no lote é rejeitado, o lote inteiro é rejeitado.

    Mostrar Status de ExecuçãoAo marcar esta opção o ISS-Easy irá mostrar um "pop-up" no canto inferior direito, informando o usuário em que momento a nota se encontra no processo de autorização.
    Iniciar o Agente com o agendamento ativadoAo marcar esta opção, o ISS-Easy será inicializado com o seu agendamento ativado, ou seja, estará pronto para realizar o envio de novas notas e das notas que se encontrarem pendentes.
    Fazer backup dos arquivos pendentes(arquivos sem assinatura) Ao marcar esta opção o sistema irá realizar um Backup de cada nota que será enviada para a Prefeitura. O XML da nota ficará no diretório "DadosISSEasy\Backup".

    Após realizar a Configuração Inicial iremos realizar o cadastro da(s) empresa(s) que irá(ão) trabalhar com o envio de NFS-e.
    Ao gravar as configurações o ISS-Easy ficará aberto minimizado no canto inferior direito ao lado do relógio do Windows , representado pelo ícone 
    .


  3. Clique com o botão direito do mouse e vá em "Empresas".
  4. Clique em "Novo" para cadastrar uma nova empresa.
  5. Na aba "Dados Gerais" configure as informações da Empresa que irá realizar o envio das NFS-e e alguns pontos importantes que citarei abaixo.

    Tela
    Arquivo rtm da NFS-eInformar o arquivo rtm que será modelo para impressão da nota fiscal, gerando assim o Danfe. Junto com a instalação vem um modelo padrão que pode ser verificado no diretório de instalação em '\Arquivos de programas\Alterdata\ISS-easy\DadosISSEasy\LayoutNFSE\modelo.rtm'
    Logotipo da EmpresaLogotipo que será impresso no Danfe da nota fiscal de serviço. Efetue um duplo clique no quadrado e selecione a imagem no padrão 80x80 para o logotipo da empresa.
    AmbienteAlgumas prefeituras disponibilizam um ambiente de homologação para que os envios de notas fiscais eletrônicas possam ser testados antes do sistema entrar em produção. Neste caso existem duas opções que podem ser selecionadas, são elas (Homologação e Produção). Lembrando que o ambiente de homologação serve exclusivamente para testes, não tendo valor fiscal nenhum as notas emitidas através deste ambiente.
    Selecionar CertificadoSelecionar o certificado que está instalado na máquina referente ao envio de NFS-e. Segue na imagem abaixo a tela que irá abrir ao clicar nesta opção.
  6. Na aba "Adicionais" iremos realizar as seguintes configurações.

    Adicionais
    Arquivo de integração do municípioInformar o arquivo de integração do município .dll referente à cidade da Empresa prestadora do Serviço. O arquivo pode ser localizado no diretório de instalação que por padrão é "C:\Arquivos de programas\Alterdata\ISS-easy".
    Logotipo da PrefeituraLogotipo que sairá no Danfe da nota fiscal de serviço.
    Endereço do Web Service(Ambiente de Homologação e Produção)Informar o endereço do Web Service da prefeitura do prestador do Serviço, conforme cidade da empresa que irá realizar o envio das NFS-e. 

    Segue lista de alguns Web Services que deverão ser confirmados se permanecem os mesmos:

    Web Services
    Teresópolis 
    Homologação:https://www1.webiss.com.br/rjteresopolis_wsNFSe_homolog/NfseServices.svc
    Produção:https://www1.webiss.com.br/rjteresopolis_wsNFSe/NfseServices.svc
    Site da Prefeitura: http://www1.webiss.com.br/rjteresopolis/Autenticacao.aspx?ReturnUrl=%2frjTeresopolis%2fdefault.aspx
    Rio de Janeiro
    Homologação: https://homologacao.notacarioca.rio.gov.br/WSNacional/nfse.asmx
    Produção: https://notacarioca.rio.gov.br/WSNacional/nfse.asmx
    Site da Prefeitura: https://notacarioca.rio.gov.br/capa.aspx
    Belo Horizonte
    Homologação: https://bhisshomologa.pbh.gov.br/bhiss-ws/nfse?wsdl. 
    Produção: https://bhissdigital.pbh.gov.br/bhiss-ws/nfse?wsdl.
    Site da Prefeitura: http://www.pbh.gov.br/bhissdigital/portal/index.php
    Fortaleza
    Homologação: https://homologacao.issfortaleza.com.br/ServiceGinfesImpl?wsdl
    Produção: https://producao.issfortaleza.com.br/ServiceGinfesImpl?wsdl
    Site da Prefeitura: http://www.issfortaleza.com.br/portal/index.cfm
    João Pessoa
    Homologação: https://producao.ginfes.com.br/ServiceGinfesImpl?wsdlProdução:https://producao.ginfes.com.br/ServiceGinfesImpl?wsdl
    Site da prefeitura: http://joaopessoa.ginfes.com.br/
    Niterói
    Homologação: https://www3.webiss.com.br/rjniteroi_wsNFSe_homolog/NfseServices.svc
    Produção: https://www3.webiss.com.br/rjniteroi_wsNFSe/NfseServices.svc
    Site da Prefeitura: http://www3.webiss.com.br/RJNiteroi/Autenticacao.aspx?ReturnUrl=%2fRJNiteroi%2fdefault.aspx
    Sorocaba
    Homologação: http://treinamento.dsfweb.com.br/WsNFe2/LoteRps.jws?wsdl
    Produção: http://www.issdigitalsod.com.br/WsNFe2/LoteRps.jws
    Site da Prefeitura: http://www.issdigitalsod.com.br/nfse/
    São Paulo
    Produção: https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/ws/lotenfe.asmx?WSDL
    Site da Prefeitura: http://nfpaulistana.prefeitura.sp.gov.br/index.asp
    Após realizar as configurações, para verificar se está tudo certo é possível realizar testes de conexão.
  7. Clique novamente com o botão direito no ícone do ISS-Easy vá em "Testar Conexão" veja que possui 2 testes de conexão:

    • Alterdata - Este teste irá verificar a conexão com o Web Service da Alterdata e se tudo estiver correto, apresentará a seguinte mensagem:
    • Prefeitura (Teste com browser) - Este teste irá verificar a conexão com o Web Service da Prefeitura. Primeiro irá aparecer uma tela pedindo para informar o PIN do certificado(Fig.A) e se tudo estiver certo, irá apresentar uma mensagem.


Configure o sistema de gestão para que faça a geração do XML no diretório "\DadosISSEasy\Envio\RecepcaoNFSe\Pendente". Uma vez nesta pasta e o ISS-Easy ativo, o mesmo realizará o envio dessas notas para a prefeitura, assim que receber o retorno o mesmo colocará os arquivos na pasta "\DadosISSEasy\Recebimento\RecepcaoNFSe\Autorizada" ou "\DadosISSEasy\Recebimento\RecepcaoNFSe\Rejeitada" dependendo do status da nota.