SPED Contribuições - Como gerar o arquivo SPED Contribuições no Sistema Fiscal

Neste arquivo veremos o passo a passo para geração do arquivo Sped Contribuições. 

Autor do artigo: Leolopes.sup.pack

1º Passo: O que é o SPED Contribuições e qual a obrigatoriedade de entrega?


A  EFD-Contribuições tem por objetivo fazer a  escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não cumulatividade. 

Em regra, a periodicidade de apresentação é mensal e deve ser enviado até o 10º (décimo) dia útil do segundo mês subsequente ao de referência da escrituração.


O módulo SPED Contribuições realiza a exportação dos dados em formato do arquivo SPED Contribuições para a validação do Programa Validador e Assinador (PVA) Escrituração Fiscal Digital (EFD)-Contribuições.

2º Passo: Configurações no cadastro da empresa


Para geração do arquivo no Sistema Fiscal, acesse:

  1. Aba Cadastros > Empresas e localize a empresa;
  2. Vá até a aba Área Federal > Sub aba SPED Contribuições;
  3. Cadastre o ano, após preencha os campos e clique em Gravar

Após estas configurações, deve escriturar as notas em seu movimento. Lançando de forma manual ou através da importação. 

Caso tenha duvidas, temos um material com o passo a passo sobre importação de Nota Fiscal Eletrônica e Notas de Serviço.

Após estas configurações, basta gerar o arquivo, conforme passo a passo abaixo.

3º Passo: Configuração e geração de Guias 


O SPED Contribuições exige a emissão das guias relativas aos valores apurados. Para realizar a configuração: 

  1. Acesse a aba Cadastro > Empresas, vá a aba Aliq. Federais Sub aba PIS/COFINS;
  2. Informe a Incidência Tributária e selecione as Guias de PIS/COFINS, caso não possua as mesmas cadastradas, clique aqui e veja como cadastrar;
  3. Após preencha Base e Alíquota e feito isto, clique em Gravar

Após a configuração, você deve gerar as Guias:

  1. Acesse a aba Federal > DARF > DARF;
  2. Selecione Empresa e Período e marque PIS e COFINS;
  3. Feito isto, basta gerar as guias. 

4º Passo: Geração e Importação do arquivo gerado no validador da RFB


  1. Acesse aba Federal >SPED Contribuições >SPED Contribuições;
  2. Na tela  Opções para a geração do SPED  deve preencher todos os campos;
  3. Para isto, informe Período e Tipo da Declaração;
  4. No campo "Informe o local para geração do(s) arquivo(s)" deve selecionar onde deseja que o arquivo seja gerado para importação no PVA. Para facilitar a validação desse arquivo, recomendamos que selecione o diretório C:\. 
  5.  Em seguida clique em Avançar.

Feito isto, basta importar o arquivo gerado no Validador.

Você pode baixar o validador clicando aqui.  

Para realizar  a importação:

  1. Abra o validador e clique no botão  "Importar Escrituração Fiscal"; 
  2. Após selecionar o arquivo, o validador vai fazer a leitura dos dados e verificar se há erros.

    • Erros de estrutura: Impossibilita a leitura do arquivo, está fora do layout exigido pela RFB, campos gerados com tamanho inválido, entre outros. O validador vai detalhar os campos que contém as inconsistências 
    • Erros da validação: Inconsistência nas informações cadastrais e escrituradas no movimento, valor de PIS e Cofins não batendo com o do movimento, falta de informações do contador, entre outros. Caso o arquivo tenha erros de validação, será apresentada uma tela com o detalhamentos dos erros.