Autor do artigo: Alansilva.sup.pack
O que é o evento - R-1000 - Informações do Contribuinte
O evento: R1000 é o evento responsável por cadastrar a empresa na Reinf . No geral, podemos dizer que o evento R-1000 é o responsável por levar as informações mais básicas do cadastro da empresa bem como as informações da softwareHouse (Empresa responsável pelo software que está gerando o Reinf).
Quando será gerado o evento R-1000 no SPED Reinf ?
Este evento será enviado na carga inicial da empresa. Vale ressaltar que este evento é gerado pela RAIZ do CNPJ, sendo assim, empresas que possuem filiais devem informar um único R-1000 com o cadastro geral o envio dos demais registros vão ser feitos através da configuração do sistema.
Como gerar a carga inicial do REINF?
1º Passo: Configurar Empresa
- Acesse aba Cadastro → Empresas → Selecionar a empresa → Aba Área Federal → SPED Reinf.
No campo Tipo de Ambiente, será necessário informar o tipo 1 - REAL.
Ao selecionar o ambiente de produção ( Real ) não será mais possível retornar ao ambiente de Teste!
- Faça o preenchimento das demais informações para a geração da carga inicial, registro R-1000.
- Selecione a Classificação Tributária de acordo com cada empresa.
Caso sejam selecionados os códigos de Classificação:
60 - Missão Diplomática ou Repartição Consular de carreira estrangeira, será habilitada a opção: Acordo Internacional para isenção de multa
85 - Ente Federativo, Órgãos da União, Autarquias e Fundações Públicas, será habilitada a opção de informar se o órgão público é Ente Federativo Responsável pelo CNPJ ou não. Onde ao se marcar a opção Não, deverá ser informado o CNPJ do Ente Responsável.
Por meio da opção "Processos Administrativos→Judiciais", é possível realizar a inclusão de cadastros referentes a processos judiciais e administrativos que influenciam no cumprimento das obrigações tributárias principais e acessórias.
Caso seja necessário configurar o envio de Processos Administrativos/Judiciais (R-1070), clique aqui e veja uma dica.
- Grave o cadastro.
OBS: Somente após esse procedimento o usuário poderá efetuar a geração dos eventos periódicos.
Caso a empresa já tenha feito a entrega da Carga Inicial por outro sistema(SoftHouse), (Clique aqui e saiba como configurar).
Junto a Carga Inicial, deverão ser enviadas informações da empresa desenvolvedora da aplicação que gera os arquivos transmitidos para o ambiente nacional do SPED Reinf. Sendo assim, se anteriormente a empresa efetuou o envio da Carga Inicial por meio de outro software, deverá ser enviado um novo evento, do tipo ALTERAÇÃO, contendo as informações da nova SoftHouse.
2º Passo: Gerar a carga inicial do SPED Reinf
Depois de configurar a empresa em seu cadastro para enviar o SPED Reinf. Siga os passos abaixo:
- Acesse a aba "Federal / SPED Reinf / SPED Reinf".
Em Opções de Geração, selecione o tipo Carga inicial e avance.
- Informe o código da empresa que deseja realizar o envio do SPED Reinf e avance.
- Em seguida, poderá verificar se o Certificado digital foi configurado corretamente para a empresa, e/ou realizar a edição do mesmo. (Clique aqui e saiba como configurar o certificado digital)
- Clique sobre o botão "Concluir", será gerado um relatório sobre a geração dos eventos da Carga Inicial.