REINF - Como enviar o REINF pelo Fiscal para empresas que já enviaram por fora do sistema?



Enviado direto no site e-CAC, como proceder ?


Nosso primeiro passo é conferir o envio do evento no eCAC. Para isso: 

  1. Acesse o Portal e-CAC com o certificado digital;
  2. Clique em "Declarações e Demonstrativos" e depois em "Acessar EFD-Reinf";
  3. No menu do ambiente Reinf, vá nos registros já enviados;
  4. Localize o evento enviado e Verifique o numero do recibo do evento;
  5. Após, vamos no Fiscal;
  6. Gere os eventos novamente;
  7. Depois acesse a Central SPED Reinf, informe a empresa e período. clique em Filtrar;
  8. Dar um duplo clique sobre o evento rejeitado para abrir o "Visualizador de Arquivo"  onde deverá incluir o recibo no campo "Número de Recibo", informe o mesmo que está no site e clique em confirmar (seleção)




O envio foi feito por outro sistema, como proceder?


Se a carga inicial de uma empresa foi gerada em outro sistema, antes de gerar o Reinf pelo Sistema Alterdata, será necessário fazer o fechamento do R1000 referente ao outro software dentro do ECAC.

Após o fechamento do R-1000 no e-cac, deverá marcar a opção de Empresa enviou SPED-Reinf em outra software house e preencher com a data de fechamento que o R-1000 teve dentro do ecac.
Dessa forma, quando gravar o cadastro da empresa o sistema vai gerar automaticamente um evento de inclusão com a data do mês subsequente a data informada no cadastro da empresa, campo Fim da Validade


Nesse caso não deve ser gerado manualmente o R-1000 em Federal > SPED-Reinf > SPED - Reinf.