Neste arquivo veremos como realizar o envio dos eventos periódicos, logo após o envio da Carga Inicial no Sped Reinf.
Autor do artigo: Daiana.sup.pack
Geração dos Eventos Periódicos
Acesse a aba Federal → SPED Reinf → SPED Reinf;
Em "Opções para Geração", selecione o tipo de envio Eventos Periódicos, informe o Período e clique em Avançar;
Informe o Código da Empresa que deseja realizar o envio do SPED Reinf e avance;
Em seguida, poderá verificar se o Certificado digital foi configurado corretamente para a empresa, e/ou realizar a edição do mesmo;
Clique sobre o botão "Processar", após isso será gerada a lista com os Eventos Periódicos a serem gerados, com base nos movimentos encontrados no sistema;
Após, basta concluir e o sistema irá demostrar os eventos que serão gerados, bastará clicar em Gerar e os mesmos, serão enfileirados na Central SPED REINF.
Caso informar um período sem movimento, será demonstrada a tela de ocorrências que indicará que não possui movimento, e com isso, quando selecionada a opção "Concluir" será demonstrado o XML referente ao evento R-2099 Sem Movimento .
Após configurar a empresa, é necessário enviar a Carga Inicial. Clique aqui para mais detalhes.
Aba Central Sped Reinf
Através da Central SPED Reinf será monitorado a transmissão dos eventos de cadastros, movimentação ou referentes ao fechamento do período para o SPED Reinf, sejam eles em ambiente de teste ou real.
O SPED Reinf possui um Menu Central que é habilitado na parte superior ao clicar na aba "Central SPED Reinf", que fica no Gerenciador eletrônico e centraliza todas as suas funcionalidades.
Sendo identificadas ocorrências na geração dos eventos periódicos, o sistema demonstra nesta tela. Nela, encontramos as opções:
- "Como solucionar", que indicará o caminho para ajuste.
- "Como Resolver", que vai encaminhar para uma dica com passo a passo para o ajuste.
- "Copiar mensagem", que permite copiar a mensagem completa da ocorrência.
Para salvar em relatório, basta clicar no ícone , por onde será possível salvar ou imprimir o relatório de ocorrências.
Como verificar se o REINF foi de fato enviado?
Inicialmente, o evento estará com a situação " ". Nesta situação, o sistema se comunicará com o webservice do governo e aguardará o retorno com a confirmação do envio. Cada evento é enviado individualmente, conforme isso vai ocorrendo, o status será alterado automaticamente para " "
Caso haja alguma informação incorreta em algum evento, poderá ocorrer um erro na validação deste evento e a situação dele será alterada para
" ". Caso isso ocorra, é necessário se verificar qual é o evento e o que este evento representa.
Os eventos são enfileirados na Central SPED Reinf e automaticamente processados, porém o Evento R-2099 que se refere ao encerramento no período deverá ser enviado manualmente para ser processado.
Como gerar relatório de eventos enviados e de fechamentos do Reinf?
Acesse a Central SPED REINF no livedesktop do sistema e clique sobre a opção "Relatórios"
Será possível gerar os seguintes relatórios:
- Carga inicial;
- Eventos periódicos;
- Resultado Fechamento.
Para os tipos "Carga Inicial" e "Eventos periódicos" será possível selecionar o que deseja visualizar utilizando os "Filtros" e também o "Ambiente".
Para o tipo "Resultado fechamento" o filtro será desabilitado e será possível apenas selecionar o Ambiente.
- Após selecionar a empresa, as opções "Imprimir", "Visualizar" e "No Cliente" ficarão disponíveis na tela de impressão. Assim como, o modelo do relatório utilizado para essas operações.
- Clique em Gerar e conseguirá visualizar o recibo.