REINF - Geração dos eventos periódicos

Neste arquivo veremos como realizar o envio dos eventos periódicos, logo após o envio da Carga Inicial no Sped Reinf. 

Autor do artigo: Daiana.sup.pack

Geração dos Eventos Periódicos


  1. Acesse a aba Federal → SPED Reinf  SPED Reinf;

  2. Em "Opções para Geração", selecione o tipo de envio Eventos Periódicos, informe o Período e clique em Avançar;

  3. Informe o Código da Empresa que deseja realizar o envio do SPED Reinf e avance;

  4. Em seguida, poderá verificar se o Certificado digital foi configurado corretamente para a empresa, e/ou realizar a edição do mesmo;

  5. Clique sobre o botão "Processar", após isso será gerada a lista com os Eventos Periódicos a serem gerados, com base nos movimentos encontrados no sistema; 

  6. Após, basta concluir e o sistema irá demostrar os eventos que serão gerados, bastará clicar em Gerar e os mesmos, serão enfileirados na Central SPED REINF.

  7. Caso informar um período sem movimento, será demonstrada a tela de ocorrências que indicará que não possui movimento, e com isso, quando selecionada a opção "Concluir" será demonstrado o XML referente ao evento R-2099 Sem Movimento .


Antes de gerar Eventos Periódicos, será necessário configurar a empresa. Para verificar as configurações necessárias, clique aqui.

Após configurar a empresa, é necessário enviar a Carga Inicial. Clique aqui para mais detalhes.

Aba Central Sped Reinf

Através da Central SPED Reinf  será monitorado a transmissão dos eventos de cadastros, movimentação ou referentes ao fechamento do período para o  SPED Reinf, sejam eles em ambiente de teste ou real. 

 O SPED Reinf possui um Menu Central que é habilitado na parte superior ao clicar na aba "Central SPED Reinf", que fica no Gerenciador eletrônico e centraliza todas as suas funcionalidades.

 

Sendo identificadas ocorrências na geração dos eventos periódicos, o sistema demonstra nesta tela. Nela, encontramos as opções:

  • "Como solucionar", que indicará o caminho para ajuste.
  • "Como Resolver", que vai encaminhar para uma dica com passo a passo para o ajuste.
  • "Copiar mensagem", que permite copiar a mensagem completa da ocorrência. 

Para salvar em relatório, basta clicar no ícone , por onde será possível salvar ou imprimir o relatório de ocorrências.

Como verificar se o REINF foi de fato enviado?


Inicialmente, o evento estará com a situação "". Nesta situação, o sistema se comunicará com o webservice do governo e aguardará o retorno com a confirmação do envio. Cada evento é enviado individualmente, conforme isso vai ocorrendo, o status será alterado automaticamente para "

Caso haja alguma informação incorreta em algum evento, poderá ocorrer um erro na validação deste evento e a situação dele será alterada para

 "". Caso isso ocorra, é necessário se verificar qual é o evento e o que este evento representa.

Os eventos são enfileirados na Central SPED Reinf e automaticamente processados, porém o Evento R-2099 que se refere ao encerramento no período deverá ser enviado manualmente para ser processado.

 

Como gerar relatório de eventos enviados e de fechamentos do Reinf?


  • Acesse a Central SPED REINF no livedesktop do sistema e clique sobre a opção "Relatórios"

  • Será possível gerar os seguintes relatórios:

    • Carga inicial;
    • Eventos periódicos;
    • Resultado Fechamento.

Para os tipos "Carga Inicial" e "Eventos periódicos" será possível selecionar o que deseja visualizar utilizando os "Filtros" e também o "Ambiente".
Para o tipo "Resultado fechamento" o filtro será desabilitado e será possível apenas selecionar o Ambiente.

  • Após selecionar a empresa, as opções "Imprimir", "Visualizar" e "No Cliente" ficarão disponíveis na tela de impressão. Assim como, o modelo do relatório utilizado para essas operações.
  • Clique em Gerar e conseguirá visualizar o recibo.
OBS: Na tela da central do SPED REINF, também poderá visualizar o número do recibo basta incluir a respectiva coluna no grid (Clique aqui e veja como fazer) .