Autor do artigo: sabrinetp.sup.pack
Empresas Imunes e Isentas são obrigadas a enviar o Reinf ?
No caso de uma empresa sem fins lucrativos (imune/isenta), se houver a contribuição previdenciária, elas devem entregar o Reinf.
1° Passo : Configuração da empresa
Acesse a aba Cadastros→ Empresas→ entre na empresa que deseja configurar para envio do Reinf.
Dentro da empresa vá na aba Geral → sub-aba Básico.
Selecione o Tipo de Calculo da empresa, se é Imune ou Isenta, conforme figura ao lado.
Após selecionar vá na aba Área Federal e em seguida a sub-aba SPED Reinf.
Marque a opção: "Enviar para SPED-Reinf"
Após, deve-se informar o período de início da obrigatoriedade, seguindo o padrão de mês/ano, e a situação da empresa em questão.
2° Passo : Geração do Reinf
- 1º Será necessário realizar o envio da Carga inicial, para isso:
- No fiscal acesse a aba Federal→ Sped Reinf →Sped Reinf.
- Em Opções para Geração, selecione Carga inicial e avance.
- Após informar a empresa, precisa configurar o Certificado digital.
a.Clique aqui em caso de dúvidas sobre como configurar o certificado. - Depois de clicar sobre o botão "Concluir", será gerado um relatório sobre a geração dos eventos da Carga Inicial
- 2º Agora que já efetuou a geração da carga inicial, será necessário realizar o envio os eventos periódicos, siga os passos abaixo:
- Acesse a aba Federal → Sped Reinf → Sped Reinf.
- Em Opções de Geração, selecione o tipo de envio Eventos Periódicos, informe o período e avance.
- Após informar a empresa, poderá verificar se o Certificado digital foi configurado corretamente para a empresa, e/ou realizar a edição do mesmo.
Clique sobre o botão "Processar", será gerada a lista com os eventos periódicos a serem gerados, com base nos movimentos encontrados no sistema.
Para acompanhar os envios do SPED REINF acesse a aba Central Sped REINF, lá serão apresentados os eventos que foram processados pelo sistema.