Inventário - Como salvar as colunas para as próximas importações

Neste artigo veremos como salvar o cenário das colunas para futuras importações do movimento de Inventário.

Para maiores informações de como importar o inventário, clique aqui.



Como configurar a Importação?


Para configurar as colunas para importação, siga os passos abaixo: 

  1. Acesse a aba Lançamentos - Inventário e Estoque - Inventário Personalizado. Após, clique em Avançar;
  2. Informe a Empresa, e marque se a trabalha com Código Principal ou Código Específico (respectivo ao que está marcado no cadastro da empresa na aba Área federal);

    Ao lado temos a opção de Substitui códigos iguais (Ao marcar Sim o sistema substitui os produtos com mesmo código, se Não marcar o sistema mantém o produto cadastrado).
  3. Informe o Período (normalmente último mês do ano) e clique em Concluir;

  4. Após clicar em concluir, será exibida a tela do Assistente de configurações para configurar de acordo com seu arquivo Excel. Com isso, marque a opção Excel, e clique em Avançar;

  5. Informe o Diretório onde está o arquivo Excel (formato .xls) e clique em Avançar;
  6. Na tela a seguir, informe o número da primeira linha onde existem informações referente ao seu movimento de inventário no arquivo. Após isso, clique em Avançar;
  7. Na tela do Passo 6 do Assistente de Importação, selecione as colunas conforme o seu Excel. Clique em cada coluna demonstrada como "A, B, C..." e selecione a que se refere cada coluna;

  8. Após informar, clique em Avançar.


Os produtos duplicados no arquivo serão considerados na importação conforme o código, código de posse, grupo, inventário e CNPJ/CPF do cliente/fornecedor.












Como salvar as colunas configuradas para futuras importações?


Caso você utilize o mesmo layout na planilha Excel para várias empresas, você pode deixar essas colunas salvas para não ser necessário configurar novamente a cada importação. Para isso, você deve: 

  1. Após configurar as colunas no 6º passo do Assistente de Importação, na tela seguinte serão exibidas 3 colunas: Destino, Origem e o ícone ;
    - Na coluna Destino será exibido o nome de cada coluna padrão do sistema.
    - Na coluna Origem, serão exibidos a letra de cada coluna do arquivo Excel de onde as informações serão importadas.
    - Na coluna  existirá um check box para que ao ser marcado, salve na descrição padrão, a coluna de origem do arquivo Excel.
  2. Para salvar a coluna, clique no check box ao lado da letra, repita com todas as colunas que deseja salvar. Assim como na imagem ao lado;
  3. Clique em Avançar




Como salvar o cenário em diretório na máquina?


Após os procedimentos realizados nos tópicos anteriores, você poderá salvar o cenário em um diretório na sua máquina com as configurações feitas e colunas definidas.

Fazendo este procedimento, garante que nas futuras importações seja utilizado o mesmo layout já previamente configurado.

Para salvar o cenário, siga os passos abaixo:


  1. Clique no botão ;
  2. Selecione a opção Salvar;
  3. No campo Especificações para importação informe a descrição do layout;
  4. No campo Importar do arquivo informe o diretório em sua máquina onde irá salvar o layout;
  5. Clique em OK.

Utilizando esta opção será possível salvar cada cenário especificamente para cada empresa se desejar.







Como recuperar o cenário salvo anteriormente?


Para recuperar as colunas salvas anteriormente, siga os passos abaixo:


  1. Clique no botão ;
  2. Selecione a opção Carregar;
  3. Após clique em Avançar para seguir com a Importação.