Por meio da opção Categoria de Contas a Receber é feito o cadastro das categorias de lançamentos de receita, que representam os tipos de cobrança.

Cadastrar Categoria


  1. Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
  2. Clique em Categorias de Contas a Receber.
  3. Clique em Novo.
  4. Clique na aba Geral.
  5. Informe os campos: 

    CampoDescrição
    Informações de Categoria / SubcategoriaCategoriaMarque esta opção para cadastrar uma categoria principal, assim, é necessário informar apenas o nome da categoria, os demais campos estarão desabilitados.
    SubcategoriaSelecione esta opção para cadastrar uma subcategoria, que ficará relacionada a uma categoria principal. Todos os campos são habilitados.
    Nome Informe o nome da categoria.
    Informações Gerais Valor Unitário Informe o valor do tipo de cobrança.
    Categoria

    Caso o tipo seja uma subcategoria, selecione a categoria a qual esta pertence.

    Indexador Selecione um indexador, cadastrado no Gerenciador Alterdata Pack, caso o valor da categoria não seja unitário.
    Incidência Informe se a categoria incidirá Juros, Multa, ISS, IRRF ou PIS/CLL/COFINS.
    ConfiguraçõesPermite digitação de complemento

    Marque para permitir que seja informado um complemento no momento de cadastrar o lançamento.

    Habilita o preenchimento de guiasMarque se será permitido preencher guias.

    Honorário fixo

    Marque se a categoria for movimentar honorário fixo.

    Tipo desconto

    Marque se a categoria é do tipo desconto.

    Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

    Classificação do Item de ServiçoSelecione a classificação do item de serviço relacionado a categoria cadastrada, essa informação é utilizada na emissão da Nota Fiscal Eletrônica
    Código do serviço prestado no próprio município

    Digite o código do serviço prestado no próprio município.

    Para habilitar estes campos, marque a poção Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica em Configurações Opções / Geral / Integração Alterdata.

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  6. Clique na aba Integração Contábil.
    1. Clique na aba Lançamentos automáticos.
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      1. Selecione a empresa do Contábil que receberá os lançamentos que estão sendo informados no Pack Financeiro.

      2. Selecione os Lançamentos Automáticos equivalentes à categoria que está cadastrando.
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    2. Clique na aba Contas dos honorários por empresa.
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      1. Selecione uma empresa.
      2. Selecione a conta de honorário.
      3. Clique em Adicionar.
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        Dica:

        Repita para cada conta de honorário necessária.

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  7. Clique em Gravar.

Emitir Relatório


  1. Clique em Relatórios.
  2. Marque o tipo de relatório, sintético ou analítico.
  3. Selecione o layout para impressão.
  4. Clique em Imprimir ou Visualizar.


Configurar Integração Contábil


  1. Clique em Configurações / Integração Contábil.
  2. Selecione os lançamentos automáticos equivalentes ao formato de integração.
  3. Clique em Gravar.


Localizar Categoria


  1. Descreva no campo de pesquisa uma informação referente à categoria.
  2. Selecione a categoria.


Importar Subcategorias a Receber


  1. Clique em Importar.
  2. Selecione a planilha para importação e clique em Importar.
  3. Configure a importação do arquivo conforme desejado:

    1. Selecione o tipo de arquivo a ser importado e clique em Avançar.
    2. Na próxima tela, clique no cabeçalho da coluna e selecione o nome do campo que será preenchido com as informações da coluna referente.

    3. Clique em Avançar.
    4. Clique em Executar.

  4. Selecione o nome do campo.

    Você pode Adicionar novos registros, editar os registros já importados ou excluir registros.

  5. Clique em Confirmar.

Editar Categoria


  1. Localize a categoria.
  2. Clique em Editar.
  3. Realize as alterações necessárias.
  4. Clique em Gravar.


Editar Subcategorias em Bloco


  1. Clique em Edição em Bloco.
  2. Selecione as categorias, as subcategorias para edição e os campos que deseja alterar.
  3. Faça as alterações necessárias. 

    Lembrando que você pode visualizar as alterações feitas clicando no link "Visualizar alterações" antes de finalizar.

  4. Clique em Gravar.

Excluir Categoria


  1. Localize a categoria.
  2. Clique em Excluir.
  3. Confirme a exclusão.