Por meio da opção Categoria de Contas a Receber é feito o cadastro das categorias de lançamentos de receita, que representam os tipos de cobrança.
Cadastrar Categoria
- Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
- Clique em Categorias de Contas a Receber.
- Clique em Novo.
- Clique na aba Geral.
Informe os campos:
Campo Descrição Informações de Categoria / Subcategoria Categoria Marque esta opção para cadastrar uma categoria principal, assim, é necessário informar apenas o nome da categoria, os demais campos estarão desabilitados. Subcategoria Selecione esta opção para cadastrar uma subcategoria, que ficará relacionada a uma categoria principal. Todos os campos são habilitados. Nome Informe o nome da categoria. Informações Gerais Valor Unitário Informe o valor do tipo de cobrança. Categoria Caso o tipo seja uma subcategoria, selecione a categoria a qual esta pertence.
Indexador Selecione um indexador, cadastrado no Gerenciador Alterdata Pack, caso o valor da categoria não seja unitário. Incidência Informe se a categoria incidirá Juros, Multa, ISS, IRRF ou PIS/CLL/COFINS. Configurações Permite digitação de complemento Marque para permitir que seja informado um complemento no momento de cadastrar o lançamento.
Habilita o preenchimento de guias Marque se será permitido preencher guias. Honorário fixo
Marque se a categoria for movimentar honorário fixo. Tipo desconto
Marque se a categoria é do tipo desconto. Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Classificação do Item de Serviço Selecione a classificação do item de serviço relacionado a categoria cadastrada, essa informação é utilizada na emissão da Nota Fiscal Eletrônica. Código do serviço prestado no próprio município Digite o código do serviço prestado no próprio município.
Para habilitar estes campos, marque a poção Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica em Configurações Opções / Geral / Integração Alterdata.
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- Clique na aba Integração Contábil.
Clique na aba Lançamentos automáticos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Selecione a empresa do Contábil que receberá os lançamentos que estão sendo informados no Pack Financeiro.
- Selecione os Lançamentos Automáticos equivalentes à categoria que está cadastrando.
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- Clique na aba Contas dos honorários por empresa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀- Selecione uma empresa.
- Selecione a conta de honorário.
Clique em Adicionar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Dica:
Repita para cada conta de honorário necessária.
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- Clique em Gravar.
Emitir Relatório
- Clique em Relatórios.
- Marque o tipo de relatório, sintético ou analítico.
- Selecione o layout para impressão.
- Clique em Imprimir ou Visualizar.
Configurar Integração Contábil
- Clique em Configurações / Integração Contábil.
- Selecione os lançamentos automáticos equivalentes ao formato de integração.
- Clique em Gravar.
Localizar Categoria
- Descreva no campo de pesquisa uma informação referente à categoria.
- Selecione a categoria.
Importar Subcategorias a Receber
- Clique em Importar.
- Selecione a planilha para importação e clique em Importar.
- Configure a importação do arquivo conforme desejado:
- Selecione o tipo de arquivo a ser importado e clique em Avançar.
Na próxima tela, clique no cabeçalho da coluna e selecione o nome do campo que será preenchido com as informações da coluna referente.
- Clique em Avançar.
- Clique em Executar.
Selecione o nome do campo.
Você pode Adicionar novos registros, editar os registros já importados ou excluir registros.
- Clique em Confirmar.
Editar Categoria
- Localize a categoria.
- Clique em Editar.
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Editar Subcategorias em Bloco
- Clique em Edição em Bloco.
- Selecione as categorias, as subcategorias para edição e os campos que deseja alterar.
Faça as alterações necessárias.
Lembrando que você pode visualizar as alterações feitas clicando no link "Visualizar alterações" antes de finalizar.
- Clique em Gravar.
Excluir Categoria
- Localize a categoria.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.