Por meio da opção Categorias de Contas a Pagar é feito o cadastro de todas as categorias que serão utilizadas, ou seja, as obrigações que o escritório tem a cumprir, independentemente de ser uma obrigação proveniente de algum cliente ou própria do escritório.

Cadastrar Categoria


  1. Clique a aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
  2. Clique em Categorias de contas a pagar.
  3. Clique em Novo.
  4. Selecione se o tipo cadastrado é uma categoria ou uma subcategoria.
  5. Informe os campos:

    CampoDescrição
    NomeInforme o nome de identificação da categoria.
    Permite digitação de complementoMarque se é permitido informar um complemento no momento de cadastrar o lançamento.
    Categoria

    Caso o tipo seja uma subcategoria, selecione a categoria a qual esta pertence.

    Dados para integração com a contabilidadeEmpresa que receberá os lançamentos na contabilidade

    Selecione a empresa do Contábil que receberá os lançamentos que estão sendo informados no Pack Financeiro.

    ApropriaçãoSelecione o lançamento automático configurado no Contábil referente à impressão ou estorno de apropriação.
    Pagamento

    Selecione o lançamento automático configurado no Contábil referente ao pagamento ou estorno de pagamento.

  6. Clique em Gravar.

Emitir Relatório


  1. Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
  2. Clique em Categorias de Contas a Pagar.
  3. Clique em Relatórios.


Localizar Categoria


  1. Descreva no campo de pesquisa uma informação referente à categoria.
  2. Selecione a categoria.


Importar Categorias


  1. Clique em Importar.
  2. Selecione a planilha para importação e clique em Importar.
  3. Configure a importação do arquivo conforme desejado:

    1. Selecione o tipo de arquivo a ser importado e clique em Avançar.
    2. Na próxima tela, clique no cabeçalho da coluna e selecione o nome do campo que será preenchido com as informações da coluna referente.

    3. Clique em Avançar.
    4. Clique em Executar.

  4. Selecione o nome do campo.

    Você pode Adicionar novos registros, editar os registros já importados ou excluir registros.

  5. Clique em Confirmar.


Editar Categoria


  1. Localize a categoria.
  2. Clique em Editar.
  3. Realize as alterações necessárias.
  4. Clique em Gravar.


Editar Subcategorias em Bloco


  1. Clique em Edição em Bloco.
  2. Selecione as categorias, as subcategorias para edição e os campos que deseja alterar.
  3. Faça as alterações necessárias. 

    Lembrando que você pode visualizar as alterações feitas clicando no link "Visualizar alterações" antes de finalizar.

  4. Clique em Gravar.



Excluir Categoria


  1. Localize a categoria.
  2. Clique em Excluir.
  3. Confirme a exclusão.