Por meio da opção Categorias de Contas a Pagar é feito o cadastro de todas as categorias que serão utilizadas, ou seja, as obrigações que o escritório tem a cumprir, independentemente de ser uma obrigação proveniente de algum cliente ou própria do escritório.
Cadastrar Categoria
- Clique a aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
- Clique em Categorias de contas a pagar.
- Clique em Novo.
- Selecione se o tipo cadastrado é uma categoria ou uma subcategoria.
Informe os campos:
Campo Descrição Nome Informe o nome de identificação da categoria. Permite digitação de complemento Marque se é permitido informar um complemento no momento de cadastrar o lançamento. Categoria Caso o tipo seja uma subcategoria, selecione a categoria a qual esta pertence.
Dados para integração com a contabilidade Empresa que receberá os lançamentos na contabilidade Selecione a empresa do Contábil que receberá os lançamentos que estão sendo informados no Pack Financeiro.
Apropriação Selecione o lançamento automático configurado no Contábil referente à impressão ou estorno de apropriação. Pagamento Selecione o lançamento automático configurado no Contábil referente ao pagamento ou estorno de pagamento.
- Clique em Gravar.
Emitir Relatório
- Clique na aba Cadastros, na tela principal do Financeiro.
- Clique em Categorias de Contas a Pagar.
- Clique em Relatórios.
Localizar Categoria
- Descreva no campo de pesquisa uma informação referente à categoria.
- Selecione a categoria.
Importar Categorias
- Clique em Importar.
- Selecione a planilha para importação e clique em Importar.
- Configure a importação do arquivo conforme desejado:
- Selecione o tipo de arquivo a ser importado e clique em Avançar.
Na próxima tela, clique no cabeçalho da coluna e selecione o nome do campo que será preenchido com as informações da coluna referente.
- Clique em Avançar.
- Clique em Executar.
Selecione o nome do campo.
Você pode Adicionar novos registros, editar os registros já importados ou excluir registros.
- Clique em Confirmar.
Editar Categoria
- Localize a categoria.
- Clique em Editar.
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Editar Subcategorias em Bloco
- Clique em Edição em Bloco.
- Selecione as categorias, as subcategorias para edição e os campos que deseja alterar.
Faça as alterações necessárias.
Lembrando que você pode visualizar as alterações feitas clicando no link "Visualizar alterações" antes de finalizar.
- Clique em Gravar.
Excluir Categoria
- Localize a categoria.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.