Periodicidade: Diária

Garantir que todas as demandas de Destaque da Versão possuem a respectiva demanda de documentação criada. Não visa a criação da documentação em si.

O Supervisor da Qualidade indica se o processo é um destaque da versão no campo Destaque da versão e o Redator Técnico deve abrir uma demanda de manual para criar a documentação.

Verifique diariamente o quadro Alt Geral - Escritor Técnico - Destaques da versão. Nesse quadro são apresentadas as demandas que os Supervisores marcam para Destaque, porém só vai aparecer se o campo versão corrigidas estiver preenchido. Para cada demanda crie uma tarefa de documentação no projeto pertinente, preenchendo os campos:


Campo
Descrição
ProjetoProjeto pertinente ao sistema a ser documentado.
Tipo de item

Manual / Documentação.

ResumoResumo da alteração ou manual a ser criado, essa informação é utilizada para facilitar a identificação da demanda.
DescriçãoInformação detalhada do que será alterado ou criado.
ResponsávelUsuário que irá escrever a documentação.
Versões Corrigidas

Igual ao da demanda que originou a criação desta documentação ou versão em qual a mesma será liberada.

Data de início

Informe 5 dias antes da data de liberação da versão.

Data de entregaInforme 1 dia antes da liberação da versão.
Data de publicação

Informe a data da liberação da versão.

DocumentaçãoMarcar como Novidade do sistema conforme a documentação a ser alterada ou atualizada.
Referências

Indicar os arquivos de manual com o nome do tópico alterado e as URLs da base de conhecimento. Tanto nas tarefas, quanto nas sub-tarefas de manual.

Nos itens de tópicos de manuais referentes a alteração, acrescentar a notação (A) no final da linha.

Exemplo de preenchimento do campo:

 <Linha do Produto> - Manual <Produto> ou <Linha do Produto> - Manual <Produto> (A)

 Versão do Manual: 7.00.00

 Acesso: http://help.alterdata.com.br/display/WISEPCP/.Produto+Acabado+v1.02.45.3

 Página: Produto>/ <Página> ou  <Produto>/ <Página> / <Sub Página> /Tópico: "Custo estimado" (Em casos de alteração)

Pendências LinkadasAdicione um link do tipo Documenta.
OcorrênciaInforme a demanda que originou a criação.

O destaque da versão, que é publicado no espaço separado do manual do sistema, não tem controle de versão. Por esse motivo, o acesso à página do Destaque da Versão deve ser restringido aos clientes enquanto ele não for aprovado. Para isso, siga os procedimentos abaixo:  

  1. Acesse o Confluence
  2. Crie uma nova página de novidades da versão, seguindo o template descrito no Alterdata Guia de Estilo de Publicações Técnicas.
  3. Clique em cima do.
  4. Selecione a opção Sem restrição.
  5. Clique em Exibição e edição restritas.
  6. Inclua o usuário Confluence-users.
  7. Clique em Aplicar.


Quando for aprovado pelo Inspetor de Qualidade deve retirar a restrição de visualização da página. Para isso:

  1. Acesse a página no Confluence
  2. Clique em cima do.
  3. Selecione a opção Sem restrições. 
  4. Clique em Aplicar. 

Após criar a tarefa e o espaço no Confluence, siga os procedimentos para as tarefas do tipo Manual/Documentação.


Dicas e Informações

O Destaque das Versões tem como objetivo chamar a atenção do cliente para um novo recurso do sistema ou melhoria, apresentando o que agrega em valor para o negócio ou rotinas do cliente, ou seja, tente vender o recurso para o cliente.

Algumas dicas para escrita desse texto:

  • Forma sucinta contendo uma breve explicação do que é e quais os benefícios para o cliente;
  • Não coloque passo a passo de utilização. Este deve ser descrito na página do Help com a explicação do recurso. Dessa forma, você pode colocar um link nos primeiros passos para página com a explicação completa;
  • A imagem adicionada deve ser algo que atraia a atenção do cliente e seja algo de destaque. Evite colocar tela de configurações, por exemplo;
  • Utilize uma linguagem mais coloquial e direta para atingir vários públicos alvos, não somente quem conhece tecnicamente o sistema;
  • Evite a utilização de termos técnicos.