Ferramenta | Descrição | ||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Jira é uma ferramenta que possibilita o monitoramento de tarefas e acompanhamento de projetos. Novidades de Versão e Atualizações de Manual, como filtrar essas tarefas no Jira via query?Query é uma solicitação de informações a um banco de dados, neste caso, o Jira, plataforma de gestão de projetos utilizada pela Alterdata. Observação! Esse tutorial te ajudará na filtragem por linha de sistema, ela não fará separação por usuário (quem executou)! Portanto, ele é útil para uma análise gerencial, para indicadores gerais.
|
Campo | Descrição |
---|---|
Categoria | Aqui você define a linha de sistema das tarefas que você deseja filtrar, ou seja, logo após "category=" informe a linha de sistemas. Tais como: PACK, SHOP, Bimer, Immobile, InterfaceNet... |
Documentação | Aqui você define o tipo de tarefa que deseja filtrar, ou seja:
|
Período | Para definir o período da sua análise, em (>= 2024-07-01 AND resolved <= 2024-12-12) informe o início e fim do período que você que analisar. |
Para filtrar tarefas de Atualização de Manual
Para extrair análises das tarefas de Atualização de Manual realizadas pelo time da redação, personalize "querys" do Jira conforme a linha de sistema.
- Acesse o Jira.
- Clique na aba Itens e escolha a opção Pesquisar por itens.
- Copie e Cole no campo de pesquisa a query correspondente a filtragem que você deseja realizar.
Para tarefas do tipo "Manual Documentação" para " Alteração de manual " (Manual) por linha de sistema, utilize a query:category = SHOP AND issuetype = "Manual / Documentação" AND resolution in (Unresolved, Resolvido, Done, "Concluída no prazo", "Concluída em atraso", Concluída) AND Documentação = "Alteração de manual" AND resolved >= 2024-07-01 AND resolved <= 2024-12-12 ORDER BY cf[21711] ASC, resolved DESC, status DESC, issuetype DESC, resolution DESC, cf[10020] ASC, fixVersion DESC, cf[19425] DESC, project DESC - Personalize a query para fazer sua filtragem.
Como fazer essa personalização?
Conforme o exemplo abaixo, nesta query vamos filtrar as tarefas de atualização de documentação (Manual), da linha Shop realizadas concluídas entre os períodos 01/07/2024 - 12/012/2024:
category = SHOP AND issuetype = "Manual / Documentação" AND resolution in (Unresolved, Resolvido, Done, "Concluída no prazo", "Concluída em atraso", Concluída) AND Documentação = "Alteração de manual" AND resolved >= 2024-07-01 AND resolved <= 2024-12-12 ORDER BY cf[21711] ASC, resolved DESC, status DESC, issuetype DESC, resolution DESC, cf[10020] ASC, fixVersion DESC, cf[19425] DESC, project DESC
Campo Descrição Categoria Aqui você define a linha de sistema das tarefas que você deseja filtrar, ou seja, logo após "category= " informe a linha de sistemas. Tais como: PACK, SHOP, Bimer, Immobile, InterfaceNet... Documentação Aqui você define o tipo de tarefa que deseja filtrar, ou seja:
- se você quer tarefas de Novidades de Versão, logo após " AND Documentação =", informe Novidades do sistema.
- se você quer tarefas de Novidades de Versão, atualizações nos manuais do sistema, logo após " AND Documentação =", informe Alteração de manual.
Período Para definir o período da sua análise, em ( >= 2024-07-01 AND resolved <= 2024-12-12) informe o início e fim do período que você que analisar.
- se você quer tarefas de Novidades de Versão, logo após " AND Documentação =", informe Novidades do sistema.
- Clique em Pesquisar.