Spaces/Espaços 

Um espaço é uma área dentro do Confluence, que contém suas páginas, posts de blogs e outros conteúdos. Você pode pensar em um espaço como um sub-site ou mini-site, cada um com sua própria home page. No Confluence, existem dois principais tipos de espaços:

  • Sites Spaces, também chamado de 'global' spaces, são áreas no site onde você pode criar conteúdo e colaborar com outros usuários. Por exemplo, é possível criar um espaço para cada equipe na organização.
  • Personal spaces (espaços pessoais) pertencem a um usuário específico. Você pode manter o seu personal space privado, ou abrir para outros usuários visualizarem ou editarem.

Importante ressaltar que cada espaço no Confluence:

  • Possui suas próprias páginas, blogs, comentários, e mais.
  • Possui sua própria configuração de controle de acesso. Você pode configurar diferentes níveis de acesso para diferentes espaços.
  • Não pode ser aninhado em outro espaço, porém pode ser agrupado utilizando categorias de espaços (space categories).
  • Pode ser exportado separadamente para PDF, HTML ou XML. A exportação XML proporciona um modo de fazer backup e restaurar um espaço.

Pages/Páginas 

Páginas são o principal meio de armazenar e compartilhar informação no Confluence. As páginas são pertencentes à Espaços (Spaces), como exemplo, pode-se utilizar os espaços e páginas da seguinte forma:

  • Utilize Espaços para organizar o conteúdo da sua documentação separando pelos principais grupos lógicos. Por exemplo, você pode ter um espaço por equipe, por produto, por departamento, etc.
  • Utilize Páginas para organizar o conteúdo em grupos de nível mais baixo. Por exemplo, você pode ter uma página para uma atividade de equipe em particular, para um recurso de um produto, ou para um capítulo de um livro. Adicione mais páginas-filho (child pages) para conter mais detalhes na hierarquia das páginas se necessário. 

Algumas coisas que são possíveis fazer no Confluence:

  • Criar uma nova página de qualquer lugar no site.
  • Escrever conteúdo utilizando o editor.
  • Renomear uma página.
  • Copiar uma página.
  • Deletar uma página ou remover uma versão específica da página.
  • Mover páginas e organizá-las hierarquicamente enquanto edita uma página ou visualiza a árvore de espaços. 
  • Navegar dentro e através dos espaços por links flexíveis.
  • Colaborar via comentários em uma página.
  • Controlar acessos através das restrições de segurança da página.
  • Monitorar atualizações de páginas e outras atividades por meio de notificações.
  • Visualizar o histórico, gerenciar e comparar versões de uma página.
  • Pesquisar conteúdo de uma página, incluindo anexos.
  • Exportar páginas para PDF, WORD, HTML ou XML.
  • Curtir uma página.


O Confluence não tem limite de criação de páginas.


Dashboard 

Dashboard é a página frontal de um site no Confluence. Proporciona uma visão geral do site, dá acesso aos espaços que o usuário tem permissão para visualizar e mostra listas do conteúdo atualizado mais recentemente.

Você pode ir para a dashboard de qualquer lugar do seu site, clicando na logo do site na parte superior esquerda da página. 

O Confluence permite personalização da dashboard para mostrar o conteúdo conforme necessário.

Por padrão, a dashboard é dividida da seguinte forma: 

dashboard_confluence