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Estilo é exatidão e adequação as convenções de escrita. Desenvolver um estilo para informações técnicas significa seguir certos padrões e regras para garantir consistência. Estilo também implica fazer escolhas em relação ao tom, gramática, pontuação e apresentação. Dessa forma os elementos que compõe o estilho de escrita são:
- Use a gramática corretamente.
- Use ortografia correta e consistente.
- Use pontuação correta e consistente.
- Escreva com o tom apropriado.
- Utilize templates.
- Crie o estilo definido no guia de publicações técnicas.
- Utilize o destaque (negrito) de forma prática e consistente.
- Apresente listas de forma consistente.
- Não utilize linguagem tendenciosa.
- Use o estilo verbal:
- Ativo: Para enfatiza quem e o que executa a ação.
- Passiva: Senão quer enfatizar quem ou o que executa a ação.
- Use o tempo verbal:
- Presente: Auxilia o estilo de escrita a ser ativo e direto.
- Passado ou futuro: Apenas quando o tempo presente não fizer sentido.