A escala de classificação da qualidade vai de "muito satisfeito" (1) até "muito insatisfeito" (5).
Guidelines para orientação à tarefa | Itens para observar | Classificação de qualidade |
|---|---|---|
| Escreva para o publico alvo. |
| 1 2 3 4 5 |
| Apresente as informações do ponto de vista do usuário. |
| 1 2 3 4 5 |
| Indique uma razão prática para a informação. |
| 1 2 3 4 5 |
| Se concentre em tarefas reais, e não funções do produto. |
| 1 2 3 4 5 |
| Utilize títulos que revelam o que é a tarefa. |
| 1 2 3 4 5 |
| Divida as tarefas em sub-tarefas discretas. |
| 1 2 3 4 5 |
| Forneça instruções de passo-a-passo, claras. |
| 1 2 3 4 5 |
Guidelines para acurácia | Itens a observar | Classificação de qualidade |
|---|---|---|
| Escreva as informações apenas quando você entendê-as e depois confirme se estão corretas. |
| 1 2 3 4 5 |
| Mantenha a documentação atualizada com as alterações técnicas. |
| 1 2 3 4 5 |
| Mantenha a consistência de todas as informações sobre um assunto. |
| 1 2 3 4 5 |
| Utilize ferramentas que automatizam a verificação de acurácia. |
| 1 2 3 4 5 |
| Verifique a acurácia das referências contidas nas documentações. |
| 1 2 3 4 5 |
Guidelines para documentação completa | Itens a observar | Classificação da qualidade |
|---|---|---|
| Cubra todos os tópicos que suportam as tarefas do usuário e apenas esses. |
| 1 2 3 4 5 |
| Detalhe cada tópico apenas com a informação que o usuário precisa. |
| 1 2 3 4 5 |
| Use padrões de informação para garantir a cobertura necessária. |
| 1 2 3 4 5 |
| Apenas repita a informação quando o usuário tiver algum benefício. |
| 1 2 3 4 5 |
Guidelines para clareza | Itens a observar | Classificação de qualidade |
|---|---|---|
| Foque no significado. |
| 1 2 3 4 5 |
| Evite ambiguidade. |
| 1 2 3 4 5 |
| Mantenha elementos curtos. |
| 1 2 3 4 5 |
| Escreva de forma coesa. |
| 1 2 3 4 5 |
| Apresente a informação similar de forma similar. |
| 1 2 3 4 5 |
| Utilize termos técnicos somente se forem necessários e apropriados. |
| 1 2 3 4 5 |
| Defina cada termo que é novo para o público alvo. |
| 1 2 3 4 5 |
Guidelines para documentação concreta | Itens a observar | Classificação de qualidade |
|---|---|---|
| Escolha exemplos que são apropriados para a audiência e assunto. |
| 1 2 3 4 5 |
| Use exemplos realistas, objetivos e atualizados. |
| 1 2 3 4 5 |
| Torne os exemplos fáceis de localizar. |
| 1 2 3 4 5 |
| Defina o contexto para exemplos. |
| 1 2 3 4 5 |
| Relacione informação não familiar a informações familiares. |
| 1 2 3 4 5 |
| Utilize linguagem geral apropriadamente. |
| 1 2 3 4 5 |
Guidelines para estilo de escrita | Itens a observar | Classificação de qualidade |
|---|---|---|
| Use a gramática corretamente. |
| 1 2 3 4 5 |
| Use ortografia correta e consistente. |
| 1 2 3 4 5 |
| Use pontuação correta e consistente. |
| 1 2 3 4 5 |
| Escreva com o tom apropriado. |
| 1 2 3 4 5 |
| Use um estilo ativo. |
| 1 2 3 4 5 |
| Use o humor apropriado. |
| 1 2 3 4 5 |
| Siga os templates de design e texto padronizado. |
| 1 2 3 4 5 |
| Crie e siga guidelines de estilo. |
| 1 2 3 4 5 |
Guidelines para organização | Itens a observar | Classificação de qualidade |
|---|---|---|
| Organize a informação em tópicos discretos por tipo. |
| 1 2 3 4 5 |
Organize tarefa por ordem de uso. |
| 1 2 3 4 5 |
Organize tópicos para fácil localização |
| 1 2 3 4 5 |
Separe informação contextual de outros tipos de informação. |
| 1 2 3 4 5 |
| Organize a informação de forma consistente. |
| 1 2 3 4 5 |
| Providencie um número apropriado de subitens para cada ramo. |
| 1 2 3 4 5 |
Enfatize pontos principais; subordine pontos secundários. |
| 1 2 3 4 5 |
| Revele como as partes se encaixam. |
| 1 2 3 4 5 |
Guidelines para um documento recuperável | Itens a observar | Classificação de qualidade |
|---|---|---|
| Facilite a navegação e busca. |
| 1 2 3 4 5 |
| Providencie um índice completo e consistente. |
| 1 2 3 4 5 |
| Use um nível apropriado do sumário. |
| 1 2 3 4 5 |
| Providencie pontos de entrada úteis. |
| 1 2 3 4 5 |
| Utilize links corretamente. |
| 1 2 3 4 5 |
| Crie links úteis. |
| 1 2 3 4 5 |
| Faça a informação associada, fácil de localizar o tópico alvo do link. |
| 1 2 3 4 5 |
Guidelines para eficácia visual | Itens a observar | Classificação de qualidade |
|---|---|---|
Use elementos visuais que são significativos e apropriados. |
| 1 2 3 4 5 |
| Escolha elementos visuais que complementam o texto. |
| 1 2 3 4 5 |
| Use elementos visuais para enfatizar. |
| 1 2 3 4 5 |
| Use elementos visuais de forma lógica e consistente. |
| 1 2 3 4 5 |
Balanceie o número e localização dos elementos visuais. |
| 1 2 3 4 5 |
Use pistas visuais para facilitar o usuário a localizar o que precisam. |
| 1 2 3 4 5 |
| Garanta que elementos textuais estão legíveis. |
| 1 2 3 4 5 |
Use cores e sombreamento de forma discreta e apropriada, |
| 1 2 3 4 5 |
| Garanta que todos os usuários podem acessar a informação. |
| 1 2 3 4 5 |