A rotina de Pagamento antecipado é utilizada em situações onde o fornecedor faz o envio de mercadorias mediante o pagamento do valor total ou de um sinal. Quando a mercadoria chega com a nota fiscal, é dada a entrada no sistema, gerando um título já baixado no Contas A Pagar referente ao valor desse sinal. Assim, você pode gerenciar se o valor antecipado foi utilizado ou não, como foi utilizado, se há algum saldo pendente com o fornecedor ou, até mesmo, utilizar o valor de um ou mais títulos parcialmente, ou total em cada parcela.


Antes de iniciar o cadastro é necessário realizar as configurações em ConfiguradorBimer/ Geral/ Opções/ Pagamento Antecipado.

Cadastrar Pagamento Antecipado com Pedido de Compras


  1. Acesse o EstCompras.

  2. Clique em Novo no menu.
  3. Cadastre o pedido de compras

  4. Na aba Negociação, cadastre o prazo de pagamento a ser utilizado:

    1. Informe um prazo pré-cadastrado de pagamento ou uma parcela manualmente.
    2. Caso o adiantamento seja total, crie uma única parcela indicando a data combinada para vencimento na qual você realizará a antecipação do pagamento.
    3. Informe a alíquota de 100% para totalizar o valor da compra.
    4. Selecione a forma de pagamento.
    5. Marque a opção Gerar pagamento antecipado.
    6. Clique em Ok.

    Ao liberar o pedido, será gerado um título para que o setor financeiro providencie a antecipação do pagamento.

    (aviso) Este título não será criado com a natureza de lançamento que você definiu para sua compra, mas com uma natureza de lançamento indicando que aquela parcela é referente a um adiantamento de pagamento. O sistema só irá gerar o saldo para seu fornecedor depois que houver uma baixa com numerário no título gerado a partir daquele pedido de compra. Então, prossiga normalmente com o processo de baixa, que deve ser com numerário.

  5. Clique em Ok.

Cadastrar Nota Fiscal Vinculada ao Pedido de Compra


Após a realização da baixa, será gerado um saldo para o fornecedor, que poderá ser utilizado na entrada da NF referente a compra iniciada pelo pedido de compras feito anteriormente e também pode utilizar este saldo para quitação de qualquer outra compra. Ao receber a mercadoria, faça a entrada da nota fiscal vinculada ao pedido de compra, aproveitando o adiantamento feito com o fornecedor. Para isso:

  1. Acesse o EstNFEntrada.

  2. Clique em Novo.
  3. Faça a entrada da Nota Fiscal normalmente:

    1. Informe o fornecedor.
    2. Informe a operação.
    3. Selecione o pedido de compra.
    4. Clique em Ok.
    5. Confirme as demais informações da NF.

  4. Clique em Liberar.

    Na aba Negociação, observe que o título gerado a partir desta NF já está marcado como pagamento antecipado, ou seja, já foi identificado a antecipação de 100% do valor, então pode ser quitado. Na edição da parcela é possível observar isso de forma mais detalhada.

    Além dos dados de geração do título, temos a opção pagamento antecipado, onde será demonstrado o título de antecipação já selecionado, o que indica que ele está fazendo a quitação do valor da parcela.

    (aviso)Caso queira gerar um novo título em aberto para realizar o pagamento e utilizar o valor utilizado para compra futura, basta desvincular o adiantamento do pedido de compra da NF com status de liberado. Assim, será criado o título dentro do contas a pagar. Esse título será criado baixado sem numerário, pois já houve uma antecipação total desta parcela. Caso a antecipação seja parcial, ele será baixado parcialmente sem numerário.

Cadastrar Pagamento Antecipado sem Pedido de Compras


  1. Acesse o FinAPagar.

  2. Clique em Novo para criar um título avulso.
  3. Insira as informações desejadas.
  4. Informe o fornecedor para quem será realizado o adiantamento.
  5. Informe o valor a ser adiantado.
  6. Informe a data de vencimento.
  7. Em Natureza de lançamento, selecione a configurada para Adiantamento de pagamento.
  8. Clique em Baixar para realizar a baixa com numerário quando o adiantamento for efetivado.
  9. Selecione a conta bancária.
  10. Selecione o tipo de baixa.
  11. Clique em Ok.

    A partir desta baixa o valor deste título entra como saldo de adiantamento para o fornecedor.

Cadastrar Nota Fiscal sem Vínculo com o Pedido de Compra


  1. Acesse o EstNFEntrada.

  2. Clique em Novo.
  3. Informe o fornecedor.
  4. Informe a operação.
  5. Preencha os dados da nota manualmente.
  6. Na aba Produtos, adicione os produtos.
  7. Na aba Negociação, informe a condição de pagamento acordada com o fornecedor. Para isso:

    1. Selecione um prazo pré-cadastrado ou um manual.
    2. No quadro Parcelas, clique duas vezes sobre o título.
    3. Clique em Pagamento Antecipado.
    4. No quadro Pagamento antecipado, marque um ou mais títulos de antecipação até chegar o valor necessário para quitar total ou parcialmente a parcela em negociação. Caso deseje utilizar somente uma parte do valor, clique na coluna Vl. a utilizar e altere-o.

    5. Clique em Gravar.

    6. Clique em Ok.

    A parcela será exibida em vermelho, indicando ser um título pago antecipadamente.
    Caso sobre algum saldo com o fornecedor, ele poderá ser utilizado em compras futuras.

  8. Clique em Liberar.