No recurso Empresas, é possível cadastrar e ajustar as empresas que utilizaram o Conteasy - Departamento Pessoal.

Nova Empresa


  1. No menu principal do Conteasy DP, acesse a aba Empresas / Empresas.
  2. Clique em Nova Empresa.
  3. Clique em Informações / CNPJ / Endereço.

  4. Nas abas apresentadas, preencha as informações da empresa:

    1. Informe o CNPJ da empresa.

      Dica:

      Caso a empresa tenha sócio vinculado à Receita Federal, o sistema cria automaticamente o cadastro do sócio como rascunho, contendo o nome e a função deste.

    2. Confira as informações da empresa preenchidas pelo sistema.

      O sistema preenche as informações da respectiva pessoa jurídica com base no cadastro da empresa feito na Receita Federal.

    Estas informações são integradas com os Dados Contábeis da empresa no Conteasy Contábil.

    Grupo

    CampoDescrição

    Dados Contábeis

    Contador ResponsávelSelecione o contador responsável por assinar os livros e demonstrações contábeis.

    Início do Período

    Informe o período que a empresa passou a utilizar o sistema Conteasy Contábil.
    Fim do Período

    Informe o período que a empresa deixará de utilizar o sistema Conteasy Contábil.

    Os campos abaixo CNAE e FAP são utilizados para geração do arquivo S-1005 do tipo Inclusão. Neste caso, o sistema considera o início da validade sendo a Data inicial da obrigatoriedade eSocial informada na aba eSocial.

    GrupoCampoDescrição
    GeralPorte da EmpresaSelecione o porte da empresa: Micro Empresa ou Pequeno Porte.
    CNAESelecione o código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) da empresa.
    FAPInforme o índice do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) da empresa em relação à prevenção de acidentes de trabalho.
    Selecione a classificação tributária da empresa.
    Natureza JurídicaSelecione a natureza jurídica da empresa.
    Lotação TributáriaLotaçãoSelecione a lotação tributária da empresa referente a classificação e as atividades do Fundo da Previdência e Assistência Social (FPAS) da empresa ou departamento.
    SEFIPCódigo de Receita GPSSelecione o código de recolhimento da GPS.
    Nome da Pessoa de ContatoInforme o nome da pessoa de contato responsável pela geração do arquivo.
    CampoDescrição
    Grupo

    Selecione o grupo do eSocial cuja empresa se enquadra:

    • Grupo 1: Grandes empresas
      Data inicial de obrigatoriedade a partir de 08/01/2018

    • Grupo 2: Médias empresas
      Data inicial de obrigatoriedade a partir de 16/07/2018

    • Grupo 3: Pequenas empresas
      Data inicial de obrigatoriedade a partir de 10/01/2019

    Tipo de sistema de controle de ponto

    Selecione o tipo sistema de controle de ponto dos funcionários utilizado pela empresa.

    Nesta aba, são listados os Sócios vinculados à empresa. Além disso, é possível efetuar novos vínculos.

    • Consultar Sócio Vinculado
      1. No campo de busca, descreva alguma informação do sócio. Ex.: Nome, CPF ou Admissão.

        No quadro, é exibido o sócio da respectiva busca.


    • Vincular Sócio
      1. Clique em Vincular Sócio.
      2. Preencha as informações do sócio.

        Campo

        Descrição

        Sócio

        Selecione o sócio previamente cadastrado.

        Percentual do Capital SocialInforme o percentual de participação do sócio na empresa.
        Valor do Capital SocialInforme o valor de participação do sócio na empresa.
        Matrícula eSocialInforme o número da matrícula eSocial do sócio para atender ao layout simplificado do eSocial 1.0 .
        Categoria eSocialSelecione o código da categoria eSocial do sócio.
        Data de AdmissãoInforme a data de admissão do sócio na empresa.
        Data de DemissãoInforme a data de demissão do sócio na empresa, caso haja.

        Função

        Selecione o cargo do sócio.
        CBOInforme o número do registro de ocupação do sócio, conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) vigente.
        DepartamentoInforme o departamento do sócio.
        Remuneração

        Informe o valor da remuneração do sócio.

        Tipo de Remuneração

        Selecione a periodicidade cujo sócio receberá pelo serviço.

        Descrição do salário por tarefa ou variável

        Descreva o salário do sócio conforme o tipo de remuneração.

        Este campo habilita se selecionado o Tipo de Remuneração: Tarifado ou Outros/Não Aplicável.

        Desconto

        Marque a opção Deposita FGTS para que o desconto seja depositado no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) do sócio.

        Caso Deposita FGTS, informe a Data Opção do depósito de FGTS.

        Assinar os relatórios

        Clique em para ativar a permissão do sócio de assinar os relatórios da empresa.

      3. Clique em Gravar.


    • Editar Vínculo do Sócio
      1. Consulte o sócio.
      2. Clique em Editar.
      3. Realize as alterações necessárias.
      4. Clique em Gravar.


    • Excluir Vínculo do Sócio
      1. Consulte o sócio.
      2. Clique em Excluir.
      3. Confirme a exclusão.


     

  5. Clique em Gravar.

Localizar Empresa


  1. No menu principal do Conteasy DP, acesse a aba Empresas / Empresas.
  2. Descreva no campo de busca uma informação referente à empresa.
  3. Selecione a empresa.


Editar Empresa


  1. Localize a Empresa.
  2. Clique em Editar
  3. Realize as alterações necessárias.

    Caso a empresa tenha a Data inicial de obrigatoriedade preenchida na aba eSocial , ao realizar as alterações de um dos campos da aba Gerais, é exibida a tela Alteração eSocial, onde possibilita controlar as alterações para o eSocial.

    Nesta tela, é informado que alguns campos referentes ao eSocial foram alterados. Para isso, é necessário indicar o tipo de alteração a ser enviada.

    OpçãoDescrição
    Alterar conteúdo atual

    Essa opção equivale para o tipo Retificação, onde a informação enviada anteriormente estava incorreta e necessita ser corrigida. É marcada por padrão, pois gera todas as informações obrigatórias do evento considerando os campos alterados.

    Alterar a partir de

    Marque esta opção para selecionar a data de vigência das alterações, fazendo com que a Alteração conteúdo atual seja automaticamente desmarcada. Essa configuração é utilizada para o tipo Alteração das informações da empresa, onde é necessário informar ao eSocial que a partir da data selecionada os campos foram alterados.

  4. Clique em Gravar.