Na aba Departamentos, é possível ajustar os departamentos conforme a sua realidade, tendo em vista que o departamento pode ser um setor da empresa, um tomador de serviço, uma obra própria, um centro de custo, etc.

Novo Departamento


  1. No menu do Conteasy DP, clique na aba Departamentos.
  2. Clique em Novo Departamento.
  3. Nas abas apresentadas, preencha as informações do departamento:

    1. Informe o CNPJ do Departamento.
    2. Confira as informações do departamento preenchidas pelo sistema.

      O sistema preenche as informações da respectiva pessoa jurídica com base no cadastro do departamento feito na  Receita Federal .

    O cadastro do departamento do tipo tomador gera o arquivo S-1005 do tipo Inclusão, caso a empresa já tenha emitido o S-1000.

    Os campos  CNAE  FAP  são utilizados para geração do arquivo S-1005 do tipo  Inclusão . Neste caso, o sistema considera o início da validade sendo a  Data inicial da obrigatoriedade eSocial  informada no Cadastro da Empresa / Aba  eSocial .

    1. Marque o departamento como Tomador de serviço.

    2. No campo CNAE, selecione o código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas ( CNAE ) da empresa.

    3. No campo FAP , informe o índice do Fator Acidentário de Prevenção ( FAP ) da empresa em relação à prevenção de acidentes de trabalho.

  4. Clique em Gravar.


Localizar Departamento


  1. No menu do Conteasy DP, clique na aba Departamentos.
  2. Descreva no campo de busca uma informação referente ao departamento.
  3. Selecione o departamento.


Editar Departamento


  1. Localize o departamento.
  2. Clique em Editar.
  3. Realize as alterações necessárias.

    Caso a empresa tenha a  Data inicial de obrigatoriedade  preenchida na aba  eSocial , ao realizar as alterações de um dos campos CNAE e FAP da aba Gerais do Departamento, é exibida a tela  Alteração eSocial, onde possibilita controlar as alterações para o eSocial.

    Nesta tela, é informado que alguns campos referentes ao eSocial foram alterados. Para isso, é necessário indicar o tipo de alteração a ser enviada.

    Opção

    Descrição

    Alterar conteúdo atual

    Essa opção equivale para o tipo Retificação, onde a informação enviada anteriormente estava incorreta e necessita ser corrigida. É marcada por padrão, pois gera todas as informações obrigatórias do evento considerando os campos alterados.

    Alterar a partir de

    Marque esta opção para selecionar a data de vigência das alterações, fazendo com que a Alteração conteúdo atual seja automaticamente desmarcada. Essa configuração é utilizada para o tipo Alteração das informações da empresa, onde é necessário informar ao eSocial que a partir da data selecionada os campos foram alterados.


  4. Clique em Gravar.


Excluir Departamento


  1. Localize o departamento.
  2. Clique em Excluir.
  3. Confirme a exclusão.