eSocial - Tudo que você precisa saber caso tenha perdido eventos da 1° e 2° fase:


Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack



Como refazer os movimentos em caso de perda de dados


Antes de refazer os processos, é necessário ajustar novamente os cadastros que tenha realizado nesse período de perda de dados, como por exemplo um reajuste salarial, adiantamento salarial, folha, férias, rescisão, adiantamento de 13º e décimo terceiro.

Lembrando que os processos devem ficar com os mesmos valores que os anteriores e a conferência deve ser feita.

Como reenviar os eventos da 1ª e 2ª fase para o eSocial


Para gerar novamente os eventos do eSocial basta gerar a carga inicial novamente.

  1. Para realizar o envio da carga inicial, acesse a aba "eSocial"

  2. Clique em "Eventos Iniciais"

  3. Em "Faseamento" selecione primeiro a opção "Primeira fase" e após "Segunda fase" de acordo com o evento que deseja criar, em seguida clique em "Avançar".

  4. Informe a Empresa e clique em "Avançar"

  5.  Clique em "Concluir".

Após geração da carga os eventos poderão ser acompanhados normalmente através da Central eSocial.

  • Caso o sistema tenha criado algum evento será mostrado conforme imagem ao lado.
  • Caso o sistema entenda que já foi gerada a carga e que não há eventos complementares para gerar apresentará a seguinte mensagem : "A carga já foi gerada anteriormente e não foi necessário criar nenhum novo evento"

Como reenviar os eventos da 3ª fase para o eSocial


  • Caso os eventos S-1200, S-1210 e S-2299 não apareçam na aba remunerações e pagamentos será necessário refazer o processo no sistema, seja de férias, rescisão ou folha.
  • Caso o período esteja fechado no eSocial e aberto no sistema, não vai ser possível reenviar o registro de reabertura pelo sistema, pois o mesmo não encontrará o registro S-1299 de fechamento. Desta forma, será necessário realizar a abertura no site.

  1. Acesse a Central eSocial na aba "Remunerações e Pagamentos"
  2. Clique em "Demais Eventos" e selecione "S-1298 - Reabertura do Período";
  3. Informe a Empresa, o Tipo de Apuração e a Referência que deseja reabrir;
  4. Apos acesse a aba "Andamento dos Envios" e verifique se o S-1298 processou;
  5. Este processando você deve voltar na aba "Remunerações e Pagamentos";
  6. Marcar o 'box' do evento de remuneração que deseja enviar e clicar em "Enviar";
  7.  Acesse a aba "Andamento dos Envios" e verifique se o evento de remuneração processou;
  8. Este processando você deve voltar na aba "Remunerações e Pagamentos" e "Enviar Fechamento";


  1. Acesse a Central eSocial na aba "Remunerações e Pagamentos"
  2. Marcar o 'box' do evento de remuneração que deseja enviar e clicar em "Enviar";
  3.  Acesse a aba "Andamento dos Envios" e verifique se o evento de remuneração processou;
  4. Este processando você deve voltar na aba "Remunerações e Pagamentos" e "Enviar Fechamento";

Os eventos retornaram como processados porém sem o número de recibo


Isso ocorre pois os eventos enviado já constava no site, desta forma vai voltar como processado e sem recibo.

  1. Acesse o Portal eSocial e copie o número de recibo do evento que já consta no site;
  2. Após acesse a Central eSocial no sistema DP e localize o evento sem recibo;
  3. Clique em Detalhes e no Campo Número de Recibo cole o recibo que estava no site;
  4. Após clique no ícone  e ficará o recibo no sistema.