Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Como refazer os movimentos em caso de perda de dados
Antes de refazer os processos, é necessário ajustar novamente os cadastros que tenha realizado nesse período de perda de dados, como por exemplo um reajuste salarial, adiantamento salarial, folha, férias, rescisão, adiantamento de 13º e décimo terceiro.
Como reenviar os eventos da 1ª e 2ª fase para o eSocial
Para gerar novamente os eventos do eSocial basta gerar a carga inicial novamente.
Para realizar o envio da carga inicial, acesse a aba "eSocial"
Clique em "Eventos Iniciais"
Em "Faseamento" selecione primeiro a opção "Primeira fase" e após "Segunda fase" de acordo com o evento que deseja criar, em seguida clique em "Avançar".
Informe a Empresa e clique em "Avançar"
Clique em "Concluir".
Após geração da carga os eventos poderão ser acompanhados normalmente através da Central eSocial.
- Caso o sistema tenha criado algum evento será mostrado conforme imagem ao lado.
- Caso o sistema entenda que já foi gerada a carga e que não há eventos complementares para gerar apresentará a seguinte mensagem : "A carga já foi gerada anteriormente e não foi necessário criar nenhum novo evento"
Como reenviar os eventos da 3ª fase para o eSocial
- Caso os eventos S-1200, S-1210 e S-2299 não apareçam na aba remunerações e pagamentos será necessário refazer o processo no sistema, seja de férias, rescisão ou folha.
- Caso o período esteja fechado no eSocial e aberto no sistema, não vai ser possível reenviar o registro de reabertura pelo sistema, pois o mesmo não encontrará o registro S-1299 de fechamento. Desta forma, será necessário realizar a abertura no site.
Os eventos retornaram como processados porém sem o número de recibo
Isso ocorre pois os eventos enviado já constava no site, desta forma vai voltar como processado e sem recibo.
- Acesse o Portal eSocial e copie o número de recibo do evento que já consta no site;
- Após acesse a Central eSocial no sistema DP e localize o evento sem recibo;
- Clique em Detalhes e no Campo Número de Recibo cole o recibo que estava no site;
- Após clique no ícone e ficará o recibo no sistema.
Os eventos voltaram com o erro 106 de duplicidade
Existe a possibilidade dos eventos retornarem com erro de duplicidade, visto que os dados já foram enviados ao eSocial antes da perda de dados.
Abaixo temos os links com o passo a passo para realizar o ajuste:
- S-1200 - Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previd. Social
- S-1210 - Pagamentos de Rendimentos do Trabalho
- S-2200 - Admissão/Ingresso de Trabalhador
- S-2205 - Alteração de Dados Cadastrais do Trabalhador
- S-2206 - Alteração de Contrato de Trabalho
- S-2230 - Afastamento Temporário
- S-2299 - Desligamento
- S-2190 - Admissão de Trabalhador – Registro Preliminar
- S-2298 - Reintegração
- S-2300 - Trabalhador sem vínculo de emprego/estatutário
- S-2306 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Alteração Contratual
- S-2399 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Término