eSocial - Erro no evento S-2298 - 106 - Foi localizado no sistema um evento em duplicidade com o evento a ser enviado

Autor do artigo: Claramendes.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro na validação do evento S-2298 - (Reintegração) ocorre quando já consta na base do eSocial um evento igual a este causando desta forma a duplicidade.

Como efetuar o ajuste


Para ajustar a mensagem precisamos verificar se há um evento já  no sistema com as mesmas informações do evento S-2298 com o erro 106.

  1. Para isso acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos envios";
  2. Digite no campo de pesquisa somente o nome deste funcionário que está com a mensagem de erro 106, e na coluna Evento, selecione somente o evento S-2298;
  3. Após clique na seta ao lado do ícone "Filtrar", e selecione as opções "Exibir eventos Processados" e "Exibir eventos ajustados";
  4. Também selecione o modo de visualização "Exibir sem agrupamento", conforme imagem ao lado;
  5. Confira se aparecerá um ou dois eventos, para este funcionário:
    • Um evento S-2298 processado, e outro evento S-2298 com o erro 106; 
    • Ou ainda se aparecerá apenas o evento com o erro 106.


Ajuste caso tenha apenas um evento com a mensagem de erro 106


Antes de efetuar o ajuste precisamos acessar o site do eSocial e conferir as informações de cadastro da Reintegração deste trabalhador, para comparar com o XML do evento que está retornando do eSocial com o erro 106.

É importante lembrar:

É necessário realizar a conferência total deste trabalhador no eSocial e comparar com todos os dados do xml deste evento no sistema wdp.
  1. Para isso, acesse o site do eSocial clicando aqui, e entre no cadastro da Reintegração deste funcionário;
  2. Após acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos envios";
  3. Selecione o evento com o erro 106, e clique em "Detalhes";
  4. Compare os dados da aba Arquivos deste evento com os dados contidos no site;
  5. Após a conferência, não se esqueça de copiar o número de recibo deste registro;

  6. Caso os dados estejam divergentes solicitamos que entre em contato com o Suporte Alterdata para maiores verificações.
  7. Porém, caso os dados estejam iguais, no campo "Número do recibo", clique no ícone , conforme imagem ao lado;
  8. Após informar o número salvo anteriormente clique no ícone ;
  9. Com isso o evento S-2298 ficará automaticamente processado.


Ajuste caso tenha dois eventos


Antes de efetuar o ajuste precisamos acessar o site do eSocial e conferir as informações de cadastro da Reintegração deste trabalhador, para comparar com o XML do evento que está processado referente à estas informações.

É importante lembrar:

É necessário realizar a conferência total deste trabalhador no eSocial e comparar com todos os dados do xml deste evento no sistema wdp.

  1. Para isso, acesse o site do eSocial clicando aqui, e entre no cadastro da Reintegração deste funcionário;
  2. Após acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos envios";
  3. Selecione o evento processado referente a este funcionário, e clique em "Detalhes";
  4. Compare os dados da aba Arquivos deste evento com os dados contidos no site;
  5. Após a conferência, não se esqueça de copiar o número de recibo deste registro;

  6. Caso os dados estejam divergentes solicitamos que entre em contato com o Suporte Alterdata para maiores verificações.
  7. Porém, caso os dados estejam iguais, selecione o evento com o erro 106, e clique em "Detalhes" - "Excluir";
  8. Com isso, clique em Filtrar na "Central eSocial" - "Andamento dos envios";
  9. O evento processado primeiro com a mesma informação voltará a aparecer no Andamento dos envios.
  10. Então, selecione o evento processado, e clique em "Detalhes";
  11. Verifique no campo "Número do recibo", se este está com o recibo corretamente conforme o verificado no site;
  12. Caso este esteja em branco, clique no ícone ;
  13. Informe o recibo salvo no site e clique no ícone ;
  14. Com isso o evento S-2298 ficará processado com o número de recibo corretamente.