O que fazer quando a empresa precisa fazer o envio de folha para o e-Social, porém na aba Remunerações e Pagamentos não existem informações?
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre
Esta situação ocorre quando a data de obrigatoriedade no cadastro da empresa estava preenchido de forma que não traria obrigatoriedade de envio de folha na referência. Como o sistema utiliza o campo de data de obrigatoriedade para realizar o controle dos eventos que deverá gerar, de acordo com o cronograma do e-Social, ao informar uma obrigatoriedade incorreta, será feito o controle de acordo com a data informada.
O que fazer?
1º Passo: Verificar data de obrigatoriedade do envio de folha
Primeiro será necessário verificar qual o grupo de obrigatoriedade e se esta empresa já deverá realmente fazer o envio da terceira fase. Para isso, existem duas formas:
- Consultar neste link de acordo com o faturamento da empresa (Portal e-Social > Produção empresas);
- No Portal e-Social, acessando por meio do certificado > Dados do empregador > Consulta obrigatoriedade.
2º Passo: Informar a data de obrigatoriedade correta no DP
Após esta consulta, é preciso ajustar o cadastro da empresa de acordo com o e-Social. Para isso, acesse:
- Sistema Departamento Pessoal, aba Empresa;
- Opção Empresas;
- Selecione a empresa;
- Clique em Editar;
- Acesse a aba eSocial no cadastro da empresa;
Preencha o campo Data inicial da obrigatoriedade com a mesma data que verificou no 1º Passo. Clique em Gravar.
Lembrando que deverá informar a data de obrigatoriedade da 1ª fase - Cadastros do empregador
3º Passo: Reprocessar folha e demais processos
Se verificar que de acordo com o cronograma do e-Social, já deve realizar o envio da folha, será preciso reprocessar os movimentos gerados com data de obrigatoriedade incorreta, que não constem na aba de Remunerações e Pagamentos. Você deve anular e refazer todos os movimentos que ocorreram a partir da data de obrigatoriedade à Terceira fase.
Não esqueça de gerar os relatórios e salvá-los para que possa fazer as conferências após reprocessar os movimentos
Após anular e gerar novamente estes processos, verifique na aba de Remunerações e pagamentos se os eventos já estão disponíveis e realize o envio.