eSocial - O que é o Status "Divergência IRRF" e como realizar a conferência de valores

O valor do IRRF calculado pelo sistema está diferente do calculado pelo eSocial.


O que é o status: "Divergência IRRF"


O sistema retornará o status: "Divergência IRRF" quando os valores calculados de IRRF do funcionário no sistema não coincidirem com os valores de IRRF que foram apurados no eSocial.


Como conferir os valores no Pré-fechamento


Para facilitar a identificação de diferenças entre os valores calculados pelo sistema e pelo eSocial, podemos usar o Pré-fechamento.

  1. Na aba eSocial acesse Pré-fechamento, selecione a Empresa e informe Referência;
  2. Clique em Filtrar para início da apuração;
  3. O funcionário com divergência será demonstrado logo abaixo com Diferença no desconto. Caso deseje verificar os detalhes do funcionário, selecione o mesmo. clique em Ver detalhes para ser direcionado a folha dinâmica onde poderá verificar os valores;
  4. Na parte superior poderá ser apontado pela AVA o evento que pode estar ocasionando a divergência;

    Atenção!

    Caso ocorra de duas rubricas terem o mesmo valor, pode ser que a AVA retorne um evento que não seja o culpado pela divergência, então, sempre verifique os eventos com o mesmo valor informado de divergência.

  5. Quer saber mais sobre este módulo de Conferências eSocial(pré-fechamento)? Clique aqui;
  6. Analise em qual ou em quais rubricas encontra-se a diferença.

Utilizando a calculadora para conferir qual o valor de IRRF está correto


Siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse WDP na aba eSocial clique no ícone da Calculadora de INSS e IRRF ou acesse a aba Folha clique no ícone Calculadora de INSS e IRRF;
  2. No tópico de Composição da base informe as informações:

    • Geral: Preencha a Base Bruta e caso tenha desconto preencha o primeiro campo de Descontos que abaterão somente da base de INSS se houver.
    • Base de IRRF: Preencha o segundo campo de Descontos que possuem incidência de IRRF e abaterão somente na base de IRRF se houver;
      Obs: Caso abata das duas bases será necessário informar nos dois campos o valor de desconto. Exemplo: Evento de Faltas que é um desconto com incidência de IR e INSS.
  3. Informe a Referência visto que está buscará conforme a tabela de IRRF vigente na referência selecionada;
  4. Clique em Calcular.

Na tela, irá aparecer a tabela de IRRF com os valores de cada alíquota, faixa e desconto por faixa.

Após calcular você poderá conferir os valores conforme as indicações que estarão na calculadora, caso necessite realizar outro cálculo, clique no botão de Limpar e refaça o passo a passo acima. Para mais informações sobre como é feito o cálculo de IRRF, clique aqui (piscar o olho)





Como verificar se a diferença está dentro do sistema


Na tela do pré-fechamento, analise o campo base pelo sistema com o valor de base do eSocial, também o campo Valor pelo sistema e o Valor pelo eSocial para verificar a diferença.

Caso o Valor pelo sistema esteja incorreto é possível verificar a memória de cálculo pelo caminho a seguir: 

  1. Na aba Folha, clique no ícone Folha Dinâmica;
  2. Selecione a Empresa, Período e Funcionário;
  3. Identifique o evento apontado com possível responsável pela diferença e clique sobre a opção Memoria de cálculo;
  4. Na parte inferior esquerda da tela será possível verificar as incidências configuradas para o cálculo no sistema. 
  5. Para ajustar a incidência do evento no sistema de Departamento pessoal, na aba Folha, clique na opção Eventos (Rubricas);
  6. Selecione a opção Cadastro;
  7. Selecione o Evento, clique em Editar e em seguida clique em Ir para edição clássica (Manual).


Verifique o campo Incidência na aba Configurações, onde a opção de IRRF deve estar marcada para que o evento seja levado para base de cálculo.

Para que o cálculo seja feito corretamente pelo sistema, a Ordem de cálculo do evento que será usado na base de IRRF deve ser menor que o do próprio evento de IRRF, e é possível alterá-lo na configuração do evento na aba Dados.


Como verificar as incidências do evento dentro do XML


Para verificar a incidência do evento enviada para o eSocial 

  1. Acesse a aba Central eSocial - Andamento dos Envios;
  2. No campo Agrupar Situações, selecione a opção Agrupar por Situação;
  3. Na sub aba Aceitos pelo eSocial localize o evento S-1010 do evento com diferença e Clique e Detalhes;

  4. Será exibida o arquivo enviado onde deverá ser conferida a tag codIncIRRF. 

    A tag codIncIRRF deve estar com 11 para mensal, 12 para Décimo Terceiro e 13 para Férias, caso o evento tenha incidência, e 00 caso não tenha incidência de INSS, caso esteja incorreto verifique o procedimento abaixo.

Para verificar a incidência do evento no portal do eSocial 

  1. Acesse o site do eSocial, ou clique aqui;
  2. Informe os dados de acesso;
  3. Já logado, clique em Empregador - Tabelas - Rubricas;
  4. Se desejar pesquise pelo código da Rubrica para poder localizar a mesma;
  5. Compare as informações do site com as do sistema.

Como verificar e ajustar no sistema 


  1. Acesse aba Folha ícone Eventos (rubricas) clique em Cadastro e selecione a rubrica, em seguida clique em Editar;
  2. Em Ir para edição clássica (manual) - aba Configurações - verifique se está marcado Enviar evento para o eSocial e se tem Natureza tributária informada;
  3. Aba eSocial, verifique as incidências da rubrica;

    As incidências são essenciais para o ajuste desta divergência!

  4. Informe/Ajuste as configurações e incidências, clique em Gravar e na tela de enviar alteração envie a alteração;
  5. Será gerado na aba eSocial o S-1010 de ajuste dessa rubrica, aguarde o mesmo ser processado
  6. Após o ajuste faça a exclusão do S-1210 e S-1200, envie novamente o evento.

Atenção!

Lembrando que os eventos de remuneração devem ser excluídos na ordem, primeiro S-1210 depois o S-1200 para que o ajuste seja enviado ao eSocial. Dúvidas em como excluir? Clique aqui (piscar o olho)