eSocial - Mudança de CPF do funcionário que já foi enviado ao eSocial.

Autor do artigo: Gerson.sup.pack em colaboração de Natham.sup.pack


Informação


Às vezes pode ocorrer de enviarmos um CPF inválido para o eSocial e após enviar os períodos ao eSocial precisar trocar, mas você sabe como ajustar essa informação?  No nosso próximo tópico vamos lhe demonstrar como fazer esse ajuste.



Quando houver envios do eSocial


Quando houver envios do eSocial, será necessário fazer a exclusão das informações enviadas para ajustar, 

  1. Primeiro será necessário analisar se possui eventos periódicos como S-1200 e S-1210 e S-1299;
  2. Acesse Central do eSocial - Aba Remunerações e pagamentos - Verifique se o período está fechado, se tiver fechado será necessário reabrir o período até a data de admissão do funcionário.
  3. Em seguida, exclua o S-1210 e depois o S-1200 de todos os meses retroativos até a data de admissão;
  4. Após efetuar a exclusão será necessário, excluir o S-2200 do funcionário enviado.
  5. Para isso acesse a aba Andamento dos envios - encontre o S-2200 e clique em Detalhes - Excluir.
  6. Em seguida basta Ajustar o CPF, e depois reenviar o S-2200 gerando a Carga inicial.


Caso não houver eventos enviados.

 Se não existir eventos enviados, basta ajustar o CPF no cadastro e gerar a Carga inicial.  Para saber como gerar a carga inicial Clique aqui.