eSocial - Conhecendo o recurso incidências eSocial

Conhecendo o recurso


Com o recurso Incidências eSocial, é possível fazer as correções das incidências das rubricas para o envio correto ao eSocial de forma facilitada.

Conforme aTabela 21 - Códigos de Incidência Tributária da Rubrica, cada rubrica que é enviada para o eSocial no evento S-1010 (Tabela de Rubricas) possui as informações das incidências para IRRF e FGTS, e caso estas não estejam parametrizadas, serão apresentadas neste recurso para a correção e envio correto para o eSocial.

Para mais informações sobre o recolhimento do IRRF na DCTFWeb, clique aqui.

Vale ressaltar que está previsto para janeiro de 2024 o  FGTS DIGITAL, onde os valores de FGTS, também passaram ser recolhidos pela DCTFWeb para saber mais clique aqui.

  Veja a seguir como acessar e realizar as correções (piscar o olho)

Como acessar a tela de Incidências eSocial


Para acessar a tela de Incidências abra o sistema Departamento Pessoal e acesse:

  1. Aba eSocial;
  2. Incidências eSocial.


Como realizar a correção das rubricas no campo de incidência imposto de renda


Para corrigir as incidências que não estão parametrizadas, acesse:

  1. WDP - aba eSocial - Incidências eSocial;
  2. Na tela, clique sobre a opção sobre a rubrica que deseja;
  3. Abrirá uma tela dentro do Cadastro de Eventos (edição);
  4. Verifique as incidências de cada processamento: Folha/RCT, Férias, 1ª Parcela 13º e 2ª Parcela 13º e realize as correções;
  5. Feito o ajuste, clique em Gravar;
  6. Irá aparecer a tela de Alteração eSocial, preencha a data de alteração e clique em Enviar.


Atenção

Após a Alteração, o sistema Departamento Pessoal enviará um novo S-1010 (Tabela de Rubricas) com os ajustes realizados para todas as empresas. É necessário acompanhar até que os eventos estejam como Processados.

Como realizar a correção das rubricas no campo de incidência FGTS


  1. WDP - aba eSocial - Incidências eSocial;
  2. Na tela, clique sobre a opção sobre a rubrica que deseja;
  3. Abrirá uma tela dentro do Cadastro de Eventos (edição);
  4. Verifique as incidências de cada processamento: Folha/RCT, Férias, 1ª Parcela 13º e 2ª Parcela 13º e realize as correções;
  5. Feito o ajuste, clique em Gravar;
  6. Irá aparecer a tela de Alteração eSocial, preencha a data de alteração e clique em Enviar.


Atenção

Após a Alteração, o sistema Departamento Pessoal enviará um novo S-1010 (Tabela de Rubricas) com os ajustes realizados para todas as empresas. É necessário acompanhar até que os eventos estejam como Processados.

Conhecendo a tela e as opções disponíveis (Filtros)


Ainda na parte superior da tela será exibido o filtro Eventos Incidências, citado no tópico anterior. Este possui três opções para filtrar, sendo elas:

  1. Todos. Esse filtro vai mostrar todas as ocorrências que estiverem em aberto nessa tela, mesmo que tenha sido marcado para Ignorar;
  2. Ignorados. Esse filtro vai mostrar apenas as ocorrências que tiverem a opção Ignorar marcado;
  3. Não ignorados. Esse filtro vai mostrar apenas as ocorrências que não tiveram a opção ignorar marcado;


Dica

Caso precise encontrar uma rubrica em especial, e tenha um montante muito grande na tela que possa causar uma dificuldade em encontrar a desejada, utilize a caixa de texto Digite aqui sua pesquisa para digitar o código ou nome da rubrica que precisa;