Como realizar a instalação dos sistemas após a troca de um Servidor

aiba o passo a passo de instalação dos sistemas da linha Pack (Departamento Pessoal, Contábil, Fiscal e demais sistemas desta linha) após a troca de um Servidor.

Realizando Backup em servidor anterior



Realize um Backup dos sistemas (cópia do banco de dados) no servidor antigo, para que após da instalação em um servidor novo possa restaurá-lo.

Para maiores detalhes de como realizar este Backup dos sistemas, clique aqui.





Realizando o download do instalador


Para realizar a instalação dos sistemas após a troca de um Servidor, vamos utilizar o Installer que é a ferramenta de instalação universal da Alterdata.

Lembrando que você poderá instalar todos os produtos e ou selecionar na tela produtos apenas o produto que deseja.


Para baixá-lo, clique aqui.

  1. Após concluir o download, será demonstrado o Ícone do Installer na barra inferior da pagina.
  2. Dê um duplo clique no arquivo AlterdataInstaller.exe que foi feito o download, em geral, localizado na pasta Download da sua máquina.
  3. Clique no botão Executar.
  4. Na tela de apresentação clique em Avançar.
  5. Na tela Contrato, leia atentamente o contrato, marque a opção Eu aceito a licença e em seguida clique em Próximo.
  6. O Installer irá solicitar o passaporte Alterdata, informe o e-mail cadastrado junto à Alterdata e a senha e clique em Avançar.
  7. Marque apenas os produtos que deseja instalar em sua máquina.

    Caso preferir, utilize a barra de pesquisa para procurar o produto desejado.

  8. Após selecionar os produtos,  clique em Próximo.
  9. Agora selecione o tipo de instalação Servidor. 
  10. Ao escolher a opção Servidor selecione também qual servidor de banco de dados será utilizado e clique em Instalar. Neste exemplo marcaremos a opção Postgresql.

    Opções de Banco de dados
    PostgresqlMarque esta opção para o download e instalação do Banco de Dados PostgreSQL e dados iniciais da aplicação (o installer realizará a instalação)
    SQL ServerO SQL Server deve ser instalado e configurado manualmente, pois a Alterdata não presta atendimento para instalação e configuração do mesmo. Entre em contato com a empresa fornecedora do mesmo ou com o seu técnico de rede.
  11. O Installer efetuará a instalação dos sistemas selecionados de forma automática, bastará aguardar até a conclusão da instalação.
  12. Ao concluir a instalação dos sistemas selecionados, o Installer irá verificar a existência do Updater, e caso necessário irá realizar o download e instalação automaticamente.
  13. Após Concluir, será apresentada mensagem Fim da operação.

Restaurando Backup 



Após instalação dos sistemas no novo servidor, Restaure o Backup que possuí para que possa dar continuidade a utilização de seu banco de dados.

Para maiores detalhes de como realizar este Backup dos sistemas,  clique aqui.


Como configurar o acesso aos sistemas



Ao informar o login e senha para acessar o sistema, o mesmo apresenta a mensagem: "Não foi possível conectar o sistema ao Servidor de Banco de Dados".

Isso pode ocorrer quando o Cliente BD não está configurado corretamente  para acessar o  Servidor ou Base de dados .

Verifique as configurações do Cliente BD e ajuste. Para maiores detalhes de como realizar esta configuração, clique aqui.