Através desta rotina é possível renegociar títulos vencidos ou mesmo a vencer, possibilitando a alteração de datas de vencimento, formas de pagamento e valores com inclusão de descontos, juros e multas. Os títulos envolvidos na renegociação serão baixados sem numerário e será criado um novo título com o valor integral somado aos juros e acréscimos informados. Por padrão, esses títulos serão criados com o prefixo REN, indicando ser um título oriundo de uma renegociação, além disso, o sistema ainda permite:


  1. Informe a Empresa, no filtro da aba Principal do Contas a Pagar.
  2. Clique na aba Ferramentas.
  3. Clique em Renegociação de título.
  4. Adicione a(s) Pessoa(s) que terá seus títulos vencidos ou a vencer renegociados em Renegociar títulos destas pessoas.

  5. Clique em Atualizar.
  6. Marque quais títulos serão renegociados para a pessoa selecionada, no quadro de Títulos a pagar.

    Atenção:

    Não é permitida a renegociação de títulos de previsão.


  7. (Opcional) Clique em um dos recursos do quadro Títulos a pagar para otimizar sua rotina de renegociação:

    Botão
    Funcionalidade
    Marca todos os títulos da pessoa para serem renegociados.
    Remove a seleção de todos os títulos da pessoa para serem renegociados.
    Edita a observação do título selecionado.
    Abre a tela de Linha do Tempo para se ter acesso a todas as informações ancestrais do título.
    Renegociação otimizada

    Ao selecionar apenas 1 (um) título a ser renegociado e clicar em Avançar, com esta opção:

    • Marcada: Ao clicar em Avançar, abre diretamente na tela de Prazos da renegociação para realização da alteração do prazo do título selecionado;
    • Desmarcada: Ao clicar em Avançar, não abre diretamente na tela de Prazos da renegociação, sendo necessário clicar na edição da parcela para acessar esta tela e realizar a alteração do prazo do título selecionado.  

      Para esta rotina, a renegociação será de 1 para 1, ou seja, a renegociação gerará apenas um título a partir de apenas um título original.


  8. (Opcional) Altere, caso necessário, a informação de Tipo de baixa final (não gera numerário) apresentado automaticamente pelo sistema, no rodapé da tela. Este tipo de baixa significa que os títulos originais serão baixados, mas não vão movimentar valores financeiros, ou seja, somente alimentarão os novos títulos gerados a partir da renegociação.

  9. (Opcional) Marque a opção Sugerir itens e centros de custo do(s) título(s) selecionado(s) para que o sistema sugira as naturezas de lançamento e centros de custo dos títulos selecionados no desmembramento das parcelas para renegociação.

  10. Clique em Avançar.

  11. (Opcional) Informe o valor de acréscimo e/ou desconto, caso haja.
  12. Selecione o prazo de pagamento. O número de Parcelas será conforme o prazo de pagamento informado.
  13. (Opcional) Descreva uma Observação da renegociação que julgue necessário a ser inserida nos títulos a pagar gerados após a renegociação
  14. Clique em Avançar.
  15. Informe uma pessoa de contato referente à renegociação realizada.
  16. (Opcional) Clique no botão do campo Título(s) gerado(s) para renegociação para editar os dados do título de renegociação gerado pelo sistema. O número de títulos será conforme a quantidade de parcelas informadas. 
  17. Clique em Concluir.

  18. (Opcional) Confirme a impressão do extrato da renegociação realizada.