Para utilizar corretamente o Consignação de Produtos é necessário antes realizar algumas configurações básicas.
Configurar Setores
Em Configurador Bimer / Geral / Setores cadastre dois setores: um setor principal, que controlará o estoque físico, e um setor de consignação, que servirá para controlar os produtos que estão com os vendedores/clientes para serem vendidos.
Os setores deverão possuir a marcação Este setor controla estoque e o setor de consignação deverá ter vínculo com outro setor que poderá atender a requisições.
Configurar Características
Em Configurador Bimer / Geral / Características crie uma característica analítica para pessoas que poderão comprar em consignação. Essa característica será utilizada no momento de executar o pré-pedido, para definir se será venda ou consignação.
Para vincular a característica à pessoa, acesse o BI-Pessoa e selecione as pessoas desejadas e acesse Características / Adicionar característica.
Configurar Operações
Em Configurador Bimer / Estoque / Operações, cadastre as operações que serão utilizadas nas rotinas de consignação de produtos.
Após o cadastro de todas as operações, é necessário informá-las em Configurador Bimer / Faturamento / Opções / Operação / Consignação. Além de informar as operações, você verá que, no topo da tela, será necessário marcar se o sistema gerará Notas Fiscais ou Ordens de Entrega.
Vincular Produtos Consignados
Em Cadastro de Produtos / Empresa vincule o setor que controla a consignação do produto selecionado.
Caso hajam vários produtos, você pode acessar Configurador Bimer / Estoque / Manutenção de Produtos / Vincular/Desvincular setor com produto, escolher os produtos e setores e clicar na opção Incluir Setores.
Para escolher os itens basta clicar duas vezes em cima dele na tela Produtos e eles serão adicionados em Produtos selecionados.
Configurar Clientes
Em Pessoa / Clientes / Crediário / Prazo médio, informe neste campo a quantidade de dias que o vendedor terá para realizar a prestação de contas das vendas em consignação.
Esse prazo será utilizado na hora de cadastrar o pré-pedido. O prazo informado no Cadastro de Clientes sobrepõe o prazo padrão presente em Configurador Bimer / Faturamento / Opções / Venda / Consignação.
O preenchimento deste campo não é obrigatório e geralmente só é utilizado quando um cliente/vendedor tem um prazo diferente do padrão, podendo ser maior ou menor.