Por meio da opção   Lançamentos de Cobranças é feito o cadastramento das cobranças lançadas, que são os valores que devem ser angariados junto aos condôminos a fim de que o condomínio pague suas despesas mensais ou extraordinárias.

Cadastrar Lançamento


  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Informe o mês das cobranças.
  4. Informe o condomínio.
  5. Clique em Filtrar.
  6. Clique em Novo.
  7. Selecione se é um lançamento de despesa, de receita ou entre disponíveis.

  8. Selecione o tipo de lançamento: 

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...
    Unidade

    Selecione o tipo Unidade quando existirem valores diferentes para cada uma delas. Assim, a cada lançamento será solicitada a unidade.

    Tipo

    Selecione Tipo quando existirem valores iguais para todas as unidades que estiverem incluídas no mesmo tipo de rateio.

    Agrupamento

    Escolha o tipo Agrupamento para cadastrar vários lançamentos que serão conjuntamente atribuídos às unidades escolhidas.

    Fração Ideal

    Selecione o tipo Fração Ideal para gerar um lançamento que possui o valor com base na fração ideal informada no cadastro das unidades.

    Medidores

    Selecione o tipo Medidores para gerar um lançamento que possui o valor com base em um medidor previamente cadastrado.

    Área

    Selecione o tipo Área para gerar um lançamento que possui o valor com base na área total da unidade.

    Fator de Multiplicação

    Escolha o tipo Fator de Multiplicação para gerar um lançamento que possui o valor multiplicado por um fator informado no cadastro da unidade.

    Fração Ideal Secundária

    Selecione Fração Ideal Secundária para gerar um lançamento que possui o valor com base na fração ideal secundária informada no cadastro das unidades.

    Fração Auxiliar 1Selecione Fração Auxiliar 1 para que sejam gerados lançamentos a partir do rateio do valor que for informado através deste cadastro, que será efetuado com base no preenchimento do campo Fração Auxiliar 1 existente na aba Dados Cadastrais do cadastro de cada uma das unidades do condomínio.
    Fração Auxiliar 2Selecione Fração Auxiliar 2 para que sejam gerados lançamentos a partir do rateio do valor que for informado através deste cadastro, que será efetuado com base no preenchimento do campo Fração Auxiliar 2 existente na aba Dados Cadastrais do cadastro de cada uma das unidades do condomínio.
    Percentual X Tx. Condominial

    Selecione Percentual x Tx. Condominial para gerar um lançamento que possui um valor com base em um percentual que será calculado sobre o valor da taxa de condomínio previamente lançado para o mesmo período.

  9. Configure os campos: 

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...
    CampoDescrição
    DadosUnidades

    Selecione a unidade para a qual o lançamento será efetuado.

    Conta

    Informe o código da conta referente ao lançamento. Caso tenha sido indicado que o lançamento é do tipo Receita, este campo deve ser preenchido com contas do nível Receita. Caso seja do tipo devolução/desconto, deverá ser preenchido com contas do nível Despesa.

    Marcando a opção Entre Disponíveis será possível selecionar no campo Código da Conta uma conta do nível disponível para ser lançada na cobrança. Se esta opção estiver selecionada, o campo para indicação do valor poderá ser preenchido com sinal negativo, para caso o lançamento do disponível lançado se refira a um desconto ou devolução.

    DescriçãoInforme a descrição do lançamento.
    Disponível

    Informe a conta do nível disponível na qual o lançamento deverá ser efetuado.

    Caso este campo não seja preenchido, o lançamento será efetuado na conta Caixa estabelecida para o condomínio.

    Só é possível selecionar os disponíveis que estejam vinculados ao condomínio.

    CobrançaTipo de valorSelecione o tipo de referência para informar como será lançada a cobrança:
    • Selecione a opção Valor para informar um valor em reais que será aplicado à cobrança.
    • Selecione a opção Multiplicador para informar a base que servirá para o cálculo do valor e o percentual de multiplicação que será aplicado à base de cálculo .
    • Escolha a opção Percentual para informar a base que servirá para o cálculo do valor e também o percentual que será aplicado à base de cálculo.
    • Selecione a opção Indexador para informar o indexador que será utilizado para o cálculo do valor e, também, a quantia que será multiplicada pelo valor do indexador selecionado.
    Base de cálculo

    Informe a base de cálculo desejada para o cálculo do valor do lançamento.

    Este campo será habilitado para preenchimento caso na seção Tipo de referência tenham sido assinaladas as opções Multiplicador, Percentual ou Indexador.
    Mês de referênciaSelecione entre as opções:
    • Selecione a opção Mesmo mês para que a referência do lançamento seja igual ao da cobrança.
    • Selecione a opção Mês Anterior para que a referência do lançamento seja um mês antes do mês da cobrança.
    • Selecione a opção
    Valor

    Informe o valor, em reais, que será lançado. Caso a conta informada seja do nível Despesa, é necessário colocar um sinal negativo ( - ) antes do valor.

    Este campo é habilitado caso o tipo de lançamento Unidade esteja selecionado.

    Tipo

    Selecione o tipo de unidade para qual deseja realizar o lançamento clicando em Adicionar .

    Este campo é habilitado caso o tipo de lançamento Tipo esteja selecionado.

    MedidorMedidor

    Selecione o medidor que deseja utilizar para a cobrança.

    Estes campos são habilitados caso o tipo de lançamento Medidor esteja selecionado.

    Data anteriorInforme a data da última leitura do medidor.
    Data atualColoque a data da leitura atual do medidor.
    Leitura anteriorInforme o valor obtido na leitura anterior.
    Leitura atualInforme o valor obtido na leitura atual.
    ConfiguraçõesEste item sofrerá

    Esta seção possibilita indicar se para o lançamento cadastrado deve haver incidência de desconto e/ou multa.

    Esta seção só ficará disponível após o campo Código da conta ser preenchido e virá, inicialmente, preenchida com a mesma configuração que estiver estipulada para a conta no Plano de Contas.

    Cobrança extraordináriaAssinale esta opção caso o lançamento cadastrado deva ser considerado como uma cobrança extraordinária, o que possibilitará que este lançamento não seja efetuado para unidades que tenham isenção sobre lançamentos extraordinários, conforme indicado na aba Cobrança do Cadastro de Unidades.
    Endereço para cobrança

    Selecione o endereço da cobrança. Este será utilizado no momento da impressão do boleto.

    Este campo virá assinalado com a opção Conforme cadastro, que é onde aparece o endereço que estiver indicado na aba Dados Cadastrais / Endereço para entrega / Cobrança do Cadastro da Unidade ao qual o lançamento será vinculado.

    LançamentoInforme o mês da cobrança para o qual o lançamento está sendo cadastrado.
    Agrupamento

    Informe os dados da cobrança e clique em Adicionar . Repita este processo para todas as cobranças que deseja lançar em grupo.

    Este campo é habilitado se o tipo de lançamento Agrupamento estiver selecionado.

  10. Clique em Gravar.


Filtrar Lançamentos


  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Informe o mês das cobranças.
  4. Informe o condomínio.
  5. Clique em Filtrar.



Editar Lançamento


  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Filtre o período conforme necessário.
  4. Selecione o lançamento a ser editado.
  5. Clique no botão Editar.
  6. Faça as alterações necessárias.
  7. Clique em Gravar.



Excluir Lançamento


  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Filtre o período conforme necessário.
  4. Selecione o lançamento a ser excluído.
  5. Clique no botão Excluir.
  6. Confirme a exclusão.



Exclusão Otimizada


  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Filtre o período conforme necessário.
  4. Clique em Excluir Vários.
  5. Informe os campos:

    UnidadeSelecione a unidade para buscar os lançamentos.
    ContaInsira a conta para buscar os lançamentos.
    ValorInforme o valor para buscar os lançamentos.
    PeríodoDefina o período para buscar os lançamentos.
  6. Clique em Gravar.



Transportar Fixos


  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Filtre o período conforme necessário.
  4. Clique em Transportar Fixos.
  5. Confirme o transporte dos lançamentos fixos.



Importar Planilha para Cobranças


Por meio desta opção você pode importar sua planilha de lançamentos para cobranças direto no sistema.

  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Filtre o período conforme necessário.
  4. (Opcional) Caso esteja acessando o módulo pela primeira vez, crie uma Configuração de Importação
    Clique aqui para saber como criar uma configuração!
  5. Selecione a configuração que será usada para importação da planilha.
  6. Clique em Importar.
  7. Verifique o resultado da importação.

    Você pode utilizar a opção Detalhe para verificar os lançamentos importados para determinada unidade.



Boleto


Faça a impressão, reimpressão e cancelamento de boletos.

Imprimir Cobranças

  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Filtre o período conforme necessário.
  4. Clique em Boleto / Imprimir/Gerar.
  5. Selecione a opção Impressão da Boleta e clique em Gerar Cobrança.
  6. Aguarde o sistema gerar os boletos e clique em Avançar.
  7. Marque se deseja imprimir, visualizar ou enviar a cobrança por e-mail.
  8. Clique em Concluir.



Reimprimir / Gerar 2ª Via

  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Filtre o período conforme necessário.
  4. Clique em Boleto / Reimprimir / Gerar 2º Via.
  5. Selecione para Reimprmir cobrança com os mesmos dados da cobrança original, alterar vencimento ou alterar vencimento incluindo multa/juros

  6. (Opcional) Marque a opção Reutilizar mesmo nosso número da cobrança original para reimprimir a cobrança com o mesmo nosso número, desde que a mesma já não tenha sido reimpressa com alteração feita. 

    Informação!

    Esta opção deve ser utilizada em caso de cobranças que sejam ligadas a carteiras sem registor ou cobranças cujo valor ainda não possa ser atualizado pelo banco, em caso de estar vencida.

  7. Selecione a(s) cobrança(s) que deseja reimprimir.

  8. Clique em Avançar
    Selecionou para Alterar vencimento ou Alterar vencimento incluindo Multa/Juros
  9. Selecione se a impressão será do carnê ou da boleta.

    Informação!

    A opção Impressão do Carnê é utilizada para boletos bancários pré-impressos adquiridos junto ao banco. Nesta opção não há impressão de códigos de barras ou linha digitável.

    Já á opção Impressão da Boleta, é utilizada para boletas bancárias ou personalizadas pela própria administradora e deve-se utilizar formulários em branco de tamanho especificado pelo banco. Esta opção gera código de barras e linha digitável.

  10. Clique em Avançar e marque se a cobrança será visualizada ou impressa. 

    Dica!

    Você pode enviar as cobranças para o e-mail do condômino, síndico, condomínio ou demais endereços com a opção Envio de e-mail / Integração com Immobile Web.

    Precisa gerar o arquivo remessa? 
  11. Clique em Concluir.  



Cancelar Impressão

  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Filtre o período conforme necessário.
  4. Clique em Boleto / Cancelar Impressão.
  5. Marque as impressões que deseja cancelar.
  6. Clique em Concluir.



Baixar Cobranças

  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Filtre o período conforme necessário.
  4. Selecione o lançamento a ser baixado.
  5. Clique em Boleto / Baixar Cobrança.
  6. No campo Código do Disponível, informe a conta do nível disponível caso a baixa não deva ser efetuada nos disponíveis indicados em cada lançamento que compõe a cobrança, ou na conta Caixa definida no Plano de Contas, para os lançamentos sem indicação de disponível. 

    Importante!

    Caso a opção Exibir somente estes disponíveis nas telas de movimentação do sistema esteja marcada na aba Disponíveis do Cadastro do Condomínio, o campo Conta caixa/banco somente poderá ser preenchido com uma das contas disponíveis que estiverem listadas nesta aba, não podendo ser preenchido com outros disponíveis que estejam cadastrados no Plano de Contas vinculado ao Condomínio.

  7. O campo Dt.Baixa será preenchido com a data na qual o sistema está sendo operado, mas poderá ser alterado, caso a baixa tenha ocorrido em outro dia.
  8. O campo Dt. Lanç. Contábil virá com o mesmo preenchimento do campo Dt.Baixa, mas poderá ser alterado, caso o lançamento dos valores no movimento devam ocorrer em uma data posterior a data de baixa (por exemplo, no caso de pagamentos com cheque, de modo que o lançamento só seja efetuado quando o cheque for compensado). 

    Informação!

    Os valores de juros, multa e desconto serão calculados automaticamente pelo sistema, considerando as configurações estabelecidas nos Cadastros de Condomínios, Unidades e nos cadastros das Contas que estão lançadas na cobrança, podendo ser alterados caso seja necessário.

    Para cobranças cujo vencimento ocorreu no final de semana, os valores de multa e juros só serão apresentados no segundo dia útil após a data de vencimento.

  9. Clique em Gravar para concluir a baixa e para que os lançamentos sejam efetuados no movimento do Condomínio.



Cancelar Baixa

  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Filtre o período conforme necessário.
  4. Selecione o lançamento baixado.
  5. Clique em Boleto / Cancelar Baixa.
  6. Confirme a operação.



Lançamentos Fixos


  1. Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
  2. Clique em Cobrança / Cobrança.
  3. Filtre o período conforme necessário.
  4. Clique em Lançamentos Fixos .

    A tela de Lançamentos Fixos será apresentada já com o período das cobranças filtrado.

  5. Efetue os lançamentos conforme necessário.

    Os lançamentos serão apresentados na tela.