Por meio da opção Lançamentos de Cobranças é feito o cadastramento das cobranças lançadas, que são os valores que devem ser angariados junto aos condôminos a fim de que o condomínio pague suas despesas mensais ou extraordinárias.
Cadastrar Lançamento
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Informe o mês das cobranças.
- Informe o condomínio.
- Clique em Filtrar.
- Clique em Novo.
Selecione se é um lançamento de despesa, de receita ou entre disponíveis.
Selecione o tipo de lançamento:
Digite sua busca abaixo...
Configure os campos:
Digite sua busca abaixo...
- Clique em Gravar.
Filtrar Lançamentos
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Informe o mês das cobranças.
- Informe o condomínio.
- Clique em Filtrar.
Editar Lançamento
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Filtre o período conforme necessário.
- Selecione o lançamento a ser editado.
- Clique no botão Editar.
- Faça as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Excluir Lançamento
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Filtre o período conforme necessário.
- Selecione o lançamento a ser excluído.
- Clique no botão Excluir.
- Confirme a exclusão.
Exclusão Otimizada
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Filtre o período conforme necessário.
- Clique em Excluir Vários.
Informe os campos:
Unidade Selecione a unidade para buscar os lançamentos. Conta Insira a conta para buscar os lançamentos. Valor Informe o valor para buscar os lançamentos. Período Defina o período para buscar os lançamentos. - Clique em Gravar.
Transportar Fixos
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Filtre o período conforme necessário.
- Clique em Transportar Fixos.
- Confirme o transporte dos lançamentos fixos.
Importar Planilha para Cobranças
Por meio desta opção você pode importar sua planilha de lançamentos para cobranças direto no sistema.
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Filtre o período conforme necessário.
- (Opcional) Caso esteja acessando o módulo pela primeira vez, crie uma Configuração de Importação:
Clique aqui para saber como criar uma configuração!
- Selecione a configuração que será usada para importação da planilha.
- Clique em Importar.
- Verifique o resultado da importação.
Você pode utilizar a opção Detalhe
para verificar os lançamentos importados para determinada unidade.
Boleto
Faça a impressão, reimpressão e cancelamento de boletos.
Imprimir Cobranças
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Filtre o período conforme necessário.
- Clique em Boleto / Imprimir/Gerar.
- Selecione a opção Impressão da Boleta e clique em Gerar Cobrança.
- Aguarde o sistema gerar os boletos e clique em Avançar.
- Marque se deseja imprimir, visualizar ou enviar a cobrança por e-mail.
- Clique em Concluir.
Reimprimir / Gerar 2ª Via
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Filtre o período conforme necessário.
- Clique em Boleto / Reimprimir / Gerar 2º Via.
Selecione para Reimprmir cobrança com os mesmos dados da cobrança original, alterar vencimento ou alterar vencimento incluindo multa/juros.
- (Opcional) Marque a opção Reutilizar mesmo nosso número da cobrança original para reimprimir a cobrança com o mesmo nosso número, desde que a mesma já não tenha sido reimpressa com alteração feita.
Informação!
Esta opção deve ser utilizada em caso de cobranças que sejam ligadas a carteiras sem registor ou cobranças cujo valor ainda não possa ser atualizado pelo banco, em caso de estar vencida.
Selecione a(s) cobrança(s) que deseja reimprimir.
- Clique em Avançar.
Selecionou para Alterar vencimento ou Alterar vencimento incluindo Multa/Juros?
Selecione se a impressão será do carnê ou da boleta.
Informação!
A opção Impressão do Carnê é utilizada para boletos bancários pré-impressos adquiridos junto ao banco. Nesta opção não há impressão de códigos de barras ou linha digitável.
Já á opção Impressão da Boleta, é utilizada para boletas bancárias ou personalizadas pela própria administradora e deve-se utilizar formulários em branco de tamanho especificado pelo banco. Esta opção gera código de barras e linha digitável.
- Clique em Avançar e marque se a cobrança será visualizada ou impressa.
Dica!
Você pode enviar as cobranças para o e-mail do condômino, síndico, condomínio ou demais endereços com a opção Envio de e-mail / Integração com Immobile Web.
Precisa gerar o arquivo remessa?
- Clique em Concluir.
Cancelar Impressão
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Filtre o período conforme necessário.
- Clique em Boleto / Cancelar Impressão.
- Marque as impressões que deseja cancelar.
- Clique em Concluir.
Baixar Cobranças
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Filtre o período conforme necessário.
- Selecione o lançamento a ser baixado.
- Clique em Boleto / Baixar Cobrança.
- No campo Código do Disponível, informe a conta do nível disponível caso a baixa não deva ser efetuada nos disponíveis indicados em cada lançamento que compõe a cobrança, ou na conta Caixa definida no Plano de Contas, para os lançamentos sem indicação de disponível.
Importante!
Caso a opção Exibir somente estes disponíveis nas telas de movimentação do sistema esteja marcada na aba Disponíveis do Cadastro do Condomínio, o campo Conta caixa/banco somente poderá ser preenchido com uma das contas disponíveis que estiverem listadas nesta aba, não podendo ser preenchido com outros disponíveis que estejam cadastrados no Plano de Contas vinculado ao Condomínio.
- O campo Dt.Baixa será preenchido com a data na qual o sistema está sendo operado, mas poderá ser alterado, caso a baixa tenha ocorrido em outro dia.
O campo Dt. Lanç. Contábil virá com o mesmo preenchimento do campo Dt.Baixa, mas poderá ser alterado, caso o lançamento dos valores no movimento devam ocorrer em uma data posterior a data de baixa (por exemplo, no caso de pagamentos com cheque, de modo que o lançamento só seja efetuado quando o cheque for compensado).
Informação!
Os valores de juros, multa e desconto serão calculados automaticamente pelo sistema, considerando as configurações estabelecidas nos Cadastros de Condomínios, Unidades e nos cadastros das Contas que estão lançadas na cobrança, podendo ser alterados caso seja necessário.
Para cobranças cujo vencimento ocorreu no final de semana, os valores de multa e juros só serão apresentados no segundo dia útil após a data de vencimento.
- Clique em Gravar para concluir a baixa e para que os lançamentos sejam efetuados no movimento do Condomínio.
Cancelar Baixa
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Filtre o período conforme necessário.
- Selecione o lançamento baixado.
- Clique em Boleto / Cancelar Baixa.
- Confirme a operação.
Lançamentos Fixos
- Na tela inicial do Condomínio, clique na aba Cobrança e Contas a Pagar.
- Clique em Cobrança / Cobrança.
- Filtre o período conforme necessário.
- Clique em Lançamentos Fixos .
A tela de Lançamentos Fixos será apresentada já com o período das cobranças filtrado.
- Efetue os lançamentos conforme necessário.
Os lançamentos serão apresentados na tela.