Ao acessar a opção Quantidades você será direcionado para a tela inicial do sistema, contendo os painéis de indicadores e gráficos referentes a quantidade de títulos. Esse filtro é fundamental caso queira consultar o volume de vendas realizadas pesquisando, por exemplo, o quanto falta de títulos a serem conciliados com a administradora.

Quantidade Total

  1. Clique no menu Dashboard/ Vendas X Recebimentos, no painel principal do Conciliare.
  2. Selecione uma empresa para apuração ou mantenha a opção Todas as empresas.
  3. Selecione a visão a ser analisada: quantidade.
  4. Clique sobre um dos Períodos de emissão apresentado, ou seja, de 1 a 180 dias.
  5. Consulte os indicadores referentes aos valores apresentados.

    IndicadorDescrição
    Quantidade Total

    Representa a quantidade total de vendas realizadas com cartão de crédito ou débito.

    Cálculo:

    Quantidade Pendente + Quantidade Marcada + Quantidade Conciliada + Quantidade Recebida = Quantidade Total

    Quantidade Pendente Representa a quantidade de títulos lançados no sistema Bimer e que não foram identificados pela administradora de cartão até o momento.
    Quantidade MarcadaRepresenta a quantidade das vendas marcadas automaticamente pelo sistema que são possíveis candidatas a conciliação.
    Quantidade Conciliada Representa a quantidade de títulos lançados no sistema Bimer que foram identificados pelas administradoras, porém ainda não foram pagos por parte da administradora.
    Quantidade RecebidaQuantidade de títulos pagos por parte da administradora para a empresa da venda.
  6. Consulte o gráfico de setores onde são apresentadas as quantidades de vendas pendentes, marcadas, conciliadas e recebidas pela administradora, e no gráfico de linhas todas as informações do primeiro gráfico acrescidas da quantidade total de vendas.

    O resultado dos gráficos se flexibilizam conforme o período de emissão informado.

  7. (Opcional) Clique no símbolo  para salvar um dos gráficos.


Quantidade por Empresa


  1. Clique no menu Dashboard/ Vendas X Recebimentos, no painel principal do Conciliare.
  2. Selecione uma empresa para apuração ou mantenha a opção Todas as empresas.
  3. Selecione a visão a ser analisada: quantidade.
  4. Clique sobre um dos Períodos de emissão apresentado, ou seja, de 1 a 180 dias.
  5. Clique sobre um dos indicadores referente as quantidades apresentadas (quantidade total, pendente, marcada, conciliada ou recebida).
  6. (Opcional) Utilize o filtro caso queira apurar um período de emissão diferente do que foi selecionado na tela inicial.
  7. Consulte as quantidades de venda por empresa nas colunas apresentadas:

    ColunaDescrição
    Qtde. Total

    Representa a quantidade total de vendas realizada com cartão de crédito ou débito.

    Quantidade Pendente + Quantidade Marcada + Quantidade Conciliada + Quantidade Recebida = Quantidade Total

    Qtde. Pendente Representa a quantidade de títulos lançados no sistema Bimer e que não foram identificados pela administradora de cartão até o momento.
    Qtde. MarcadaRepresenta o total das vendas marcadas automaticamente pelo sistema que são possíveis candidatas a conciliação.
    Qtde. Conciliada Representa a quantidade de títulos lançados no sistema Bimer que foram identificados pelas administradoras, porém ainda não foram pagos por parte da administradora.
    Qtde. RecebidaQuantidade de títulos pagos por parte da administradora para a empresa da venda.
    Qtde. Conciliada divergenteQuantidade conciliada com divergências.
    Qtde. Recebida divergenteQuantidade de títulos que possuem valores diferentes na administradora em relação aos valores do Bimer, pagos nessa situação pela administradora.
    Venc. Divergente (conciliado)Quantidade de títulos que possuem data de vencimento divergente do título no Bimer, em relação à data registrada na administradora. Ela é relacionada a data prevista de pagamento informada pela administradora, ou seja, é a data em que o valor da venda seria recebido pela empresa.
    Venc. Divergente (recebida) Quantidade de títulos que possuem vencimento divergente do título no Bimer em relação à data do pagamento por parte da administradora.
  8. Clique no botão Detalhes para exibir o detalhamento das vendas da empresa por título.
  9.  Selecione um Tipo de valor para apuração.
  10. (Opcional) Utilize os filtros por data de emissão e/ou o filtro exibir vendas caso queira apurar um período de emissão diferente do que foi selecionado na tela inicial e também apurar apenas vendas específicas.
  11. Consulte os valores da empresa selecionada nas colunas apresentadas:

    ColunaDescrição
    Nr. do títuloNúmero do título presente no Bimer.
    Adquirente/ Bandeira

    A informação da adquirente responsável pela liquidação financeira das transações através de cartão de crédito e débito, e sua respectiva bandeira (Ex.: Visa, Mastercard, American Express, Diners).

    NSU/ AutorizaçãoO NSU (Número Sequencial Único) é um código de retorno que a rede adquirente emite ao realizar uma venda com cartão e pode ser consultado no comprovante do cartão. Já o número de autorização identifica o número da autorização da transação da operação com cartão de crédito por parte da administradora. No PDV essas informações são preenchidas de maneira automática caso o cliente utilize TEF, porém, caso o cliente use POS, é necessário preenchê-las de forma manual para que a conciliação funcione corretamente. Essas informações podem ser consultadas nos campos 'N.º da transação/autorização' e 'NSU' dentro do título a receber.
    Valor de VendaValor do título presente no Bimer.
    Taxa previstaA taxa inserida na forma de pagamento e consequente no título do Bimer.
    Valor líquidoValor do título subtraindo a taxa prevista da administradora.
    Taxa aplicadaTaxa que a administradora de fato aplicou ao título.
    Valor recebido Valor que de fato a administradora pagou em relação ao título.
    Valor divergente Diferença do que foi pago pela administradora com o valor líquido do título.
    Data Venda Data que a venda foi realizada, equivalente à data de emissão do título.
    Data VencimentoData em que o título vencerá conforme o campo 'Data de Vencimento Programado'.
    Status

    Identifica a situação do título.

    • Recebido: quando a administradora reconhece a venda emitida pela empresa e paga/deposita os valores registrados para ela.
    • Marcado: títulos que o sistema vinculou com uma venda da administradora, por possuir dados próximos, mas que não foram conciliadas automaticamente por ter algum campo com informação divergente.

      Títulos com status Marcado precisam ter a confirmação para ter o status alterado para "Conciliado" ou "Recebido", caso a venda operadora já tenha o recebimento operadora vinculado. Se for identificado que o título está marcado com uma venda que não é sua correspondente, pode ser desfeita esta marcação.

    • Conciliado: títulos que a administradora reconheceu conforme a venda feita pela empresa, mas ainda não houve o pagamento por parte da administradora.
    • Pendente de conciliação: aguardando o retorno da administradora sobre o reconhecimento desse título.

      Para títulos na situação Pendente de conciliação é possível realizar a conciliação manual através do botão Conciliar. Ao clicar neste recurso é aberta uma tela onde é possível comparar as informações do título com dados obtidos da administradora de cartão que ainda não foram conciliados, permitindo cruzar informações e identificar a contrapartida dos lançamentos, conforme os dados comuns em ambos. Para ter acesso à esta rotina acesse o Painel de análise de vendas.

  12. (Opcional) Clique em Salvar para baixar o arquivo em Excel ®, contendo o levantamento exibido na tela.

Informações da tela de detalhamento por Empresa


  • Caso haja algum título cujo valor esteja divergente entre o Bimer e a administradora e/ou o intervalo entre as datas for maior que o número de dias configurado como aceitável, essa venda será divergente no Conciliare e o título será apresentado em vermelho.
  • Conciliare utilizará como parâmetro para o intervalo de dias aceitável entre a data de vencimento original do título (data esperada pela empresa) e a data de pagamento informada pela administradora a informação configurada de Número de dias de tolerância para divergência nas datas de vencimento. Caso essa diferença esteja no intervalo configurado, o título será considerado uma divergência tolerável, apresentado na cor bege. Caso o número de dias de diferença entre a data de pagamento esperada e a informada pela administradora seja superior ao configurado, o título será marcado como divergente no Conciliare
  • As divergências serão apresentados com o símbolo junto ao indicador de valores da tela inicial.