Ao acessar a opção Recebimentos, você será direcionado para a tela inicial do sistema, contendo os painéis de indicadores e gráficos referentes aos valores das vendas totais ou por empresa dentro do período selecionado.

Valor Total


  1. Clique no menu Dashboard/ Vendas X Recebimentos, no painel principal do Conciliare.
  2. Selecione uma empresa para apuração ou mantenha a opção Todas as empresas.
  3. Selecione a visão a ser analisada: recebimentos.
  4. Clique sobre um dos Períodos de emissão apresentado, ou seja, de 1 a 180 dias.
  5. Consulte os indicadores referente aos valores apresentados.

    IndicadorDescrição
    Valor líquido

    Representa o valor total de vendas deduzido do valor da taxa de convênio da administradora.

    Cálculo:

    Valor Pendente + Valor marcado +Valor conciliado + Valor recebido = Valor líquido

    Valor Pendente Representa o total das vendas não identificadas pela administradora de cartão, as quais constam lançadas no sistema Bimer.
    Valor MarcadoRepresenta o total das vendas marcadas automaticamente pelo sistema que são possíveis candidatas a conciliação.
    Valor Conciliado Representa o total das vendas identificadas pelas administradoras, as quais constam lançadas no sistema Bimer. Sendo que esses valores ainda não foram depositados pela administradora.
    Valor Recebido Valor recebido ou já depositado por parte das administradoras para a empresa.
  6. Consulte os gráficos onde serão apresentados os percentuais totais das vendas (pendentes, marcadas,conciliadas e recebidas) pela administradora através do gráfico de setores ou pizza e ainda as informações dos valores totais das vendas do primeiro gráfico e também do valor líquido no gráfico de linhas.  

    Dica:

    O resultado dos gráficos se flexibilizam conforme o período de emissão informado.

  7. (Opcional) Clique no símbolo  para salvar ou imprimir um dos gráficos.



Valor por Empresa


  1. Clique no menu Dashboard/ Vendas X Recebimentos, no painel principal do Conciliare.
  2. Selecione uma empresa para apuração ou mantenha a opção Todas as empresas.
  3. Selecione a visão a ser analisada: recebimentos.
  4. Clique sobre um dos Períodos de emissão apresentado, ou seja, de 1 a 180 dias.
  5. Clique sobre um dos indicadores referente aos valores apresentados (valor líquido, pendente, marcado,conciliado ou recebido).
  6. Selecione um Tipo de valor para apuração.
  7. (Opcional) Utilize o filtro caso queira apurar um período de emissão diferente do que foi selecionado na tela inicial.
  8. Consulte os valores por empresa nas colunas apresentadas:

    ColunaDescrição
    Valor BrutoValor total das vendas.
    Valor LíquidoValor total das vendas deduzindo o valor da taxa de convênio da administradora.
    Valor divergenteDiferença do que foi depositado pela administradora em relação aos valores do título presente no sistema.
    Vencimento divergenteQuantidade de títulos que estão com data de pagamento, realizados pela administradora, diferente em relação ao número de dias para recebimento presente na forma de pagamento vinculada ao título no sistema Bimer. Nesta quantidade estão incluídos também títulos com o status conciliado (sem pagamento realizado). Isso porque a administradora pode informar a previsão de pagamento quando ocorre a conciliação dos títulos, e esta previsão pode exceder a tolerância de dias configurada.
    Ticket médioRepresenta o valor bruto dividido pela quantidade de títulos no período.
  9. Clique em Detalhes para exibir o detalhamento das vendas por título da empresa com base no Tipo de valor selecionado ( Ex.: Pendentes).
  10. (Opcional) Utilize os filtros por data de emissão e/ou o filtro exibir vendas caso queira apurar um período de emissão diferente do que foi selecionado na tela inicial e também apurar apenas vendas específicas.
  11. Consulte os valores da empresa selecionada nas colunas apresentadas:

    ColunaDescrição
    Nr. do títuloNúmero do título presente no Bimer.
    Adquirente/ Bandeira

    A informação da adquirente responsável pela liquidação financeira das transações através de cartão de crédito e débito, e sua respectiva bandeira (Ex.: Visa, Mastercard, American Express, Diners).

    NSU/ Autorização

    O NSU (Número Sequencial Único) é um código de retorno que a rede adquirente emite ao realizar uma venda com cartão e pode ser consultado no comprovante do cartão. Já o número de autorização identifica o número da autorização da transação da operação com cartão de crédito por parte da administradora. No PDV essas informações são preenchidas de maneira automática caso o cliente utilize TEF, porém, caso o cliente use POS, é necessário preenchê-las de forma manual para que a conciliação funcione corretamente. Essas informações podem ser consultadas nos campos 'N.º da transação/autorização' e 'NSU' no título a receber.

    Valor de VendaValor do título presente no Bimer.
    Taxa previstaA taxa inserida na forma de pagamento e consequente no título do Bimer.
    Valor líquidoValor do título subtraindo a taxa prevista da administradora.
    Taxa aplicadaTaxa que a administradora de fato aplicou ao título.
    Valor recebido Valor que de fato a administradora depositou em relação ao título.
    Valor divergente Diferença do que foi depositado com o valor líquido do título.
    Data Venda

    Data da realização da venda, o que consta na data de emissão do título.

    Data VencimentoData em que o título vencerá de acordo com o campo 'Data de Vencimento Programado'.
    Status

    Identifica a situação do título.

    • Recebido: quando a administradora reconhece a venda emitida pela empresa e paga/deposita os valores registrados para ela.
    • Marcado: títulos que o sistema vinculou com uma venda da administradora, por possuir dados próximos, mas que não foram conciliadas automaticamente por ter algum campo com informação divergente.

      Títulos com status Marcado precisam ter a confirmação para ter o status alterado para "Conciliado" ou "Recebido", caso a venda da operadora já tenha o recebimento da operadora vinculada. Se for identificado que o título está marcado com uma venda que não é sua correspondente, pode ser desfeita esta marcação.

    • Conciliado: títulos que a administradora registrou conforme a venda feita pela empresa, mas ainda não houve o depósito por parte da administradora.
    • Pendente de conciliação: aguardando o retorno da administradora sobre o reconhecimento desse título.

      Títulos na situação Pendente de conciliação permitem realizar a conciliação manual através do botão Conciliar. Ao clicar neste recurso é aberta uma tela onde é possível comparar as informações do título com dados obtidos da administradora de cartão que ainda não foram conciliados, permitindo cruzar informações e identificar a contrapartida dos lançamentos, conforme os dados comuns em ambos. Para ter acesso a esta rotina acesse o Painel de análise de vendas.

  12. (Opcional) Clique em Salvar para baixar o arquivo em Excel ®, contendo o levantamento exibido na tela.


Informações da tela de detalhamento por Empresa


  • Caso haja algum título cujo valor esteja divergente entre o Bimer e a administradora e/ou o intervalo entre as datas for maior que o número de dias configurado como aceitável, essa venda será divergente no Conciliare e o título será apresentado em vermelho.
  • Conciliare utilizará como parâmetro para o intervalo de dias aceitável entre a data de vencimento original do título (data esperada pela empresa) e a data de pagamento informada pela administradora, a informação configurada de Número de dias de tolerância para divergência nas datas de vencimento. Caso essa diferença esteja no intervalo configurado, o título será considerado uma divergência tolerável, apresentado na cor bege. Caso o número de dias de diferença entre a data de pagamento esperada e a informada pela administradora for superior ao configurado, o título será marcado como divergente no Conciliare. 
  • As divergências serão apresentados com o símbolo junto ao indicador de valores da tela inicial.